Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social



NEWSLETTER

JUNHO


Bolsas ES Jovem / NOS Alive 2016 | 3.ª Edição

A CASES e a Everything is New reforçam a sua parceria e pelo 3.º ano consecutivo abrem candidaturas às Bolsas ES Jovem / NOS Alive.

À semelhança da edição anterior, serão atribuídas duas Bolsas ES JOVEM / NOS ALIVE, cujo objetivo é apoiar dois projetos inovadores e sustentáveis na área da Economia Social. A cada um dos projetos vencedores será atribuído um valor de 5.000,00€ e apoio técnico. Podem candidatar-se iniciativas promovidas por jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.

O período de candidaturas para as Bolsas ES JOVEM / NOS ALIVE decorrerá até 19 de junho de 2016.

Regulamento

FAQ's

Ficha de candidatura

Dossier de projeto


Portugal Social On The Road 2016 | 4.ª Edição

O Portugal Social On The Road é uma iniciativa da CASES, organizada em parceria com a Forum Estudante, que dá a conhecer aos jovens o universo da Economia Social, de norte a sul do país.

O projeto visa desafiar estudantes do 9.º ano, ensino secundário ou ensino profissional a embarcar numa viagem inesquecível. Durante cinco dias, um grupo de 50 jovens, entre os 14 e os 18 anos, tem a oportunidade de visitar instituições do setor e de participar em atividades de caráter lúdico e social.

O período de inscrições decorre até 15 de junho.


Assembleia Geral da OCPLP – Maputo

Realiza-se em Maputo, no dia 14 de junho de 2016 a Assembleia Geral da OCPLP – Organização Cooperativista dos Países de Língua Portuguesa.

A AMPCM – Associação Moçambicana para a Promoção do Cooperativismo Moderno será a anfitriã deste encontro, que contará com a presença do Presidente da República e Primeiro-Ministro de Moçambique.

Para além dos membros de Moçambique, esperam-se representantes da OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras, que exerce a presidência da OCPLP, e representantes de Angola, Guiné, Portugal e Timor.

Haverá ainda espaço para uma Mesa Redonda entre as delegações sobre o tema proposto por Moçambique: “O Nascimento de um novo comércio mundial cooperativo. Como concretizar e viabilizar a intercooperação que é um dos princípios do Cooperativismo”.

No dia 13 de junho os participantes terão a oportunidade de visitar cooperativas modelo e no dia 15 de junho poderão conhecer o mercado de artesanato e a cidade de Maputo.

Agenda da Assembleia Geral

Programa da visita


Assembleia Geral da SEE - Social Economy Europe

Realiza-se a 16 de abril, em Paris, a Assembleia Geral da Social Economy Europe, organização de que a CASES é membro.

Durante a reunião será debatida a atualidade e perspetivas da Economia Social a nível europeu, nomeadamente a preparação da forma como a Social Economy Europe irá participar nas discussões com a Comissão Europeia a propósito do Plano de ação para a Economia Social a aprovar em 2017. Os membros da CASES certamente incluirão a preparação para esse Plano europeu nas suas agendas de trabalho para os derradeiros meses deste ano e início do próximo.

Na segunda parte do dia decorrerá um seminário sob o título 'Fazer da Economia Social um pilar da União Europeia', com a participação de deputados europeus e representantes de redes e grupos cooperativos economicamente importantes a nível mundial, caso de Mondragón. Aguardam-se dos oradores as primeiras opiniões sobre o que deverá fazer parte do referido Plano de ação comunitário.


Economia Social na Europa

A 17 de abril decorrerá, em Paris, uma reunião ministerial sobre Economia Social, com ministros responsáveis pela Economia Social em cerca de metade dos Estados membros da União Europeia. Finda a jornada de trabalho os Ministros participarão numa conferência de imprensa. Relembre-se que, em dezembro passado, a totalidade dos Estados membros da União aprovou um texto de compromisso, em Conselho Europeu, sobre a ‘Promoção da economia social’, pelo que esta reunião é compreensível à luz da vontade de implementar a decisão conjunta tomada.

No seguimento da reunião ministerial decorrerá novo seminário com duas temáticas principais: a inovação social na Europa e a ‘Economia Social de amanhã’.


3.ª Edição Academia ES (Évora)

Decorreu, entre os dias 29 de maio e 5 de junho de 2016, a 3.ª edição da Academia ES, em Évora.

No primeiro dia da ACADEMIA ES, marcou presença no jantar de abertura, Carlos Beato, do Montepio, e Carla Pinto, da CASES. Representantes da Cooperativa Integral Minga, da Associação Sociedade do Bem, da CNIS, da CONFAGRI, foram outras das presenças no final de cada dia de formação. No penúltimo dia, o Presidente da Direção da CASES, Eduardo Graça, encerrou o leque de convidados de referência.

