Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social
Atentos os acontecimentos trágicos resultantes dos incêndios em Pedrógão Grande, e outros concelhos do distrito de Leiria, em particular, o sofrimento das populações com perda de vidas e bens, a CASES manifesta a todas, e todos, o nosso mais profundo pesar. Saúda ao mesmo tempo os que combatem os fogos e se mobilizam no apoio às populações destacando o papel, de primeira linha, dos bombeiros e das entidades da economia social, entre outras, as Misericórdias, Cooperativas, Mutualidades, Fundações, Associações e IPSS´s.
Foi lançado o site dedicado ao Congresso Nacional da Economia Social 2017, que oferece uma descrição detalhada das suas atividades e trabalhos.
Visite o site em www.cnes.org/congresso2017
O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social.
O período de apresentação de candidaturas decorreu durante o mês de junho de 2017.
A deliberação final do júri terá lugar no próximo semestre, sendo que a deliberação final de atribuição de cada uma das categorias do Prémio será comunicada aos candidatos por correio eletrónico no prazo de 15 dias úteis, após esta decisão do júri.
Mais informações
A CASES e a Everything is New reforçam a sua parceria e pelo 4.º ano consecutivo abrem candidaturas às Bolsas ES Jovem / NOS Alive.
À semelhança da edição anterior, serão atribuídas duas Bolsas ES JOVEM / NOS ALIVE, cujo objetivo é apoiar dois projetos inovadores e sustentáveis.
A cada um dos projetos vencedores será atribuído um valor de 5.000,00€ e Apoio Técnico.
Podem candidatar-se iniciativas promovidas por jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.
O período de candidaturas para as Bolsas ES JOVEM / NOS ALIVE decorre entre 6 de julho e 6 de outubro de 2017.
Ver Regulamento
À imagem das anteriores edições, a equipa da CASES estará presente num espaço/stand reservado, para criar dinâmicas com os jovens e, de forma interativa, prestar esclarecimentos sobre a Economia Social.
A iniciativa decorrerá nos próximos dias 6,7 e 8 de julho, no passeio marítimo de Algés, no festival NOS Alive.
No dia 1 de julho celebrou-se, em todo o mundo, o Dia Internacional das Cooperativas sob o lema “As cooperativas asseguram que ninguém é deixado para trás”. A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) divulgou a mensagem alusiva a esta celebração que pode ser lida aqui.
Em Portugal, a sessão comemorativa realizou-se, sob organização da CONFECOOP, com apoio da CONFAGRI e da CASES, na CERCIPENICHE (Peniche).
Uma iniciativa que contou com a participação do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva.
Consulte o Programa
A OCPLP – Organização Cooperativista dos Países de Língua Portuguesa, associação de direito português, formalmente criada em 1997, associa-se à Aliança Cooperativa Internacional no apoio à habitual mensagem anual, que este ano se debruça sobre a pertinência do modelo cooperativo para um desenvolvimento inclusivo.
Consulte aqui a mensagem
A CASES publicou por ocasião deste Dia Internacional das Cooperativas de 2017, o opúsculo de João Salazar Leite “Os 150 anos da primeira Lei Portuguesa sobre Cooperativas”.
Portugal foi o segundo País que publicou uma lei cooperativa a nível mundial, precisamente a 2 de julho de 1867, a posteriormente apelidada de Lei Basilar de Andrade Corvo.
O que o livro nos vem mostrar, e que a maioria de nós desconhecia, é o notável conhecimento, pelos membros das Cortes Gerais dessa época, do que era na teoria e na prática, o cooperativismo que se vinha a implantar por toda a Europa na esteira da Revolução industrial e dos movimentos sociais e de reconfiguração europeia que se desenvolviam.
O autor reflete sobre o documento, questiona-se dos porquês da posterior implantação tardia de alguns ramos cooperativos já referenciados no relatório, e crê poder contribuir para perceber como António Sérgio, Tamagnini Barbosa, e outros, acabariam por mais tarde pegar no facho de Corvo e seus colegas.
No âmbito do Encontro de Cooperativas da Euroregião, que decorreu em Valença, no dia 20 de junho, foi assinado, entre a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), o Ministério da Economia, Emprego e Indústria da Galiza e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT), um protocolo de colaboração, que traduz o importante papel da Galiza e de Portugal enquanto exemplo de cooperação territorial na Europa.
Mais informações aqui
Consulte, no link em destaque, os registos da Demografia e Credenciação do Setor Cooperativo do 1.º semestre de 2017.
A União das Mutualidades Portuguesas vai organizar o XII Congresso Nacional do Mutualismo, que se realizará nos dias 7 e 8 de julho de 2017, no Centro de Congresso da Alfândega do Porto, na cidade do Porto.
Este ano, durante a realização do Congresso, vão ser celebrados o Dia Nacional do Mutualismo e os 720 anos de história do Mutualismo em Portugal, um dos momentos altos deste evento, que contará com a presença de individualidades nacionais e internacionais ligadas à Economia Social e Solidária, e importantes decisores políticos.
Mais informações
A propósito do lançamento de um novo programa habitacional cooperativo, de 32 fogos, em Grândola, a HabiGrândola e a Fenache decidem promover um evento assinalando o 95º dia Internacional das Cooperativas da ACI – Aliança Cooperativa Internacional e o 23º dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas, comemoração que este ano se realiza em todo o mundo sob o lema “As cooperativas asseguram que ninguém é deixado para trás”.
Ver Programa
A Universidade de Verão MONTEPIO – UAL tem o apoio institucional da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e o apoio científico do CEEPS (CIRIEC Portugal).
Esta primeira Universidade de Verão sobre a Economia Social, que se realiza em Portugal (Lisboa), resulta da colaboração entre uma Mutualidade e uma Cooperativa: o Montepio Geral Associação Mutualista (MGAM) e a Cooperativa de Ensino Universitário (CEU), detentora da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL).
Mais informações aqui
O OBEGEF (Observatório de Economia e Gestão de Fraude) e o ISSSP (Instituto Superior de Serviço Social do Porto), vão organizar em conjunto a 4ª edição da Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Economia Social, que decorrerá entre 3 de outubro 2017 e 31 de março de 2018.
Mais informações aqui
Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.
Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
Mais informações.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8 - fax: (+351) 213 858 823