Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social



NEWSLETTER

MARÇO


Lançamento do livro 'Uma História da Economia Social', de Álvaro Garrido, em Lisboa e Coimbra

A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social tem o prazer de o/a convidar para o lançamento do livro 'Uma História da Economia Social', de Álvaro Garrido.

• Segunda-feira, 14 de Março, às 18h, na Atmosfera M, em Lisboa. Consulte Programa


Álvaro Garrido conta a história das organizações que deram origem a esse conceito: das corporações medievais às misericórdias, das organizações mutualistas às cooperativas, do paternalismo patronal do século XIX aos seguros sociais. Em Portugal, esta «ideia nova» transformou se num variado movimento associativo, pouco susceptível de enquadramento nas diversas versões do Estado Providência. A sua história permite identificar as tensões que surgiram entre um estado social mais ou menos ausente e uma economia social vigorosa.

Partindo das ideias, utopias e práticas da economia social na Europa, Álvaro Garrido esclarece o contexto português e traça o seu percurso desde o século XIX ao pós-25 de Abril.


• Na sexta-feira dia 1 de Abril, o Livro será apresentado, às 17h30, na Sala Keynes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Consulte Programa


Economia Social na União Europeia

O mês de março é marcado, a nível europeu, por mais um apoio do Comité Económico e Social europeu à luta da economia social pela ‘cidadania europeia’.

A 23 decorre em Bruxelas uma reunião para debater a ‘Promoção do modelo de empresa de economia social em toda a União Europeia’.

Com o apoio do Parlamento Europeu e sustentadas na “Social Economy Europe”, de que a CASES faz parte, e que publicou recentemente o Livro Branco da Economia Social, ambas as organizações procuram que a Comissão Europeia reconheça que se não pode diluir a economia social no conceito de PME, ou nos de empresa social ou empresa colaborativa.

Livro Branco


Comité das Regiões emite parecer sobre o papel da economia social na recuperação do crescimento económico

O Comité das Regiões (CR) Europeu lançou, dia 10 de fevereiro, um Parecer sobre «O papel da economia social na recuperação do crescimento económico e no combate ao desemprego».

O CR Europeu considera que a economia social é um ator chave no desenvolvimento social e económico da União Europeia e corresponde a dois milhões de empresas incluindo associações, cooperativas e entidades mutualistas. Cria 11 milhões de postos de trabalho, o que equivale a 6% da população ativa e a 10% do total das empresas do tecido empresarial europeu.

O CR realça ainda que as instituições e os agentes da economia social têm demonstrado ser resistentes durante a crise, contribuindo para melhorar o bem-estar dos cidadãos e para os manter no mercado de trabalho, não sem grandes dificuldades, mesmo quando outras organizações e empresas não conseguiram fazê-lo. Esta característica tem sido particularmente notável na inclusão dos que têm especial dificuldade em entrar ou reentrar no mercado de trabalho.

Consulte Parecer


Lançamento do novo site do CIRIEC

O CIRIEC Internacional acaba de anunciar o lançamento de uma nova versão mais dinâmica que oferece uma descrição detalhada das atividades e trabalhos do CIRIEC e da sua rede internacional.

Visite o novo site em http://www.ciriec.ulg.ac.be/


Jornadas Cooperativas de São João da Pesqueira

As Jornadas Cooperativas de São João da Pesqueira preparam-se para realizar, em 2016, a sua 11ª edição uma iniciativa que tem, anualmente, envolvido as cooperativas do concelho da Vila Nova da Pesqueira e dos concelhos limítrofes, com o apoio da Câmara Municipal, órgãos de comunicação social e associações da zona.

Nos últimos anos, a iniciativa contou também com o apoio da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, permitindo assim alargar à comunidade universitária a divulgação do cooperativismo, suas realizações e debates.

A CASES está empenhada em participar nestas Jornadas visando apoiar o seu alargamento e aprofundando o seu contributo para o desenvolvimento, e reconhecimento, do setor cooperativo. Desta forma começaram a ser publicados artigos, com periodicidade mensal, versando sobre o tema cooperativo, nos Jornais Vida Económica e Vivadouro. Divulga-se agora o primeiro desses artigos.

Leia o Artigo


Mudança de instalações - sede da CASES

Comunicamos que a CASES está a organizar o processo de mudança de instalações da sua sede para um novo espaço, pelo que oportunamente será disponibilizada informação sobre a nova morada na qual passarão a funcionar os seus serviços centrais.

Membros da CASES




 

Animar

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

CNIS

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Confagri

Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L.

 
 

Confecoop

Confederação Cooperativa Portuguesa, C.C.R.L.

UMP

União das Misericórdias   Portuguesas

UMP

União das Mutualidades Portuguesas

 

Contactos

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Viriato, n.º 7, 1050-233 Lisboa :: [Metro: Picoas] - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8 - fax: (+351) 213 858 823

Arcana by HTML5 UP
NEWSLETTER CASES 2016
NEWSLETTER CASES 2016
NEWSLETTER CASES 2016
NEWSLETTER CASES 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016
CASES DIGITAL 2016