Os formandos tiveram oportunidade de visitar algumas organizações do setor, como o Legado do Caixeiro Alentejano - Associação Mutualista, a Adega Cooperativa CARMIM, a Associação Sociedade Harmonia Eborense e a Fundação Eugénio de Almeida.

Mais informações.

Consulte o programa.

Ver galeria de fotografias.


Portugal Economia Social | 19 a 21 maio | FIL, Lisboa

Realizou-se, entre os dias 19 e 21 de maio, o Portugal Economia Social, com vista a reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da Economia Social Portuguesa.

O Presidente da Direção da CASES, Eduardo Graça, foi um dos oradores convidados da cerimónia de abertura do Fórum Debate do Portugal Economia Social, subordinada ao tema "Os Desafios da Economia Social no Contexto Português e Europeu", tendo esta sido encerrada pelo Senhor Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva.

Intervenção na abertura do Portugal Economia Social (Eduardo Graça)

Reportagem fotográfica


Geofundos, uma plataforma para todos os atores da Economia Social, já está disponível On-Line

A plataforma Geofundos foi lançada no dia 16 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian. A iniciativa contou com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e da secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.

A Geofundos destina-se a todos os atores da Economia Social que pretendam candidatar-se a fundos nacionais ou internacionais, entre os quais empreendedores sociais, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Organizações Não Governamentais (ONG), associações e associações Mutualistas, coletividades, fundações, cooperativas e misericórdias.

A Vice-presidente da CASES, Carla Pinto, foi uma das oradoras da cerimónia de lançamento da iniciativa.

Site https://www.geofundos.org/.

Galeria de fotografias


Portal de Credenciação On-Line

A partir de 1 de junho de 2015, o processo de solicitação, validação e emissão da credencial cooperativa passou a ser feito exclusivamente através do Portal de Credenciação On-Line.

A página da CASES (http://www.cases.pt/cooperativas/credenciacao) disponibiliza informação detalhada sobre o processo de credenciação On-Line.

Os prazos para submissão dos elementos legalmente exigíveis para efeitos de credenciação são os seguintes:
Os elementos de entrega anual obrigatória têm de ser remetidos à CASES, via portal de credenciação On-Line, até 30 dias (corridos) após a sua aprovação pelos competentes órgãos da cooperativa.

Os atos de constituição, assim como as alterações estatutárias, têm de ser remetidos à CASES, via Portal de Credenciação On-Line, até 30 dias (corridos) após o registo comercial.

Dados da Credenciação On-Line em 2015 (junho a dezembro) e até 31 de maio de 2016

Entre 1 de junho, data de entrada em funcionamento do Portal, e 31 de dezembro de 2015 foram emitidas 487 credenciais em formato digital tendo, no mesmo período, sido registadas no Portal de Credenciação On-Line, 648 cooperativas.

Até 31 de maio de 2016 foram emitidas 327 credenciais e registaram-se 275 cooperativas no Portal, que passou assim a ter 923 utilizadores registados.


Cooperativa na Hora

As cooperativas vão nascer na hora. Esta foi uma das medidas do Simplex II que foi apresentada no dia 19 de maio, pelo Governo.

O objetivo passa pela constituição imediata da empresa cooperativa, num balcão próprio. A medida será destinada ao chamado setor da Economia Social e a sua implementação será desenvolvida pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.


5.ª Edição do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio – Candidaturas Abertas

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social.

Nesta edição destaca-se a parceria com a iniciativa Portugal Inovação Social, com enfoque específico na categoria de Inovação e Sustentabilidade, prevendo-se a divulgação e promoção especial das candidaturas elegíveis recebidas e dos seus premiados nesta categoria.

As candidaturas estão abertas até 30 de junho de 2016.

Mais informações

Consulte o regulamento


Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social – ESGT/ Santarém

Teve início no dia 1 de junho, o prazo de candidatura à 5.ª Edição do Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social, da Escola Superior de Gestão e Tecnologia (ESGT) do Instituto Politécnico de Santarém.

Mais informações


Mestrado em Economia Social da Católica Porto Business School

Estão abertas as candidaturas para a 8.ª Edição do Mestrado em Economia Social da Católica Porto.

As candidaturas apresentadas até 5 de julho serão avaliadas entre 11 e 16 de julho. As apresentadas até 13 de setembro serão avaliadas entre 14 e 16 de setembro.

Mais informações


Casa António Sérgio

Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo. Aberta todos os dias úteis, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:30.

Mais informações

Membros da CASES




 

Animar

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

CNIS

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Confagri

Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L.

 
 

Confecoop

Confederação Cooperativa Portuguesa, C.C.R.L.

UMP

União das Misericórdias   Portuguesas

UMP

União das Mutualidades Portuguesas

 

Contactos

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8 - fax: (+351) 213 858 823

Arcana by HTML5 UP
NEWSLETTER CASES 2016
NEWSLETTER CASES 2016
NEWSLETTER CASES 2016
NEWSLETTER CASES 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016