Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social



NEWSLETTER

FEVEREIRO


O Senhor Presidente da República recebeu dirigentes das entidades não públicas da CASES

Por solicitação do Presidente da Assembleia Geral da CASES, o Senhor Presidente da República recebeu uma delegação integrando os dirigentes das entidades não públicas da CASES.

Consultar reportagem fotográfica no site da Presidência


Cerimónia Pública de Entrega do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2015 (4.ª Edição)

Realizou-se no passado dia 27 janeiro de 2016, pelas 18h00, no Teatro da Trindade – (Sala Eça de Queiroz), a cerimónia pública de entrega do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2015, uma iniciativa da CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, com o apoio do Plano Nacional de Formação Financeira (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões), que contou com a presença do Senhor Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr. José António Vieira da Silva.

Este Prémio, lançado em 2012, pretende homenagear a cada ano as pessoas singulares e coletivas que mais se tenham distinguido no setor da Economia Social.

Na presente Edição, o júri deliberou a atribuição dos prémios e menções honrosas nas suas quatro categorias: Inovação e Sustentabilidade; Estudos e Investigação; Formação Pós-graduada e Trabalhos Escolares. Pela primeira vez, foi também atribuído o Prémio Especial Personalidade do Ano.

O Senhor Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr. José António Vieira da Silva, que encerrou a cerimónia de entrega dos Prémios Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2015, considerou que a entrega destes prémios é "um sinal do dinamismo do setor da economia social".

Consultar Programa e galeria de Fotos


Formação de dirigentes da OCPLP – Organização Cooperativista dos Países de Língua Portuguesa

Teve lugar na CASES, entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2016, um curso de formação destinado a dirigentes cooperativos dos países de língua oficial portuguesa.

O curso de formação teve como objetivos gerais, sensibilizar quadros técnicos e dirigentes para a temática da economia social; melhorar os procedimentos de gestão e administração das organizações de economia social, especificamente das cooperativas; desenvolver e promover competências de gestão dos/as dirigentes e responsáveis para a otimização dos recursos humanos, logísticos e financeiros; dotar a confederação, as federações e, consequentemente, as demais organizações cooperativas, de conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que lhes permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados.:

No dia de encerramento do curso, os formandos tiveram a oportunidade de visitar a Casa António Sérgio

Consultar Programa e galeria de Fotos


Biblioteca e Arquivo de António Sérgio

A biblioteca pessoal de António Sérgio, instalada na sua antiga residência (Travessa Moinho de Vento 4, Lisboa) é composta cerca de 7500 monografias, parte significativa dos quais estão anotadas, e 330 publicações periódicas distribuídas por inúmeras áreas do conhecimento.

Visto que muitas das anotações a lápis, do punho de António Sérgio, estavam a desaparecer, tornou-se urgente a necessidade da sua preservação. Nesse sentido foi desenvolvido, em 2010, um plano de digitalização das obras que contêm anotações manuscritas de António Sérgio, assim como as que sendo de grande importância se encontravam num estado de conservação delicado.

A seleção incidiu sobre obras completas ou só capítulos de outras, dependendo da sua relevância, num total de 31.000 (trinta e uma mil imagens).

Das 4480 obras catalogadas (1012 analíticos; 2925 monografias; 215 periódicos; 25 miscelâneas; 2 registos áudio e 4 registos vídeo), 334 têm associada a digitalização correspondente à obra.

O Arquivo Pessoal de António Sérgio é constituído por documentação produzida, recebida e colecionada por António Sérgio ao longo da sua vida. Pela sua riqueza histórica e cultural, além de novas informações que traz à vida e história do seu produtor, era imperativo o seu tratamento e divulgação para que, e visando também a sua preservação, pudesse chegar ao maior número possível de pessoas. O seu tratamento foi feito em duas fases, a primeira no seguimento da digitalização das obras que compõe a biblioteca e a segunda através de um financiamento atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian, na sequência do Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais 2015

Consultar resumo dos trabalhos desenvolvidos na criação de uma Biblioteca e Arquivo Digitais do Centro de Documentação e Informação António Sérgio


Os Caminhos do Cooperativismo, por Eduardo Graça, Presidente da CASES in Cadernos de Economia - Edição do 28º. Aniversário

O Presidente da direção da CASES, Eduardo Graça, foi convidado para escrever um artigo sobre o setor cooperativo para a edição da revista Cadernos de Economia em que se assinalava o 28.º aniversário da publicação da Ordem dos Economistas.

Consulte o artigo


Brochura Geração Coop

Consulte a Brochura Geração Coop atualizada em função das principais alterações introduzidas pela publicação da Lei n.º 119/2015 de 31 de agosto , que aprovou um novo Código Cooperativo.


A Rede de Bibliotecas Escolares comemora 20 anos

Em 2016, a Rede de Bibliotecas Escolares comemora vinte anos de existência. Vinte anos que permitiram atingir 2426 bibliotecas escolares e 1301 professores bibliotecários. Lançar um sem número de iniciativas em prol da leitura, da inclusão e das literacias exigidas por uma sociedade onde a informação e a tecnologia imperam e a incerteza se tornou uma constante. Vinte anos em que foi possível encontrar parceiros, públicos e privados, que se tornaram aliados firmes e indispensáveis do Programa da RBE.

Mais informações no Portal RBE

Membros da CASES




 

Animar

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

CNIS

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Confagri

Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L.

 
 

Confecoop

Confederação Cooperativa Portuguesa, C.C.R.L.

UMP

União das Misericórdias   Portuguesas

UMP

União das Mutualidades Portuguesas

 

Contactos

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Viriato, n.º 7, 1050-233 Lisboa :: [Metro: Picoas] - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8 - fax: (+351) 213 858 823

Arcana by HTML5 UP
NEWSLETTER CASES 2016
NEWSLETTER CASES 2016
NEWSLETTER CASES 2016
NEWSLETTER CASES 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016