Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social
MAIO
A Fundação AIP organiza de 19 a 21 de Maio de 2016 o Portugal Economia Social.
Este é um evento multidisciplinar constituído por uma Mostra e um Fórum de Debate, que tem como objetivo promover e dinamizar o setor da Economia Social contribuindo para a criação de oportunidades e respostas a novos problemas económico-sociais do país.
Tendo em conta a importância deste evento, a CASES irá estar presente com um pavilhão denominado António Sérgio, assim como as entidades da economia social não públicas que a integram, apelando à participação de todas as entidades da economia social.
Mais informações
A CASES informa que, atendendo à mudança de instalações da sua sede, os serviços centrais deixaram de funcionar na Rua Viriato, n.º 7, 1050-233 Lisboa.
Todas as comunicações efetuadas via postal deverão passar a ser remetidas para a seguinte morada:
Rua Américo Durão, n.º 12-A, Olaias, 1900-064 Lisboa
Os restantes meios de contacto não sofreram alterações, mantendo-se disponíveis:
Telefone: 213 878 046/7
Fax: 213 858 823
E-mail: [email protected]
Website: www.cases.pt
O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social.
Nesta edição é de destacar a parceria com a iniciativa Portugal Inovação Social, com enfoque específico na categoria de Inovação e Sustentabilidade, prevendo-se a divulgação e promoção especial das candidaturas elegíveis recebidas e dos seus premiados nesta categoria.
As candidaturas decorrem entre 1 e 30 de junho de 2016.
Mais informações
Consulte o Regulamento
No âmbito das suas atribuições e de acordo com o art.º 117.º do Código Cooperativo compete à CASES emitir, anualmente, a credencial comprovativa da legal constituição e regular funcionamento das cooperativas.
Tendo em conta a proximidade do fim da validade das credenciais relativas ao exercício de 2014 (31/05/2016) e a necessidade da sua renovação, bem como a entrada em vigor do novo código cooperativo, vem a CASES informar do seguinte:
A partir de 1 de junho de 2015, o processo de solicitação, validação e emissão da credencial cooperativa passou a ser feito exclusivamente através do Portal de Credenciação On-line.
A página da CASES (http://www.cases.pt/cooperativas/credenciacao) disponibiliza informação detalhada sobre o processo de credenciação On-line.
Os prazos para submissão dos elementos legalmente exigíveis para efeitos de credenciação são os seguintes:
Os elementos de entrega anual obrigatória têm de ser remetidos à CASES, via Portal de Credenciação On-line, até 30 dias (corridos) após a sua aprovação pelos competentes órgãos da cooperativa.
Os atos de constituição, assim como as alterações estatutárias, têm de ser remetidos à CASES, via Portal de Credenciação On-line, até 30 dias (corridos) após o registo comercial.
Entre 1 de junho, data de entrada em funcionamento do Portal, e 31 de dezembro de 2015 foram emitidas 487 credenciais em formato digital tendo, no mesmo período, sido registadas no Portal de Credenciação On-line 648 cooperativas.
No 1.º trimestre de 2016 foram emitidas 49 credenciais e registaram-se 68 cooperativas no Portal, que passou assim a ter 716 utilizadores registados.
Estão abertas as candidaturas para a 3.ª edição da Academia ES, que vai realizar-se em Évora, entre os dias 29 de maio e 5 de junho de 2016.
À semelhança das iniciativas anteriores, a componente teórica é dedicada à Economia Social em Portugal, aos aspetos relacionados com a gestão de uma organização da Economia Social, desenvolvimento e gestão de projetos, entre outras matérias. No que respeita à componente prática, os participantes terão a oportunidade de visitar diversas organizações do setor e trabalhar nas suas ideias e projetos.
Consulte o programa
Aceda ao formulário de candidatura
Prazo limite de candidaturas: 11 de maio
Mais informações
A CASES e a Everything is New reforçam a sua parceria e, pelo 3.º ano consecutivo, abrem candidaturas às Bolsas ES Jovem / NOS Alive.
À semelhança da edição anterior, serão atribuídas duas Bolsas ES JOVEM / NOS ALIVE, cujo objetivo é apoiar dois projetos inovadores e sustentáveis na área da Economia Social. A cada um dos projetos vencedores será atribuído um valor de 5.000,00€ e apoio técnico. Podem candidatar-se iniciativas promovidas por jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.
