Se não consegue visualizar esta página clique aqui
Cases Newsletter
   
 



Lei de Bases da Economia Social no Québec

A lei de bases da Economia Social do Québec (Canadá) foi aprovada, no dia 10 de outubro, por unanimidade dos 107 deputados.

Consultar projeto de lei aqui

 


Assembleia Geral da OCPLP

A Assembleia Geral da Organização Cooperativista dos Países de Língua Portuguesa (OCPLP) reuniu no dia 28 de outubro em Lisboa, nas instalações da CASES. Estiveram representadas 11 entidades do Brasil, da Guiné Bissau, de São Tomé e Príncipe e de Portugal. A proposta de novos estatutos foi aprovada por unanimidade e os novos órgãos sociais, eleitos também por unanimidade.

Saber mais em Portal OCPLP

 
 


Congresso ACI

Realizam-se de 1 a 5 de novembro, na Cidade do Cabo, a Assembleia Geral da Aliança Cooperativa Internacional e Conferências várias sobre Segurança Alimentar, Acesso a Serviços comunitários, Poder da Comunicação, Finança na Nova Ordem económica e Construir Conhecimento. A Assembleia Geral, que será eleitoral, inclui painéis sobre Sustentabilidade, Capital e o Futuro da África. Participará uma delegação portuguesa constituída por representantes da CASES, e das Confederações Cooperativas Portuguesas (CONFAGRI e CONFECOOP).

Saber mais aqui

 
 


Dia Nacional do Mutualismo

No dia 26 de outubro de 2013, a União das Mutualidades Portuguesas, realizou a cerimónia comemorativa do Dia Nacional do Mutualismo, no Centro ISMAILI, Fundação Aga Khan, em Lisboa. A comemoração da data, marcada pela entrega dos prémios “Mutualismo e Solidariedade 2012” e “Inovar para Melhorar 2013” assumiu, este ano, uma dimensão do âmbito internacional, já que se realizou uma conferência subordinada ao tema «Mutualismo no Mundo», que contou com participantes oriundos de diferentes países que abordaram a temática do mutualismo, nos estados que representam.

Saber mais em UMP

 
 


Rui Namorado lança novo livro sobre Cooperativismo

No dia 21 de novembro, na Livraria Almedina no Atrium Saldanha, em Lisboa, o presidente da CASES, Dr. Eduardo Graça, vai apresentar o livro “O Mistério do Cooperativismo - Da Cooperação ao Movimento Cooperativo”, de autoria do Prof. Dr. Rui Namorado:

“(…)Este livro procura ir ao fundo da identidade cooperativa, ao tornar claras as suas raízes. Mostra como o movimento cooperativo evoluiu dentro do movimento operário, durante os últimos dois terços do século dezanove e a primeira década do século vinte.

Pode ajudar a compreender a razão pela qual o conjunto da economia social é uma das sementes do futuro.”

Mais info aqui

 
 
Rua Viriato, 7 1050-233 Lisboa +351 21 387 80 46 www.cases.pt
www.anoeuropeudoscidadaos.gov.pt
Se não quer continuar a receber esta newsletter clique aqui
Se quer subscrever esta newsletter clique aqui