Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social



NEWSLETTER


 

 

Sessão Temática – “Economia Social: das pessoas, com as pessoas”

Irá realizar-se, no próximo dia 8 de setembro, pelas 09h30, na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, a 4.ª sessão temática do Congresso Nacional da Economia Social 2017, subordinada ao tema “Economia Social: das pessoas, com as pessoas”. A iniciativa decorrerá nos períodos da manhã e da tarde e contará com a presença de figuras relevantes para o setor da Economia Social, que irão abordar e debater o tema em foco, no formato de conferências e mesas redondas.

Para mais informação, consulte o Convite (PNG) e o Programa (PDF).

Inscreva-se aqui. (até dia 6 de setembro)

 

 

 

Site do Congresso Nacional da Economia Social 2017

Foi lançado o site dedicado ao Congresso Nacional da Economia Social 2017, que oferece uma descrição detalhada das suas atividades e trabalhos.

Visite o site em www.cnes.org/congresso2017


Síntese Legislativa da CASES

Consulte, no link em destaque, a Síntese Legislativa da CASES referente ao 3.º bimestre de 2017.

 

--------------- -------------------------- ------------------ --------- --- --- ----------- --------- -------- ----------- ----- ----------- -------- ------- ---- ------ --- --------- ---------------------------------


Bolsas ES JOVEM / NOS ALIVE | 4.ª Edição

A CASES e a Everything is New reforçam a sua parceria e pelo 4.º ano consecutivo abrem candidaturas às Bolsas ES Jovem / NOS Alive.

Serão atribuídas duas Bolsas ES JOVEM / NOS ALIVE, cujo objetivo é apoiar dois projetos inovadores e sustentáveis na área da economia social.

A cada um dos projetos vencedores será atribuído um valor de 5.000,00€ e apoio técnico.

Podem candidatar-se iniciativas promovidas por jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.

O período de candidaturas para as Bolsas ES JOVEM / NOS ALIVE decorre até 6 de outubro de 2017.

Ver Regulamento



CASES no NOS ALIVE´ 017

À imagem das anteriores edições, a equipa da CASES esteve presente num espaço/stand reservado, para criar dinâmicas com os jovens e, de forma interativa, prestar esclarecimentos sobre a Economia Social.

A iniciativa decorreu nos dias 6,7 e 8 de julho, no passeio marítimo de Algés, no festival NOS Alive.

Ver Galeria de Imagens


Dia Internacional das Cooperativas – 1 de julho de 2017

No dia 1 de julho celebrou-se, em todo o mundo, o Dia Internacional das Cooperativas sob o lema “As cooperativas asseguram que ninguém é deixado para trás”. A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) divulgou a mensagem alusiva a esta celebração que pode ser lida aqui.

Em Portugal, a sessão comemorativa realizou-se, sob organização da CONFECOOP, com apoio da CONFAGRI e da CASES, na CERCIPENICHE (Peniche).

Uma iniciativa que contou com a participação do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva.

Consulte o Programa

 


Portugal Social On The Road 2017 | 5.ª Edição

O Portugal Social On The Road é uma iniciativa da CASES, organizada em parceria com a Forum Estudante, que dá a conhecer aos jovens o universo da Economia Social, de norte a sul do país.

O projeto visa desafiar estudantes do 9.º ano, ensino secundário ou ensino profissional a embarcar numa viagem inesquecível. Durante cinco dias, um grupo de 50 jovens, entre os 14 e os 18 anos, tem a oportunidade de visitar instituições do sector e de participar em atividades de caráter lúdico e social.

Esta última edição decorreu na região do Porto entre os dias 24 e 29 de julho.

Todas as informações aqui


Universidade de Verão MONTEPIO – UAL

A primeira Universidade de Verão sobre a Economia Social, que decorreu entre 24 e 28 de julho em Lisboa, resultou da colaboração entre o Montepio Geral Associação Mutualista (MGAM) e a Cooperativa de Ensino Universitário (CEU), detentora da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL).

A Universidade de Verão MONTEPIO – UAL contou com apoio institucional da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e com o apoio científico do CEEPS (CIRIEC Portugal).

Mais informações aqui

Intervenções da Universidade de Verão aqui


XII Congresso Nacional do Mutualismo

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto recebeu o XII Congresso Nacional do Mutualismo, nos dias 7 e 8 de julho. Organizado pela União das Mutualidades Portuguesas (UMP), a iniciativa assinalou também o Dia Nacional do Mutualismo e os 720 anos de história mutualista em Portugal.

Mais informações


Colóquio Ibérico Internacional de Cooperativismo e Economia Social do CIRIEC – SANTIAGO DE COMPOSTELA, 5 e 6 outubro

Já estão disponíveis o programa e o formulário de inscrição para o IX Colóquio Ibérico Internacional de Cooperativismo e Economia Social de CIRIEC, que terá lugar nos dias 5 e 6 de outubro, em Santiago de Compostela, sob o tema “Economia Social e da globalização: novos desafios, novas oportunidades”.

O programa prevê a realização de 7 sessões plenárias e 10 workshops paralelos.

Saiba mais aqui


ISCSP | Pós-graduação em Economia Social

O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, promove uma nova edição da Pós-Graduação em Economia Social, que terá inicio em outubro de 2017.

Esta Pós-Graduação tem como objetivo promover o conhecimento do papel da economia social na sociedade portuguesa e no âmbito internacional, nomeadamente, a nível das suas relações com a economia pública (parcerias público-sociais) e privada com fins lucrativos, numa lógica de desenvolvimento local e regional integrado, ambiental e socialmente sustentado.

Período de candidaturas: até 30 de setembro de 2017.

Mais informações aqui


Social Investe

O SOCIAL INVESTE é um programa de apoio à Economia Social, concretizado numa linha de crédito, que visa facilitar o acesso a financiamento por parte de entidades que integram o setor.

Todas as informações sobre este financiamento aqui


Programa Nacional de Microcrédito

O SOU MAIS é o Programa Nacional de Microcrédito que facilita o acesso ao crédito através de um financiamento de pequeno montante, destinado a apoiar a concretização de projetos cujo limite máximo de investimento e de financiamento é de 20.000 €.

Mais informações aqui


Casa António Sérgio

Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.

Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Mais informações.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Membros da CASES




 

Animar

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

CNIS

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Confagri

Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L.

 
 

Confecoop

Confederação Cooperativa Portuguesa, C.C.R.L.

UMP

União das Misericórdias   Portuguesas

UMP

União das Mutualidades Portuguesas

 

Contactos

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8 - fax: (+351) 213 858 823

Arcana by HTML5 UP
NEWSLETTER CASES 2017
NEWSLETTER CASES 2017
NEWSLETTER CASES 2017
NEWSLETTER CASES 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017