O período de candidaturas para as Bolsas ES JOVEM / NOS ALIVE decorrerá de 19 de abril a 19 de junho de 2016.
CANDIDATURAS
A GEOfundos é a única plataforma on-line em Portugal que reúne todas as oportunidades de financiamento, nacionais e internacionais, disponíveis para as entidades e iniciativas da Economia Social. Oferece um serviço personalizado, em que as oportunidades de financiamento são disponibilizadas a cada entidade ou iniciativa de acordo com uma segmentação rigorosa e adequada às suas características, uma pesquisa simples, rápida, e com a apresentação de resultados muito concretos.
Além das oportunidades de financiamento personalizadas, oferece ainda ferramentas de capacitação: um Espaço de Aprendizagem e um Centro de Especialistas.
Mais informações
A CASES lançou, em parceria com a Fundação Montepio e a 4Change, a 3.ª edição do Programa Impacto Social. O evento decorreu no dia 12 de abril, no espaço Atmosfera M, e estiveram presentes os representantes das três entidades promotoras, nomeadamente, Carla Pinto, da CASES, Paula Guimarães, da Fundação Montepio, e Vítor Simões, da 4Change.
O objetivo do Programa passa pela capacitação das Entidades de Economia Social (EES) para demonstrar e desenvolver o seu impacto.
O Programa Impacto Social terá duas etapas, sendo que a primeira, a ISweb, teve início no dia 26 de abril e terminará a 30 de junho. O processo de seleção inicia com a classificação do desempenho das entidades em 4 webinars, nos quais podem participar todas as EES, através de formatos digitais.
As 20 EES que tiverem o melhor desempenho nos webinars, irão frequentar 2 workshops, cujas presenças serão, novamente, classificadas. Os resultados destes momentos de seleção e classificação serão publicados no sítio web do Programa (www.impactosocial.pt).
A 2.ª etapa do Programa (prototipagem) prevê a mentoria de equipas das EES selecionadas, para a demonstração de impacto de 10 projetos. Este segundo momento do Programa terá início a 12 de setembro e terminará a 29 de novembro.
Mais informações
Decorreu no passado dia 1 de abril de 2016, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, a apresentação do livro "Cooperação e Solidariedade, Uma história da Economia Social", de Álvaro Garrido.
Partindo das ideias, utopias e práticas da Economia Social na Europa, Álvaro Garrido esclarece o contexto português e traça o seu percurso desde o século XIX ao pós-25 de Abril.
A apresentação ficou cargo do Prof. Doutor Rui Namorado. Interveio, também, o Dr. Eduardo Graça, na qualidade de Presidente da Direção da CASES.
No passado dia 12 de abril reuniram em Estrasburgo a Comissária do Mercado Interno, Indústria, Empresariado e Pmes, a polaca Bienkowska, e os principias membros do Intergrupo Economia Social do Parlamento e do Conselho Económico e Social, secretariados pelo Social Economy Europe, a que a CASES pertence.
A defesa da Economia Social pelos participantes, entre eles a deputada portuguesa Sofia Ribeiro, mereceu da Comissária uma promessa formal de apoio à Economia Social, que passará pelo uso da expressão ‘empresa de economia social’ pela Comissão em todas as iniciativas que venha a tomar. Prometeu também ter em atenção as posições tomadas pelos Estados Membros no Conselho, espelhadas no relatório sobre ‘Promoção da economia social’ recentemente adotado.
Não podemos deixar de nos congratular com o resultado da reunião e de fazer voto de que outros serviços da Comissão Europeia tomem idêntica posição, o que não aconteceu, por exemplo, na reunião do GECES, grupo de peritos sobre economia social, realizada no passado dia 14 de abril, apenas dois dias depois da reunião de que damos notícia.
Mais informações informações informações informações informações informações informações informações informações informações informações informações informações informações informações informações informações informações informações informações informações informações
"Boletim Cooperativista - O Cooperativismo nas Ex-colónias"
João Salazar Leite
Ver Publicação
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo. Aberta todos os dias úteis, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:30.
Mais informações aqui
Morada: Travessa Moinho de Vento (à Lapa), 4; 1200-728 Lisboa
telefone: (+351) 213 955 118
e-mail: [email protected]
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Viriato, n.º 7, 1050-233 Lisboa :: [Metro: Picoas] - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8 - fax: (+351) 213 858 823