Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A sessão final encerrou um ciclo de sessões temáticas, que decorreram em 2017, sobre o setor da Economia Social. Teve lugar, nesta iniciativa, a Assinatura da Carta de Compromisso para a constituição da Confederação da Economia Social Portuguesa.
Decorreu, no dia 14 de novembro, no Grande Auditório, no ISCTE, em Lisboa, a sessão final do Congresso Nacional da Economia Social.
O 1.º Congresso Nacional da Economia Social surgiu em sequência de proposta aprovada pelo plenário do Conselho Nacional da Economia Social (CNES), tendo decorrido, ao longo do ano de 2017, cinco sessões temáticas e descentralizadas, que contaram, no total, com mais de 2 mil participantes, onde foram abordados e debatidos diversos temas fraturantes para o setor.
Nesta derradeira sessão, para além de um debate alargado em torno de temas nacionais e internacionais relevantes para a economia social portuguesa, para as entidades que a integram e da presença de figuras de destaque, foi formalizada a Assinatura da Carta de Compromisso para a criação Confederação da Economia Social Portuguesa, com a Animar, CNIS, Confagri, Confecoop, CPCCRD, Centro Português de Fundações, União das Misericórdias Portuguesas e União das Mutualidades Portuguesas.
Consulte aqui as Recomendações (PT/DE/EN/ES/FR) que resultaram do trabalho e reflexões das cinco sessões temáticas.
Consulte o Programa
Ver Galeria de Fotos
Visite o site dedicado ao Congresso Nacional da Economia Social 2017, que oferece uma descrição detalhada das suas atividades e trabalhos.
A ONU - Organizações das Nações Unidas - instituiu em 1985 o Dia Internacional do Voluntário, que se comemora no dia 5 de dezembro incentivando e valorizando o serviço voluntário em todo mundo. À semelhança da intenção inicial da ONU o objetivo é promover a realização, neste dia, de ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade.
A CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, no âmbito das suas novas competências na área do voluntariado, após a extinção do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV) vem assim juntar-se a este movimento promovendo a execução de políticas do voluntariado, e desta forma, aproximar as sinergias do setor da economia social e do voluntariado potenciando um desenvolvimento socioeconómico mais equilibrado e solidário.
Neste sentido neste dia a CASES lança o micro site do Voluntariado, disponibilizando:
• Informações relevantes e com interesse para o exercício do voluntariado, promovendo a formação e sensibilização quer dos direitos e deveres dos/as voluntários/as, quer dos contextos de integração da ação de voluntariado;
• Práticas, Iniciativas e Projetos inovadores na área do voluntariado, dando conhecimento dos diferentes contextos e públicos a que se destina;
• Estudos, Investigações e Análises que permitam a caraterização geral do universo dos/as voluntários/as e das organizações promotoras de atividades de voluntariado, revelando o seu peso social e económico no setor da Economia Social e no país.
A par do lançamento do micro site, a CASES manifesta a sua disponibilidade para colaborar na divulgação dos eventos comemorativos do Dia Internacional do Voluntariado, promovendo desta forma a visibilidade de atividades que visam reconhecer e valorizar o contributo inestimável dos/as voluntários/as do país.
Ver Site
O Fórum Impacto Social (ISfórum) é o principal lugar de encontro da Comunidade IS. Concilia momentos em formato de conferência - que decorrem no auditório - com momentos de workshops participativos. Em 2017, o tema é “Impacto e Políticas Públicas”. Os três workshops são: Medição de Impacto, Envolvimento de Stakeholders e Comunicação de Evidências.
Inscrições e Programa aqui
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O curso de Pós-Graduação em “Economia Social – cooperativismo, mutualismo e solidariedade” é promovido, no quadro da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, pelo respetivo Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social (CECES/FEUC), o qual desde 1981 se ocupa do cooperativismo e que, desde os meados dos anos 90, estendeu o âmbito da sua atividade à economia social no seu todo.
Este curso funciona no 2.º semestre do Ano Letivo.
No Ano Letivo 2017-2018 decorrerá entre 5 de fevereiro de 2018 e 30 de maio de 2018.
Para mais informações consulte AQUI
Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.
Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
Mais informações.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8 - fax: (+351) 213 858 823