Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social



NEWSLETTER

 

Sessão Temática – “Novos conceitos, modelos de organização e de governança”

Decorreu, no passado dia 2 de junho, pelas 10h00, na Biblioteca Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, a sessão temática do Congresso Nacional da Economia Social 2017, subordinada ao tema “Novos conceitos, modelos de organização e de governança”. Foi a terceira iniciativa no âmbito do Congresso Nacional da Economia Social, e contou com a presença de figuras relevantes para o setor e cerca de 150 participantes.

Mais informações

 

Site do Congresso Nacional da Economia Social 2017

Foi lançado o site dedicado ao Congresso Nacional da Economia Social 2017, que oferece uma descrição detalhada das suas atividades e trabalhos.

Visite o site em www.cnes.org/congresso2017

 

 

6.ª Edição do Prémio Cooperação e Solidariedade ANTÓNIO SÉRGIO 2017 – Candidaturas Abertas

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social.

O período de apresentação de candidaturas decorre durante o mês de junho de 2017.

Regulamento do prémio disponível aqui

Candidaturas

Mais informações

Cooperativa na Hora

Foi publicado o Decreto-Lei que cria a Cooperativa na Hora. O presente Decreto-Lei visa permitir a criação de um regime especial de constituição imediata de cooperativas, a «Cooperativa na Hora», assim contribuindo para a concretização do programa SIMPLEX +.

Consulte aqui o Decreto-Lei n.º 54/2017

Mais informações aqui

Dia Internacional das Cooperativas – 1 de julho de 2017

No dia 1 de julho celebra-se, em todo o mundo, o Dia Internacional das Cooperativas sob o lema “As cooperativas asseguram que ninguém é deixado para trás”. A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) divulgou a mensagem alusiva a esta celebração que pode ser lida aqui.

Em Portugal, a sessão comemorativa realiza-se, sob organização da CONFECOOP, com apoio da CONFAGRI e da CASES, na CERCIPENICHE – Rua Adelino Amaro da Costa | 2520-268 Peniche, no dia 1 de julho de 2017, às 10H00.

Coordenadas GPS
Latitude 39.358715º
Longitude -9.387023º

Deve confirmar a sua presença até ao dia 30 de junho para o e-mail: [email protected] ou pelo tel: 963686511.

A CASES publicará por ocasião deste Dia Internacional das Cooperativas de 2017, o opúsculo de João Salazar Leite “Os 150 anos da primeira Lei Portuguesa sobre Cooperativas”.

Portugal foi o segundo País que publicou uma lei cooperativa a nível mundial, precisamente a 2 de julho de 1867, a posteriormente apelidada de Lei Basilar de Andrade Corvo.

O que o livro nos vem mostrar, e que a maioria de nós desconhecia, é o notável conhecimento, pelos membros das Cortes Gerais dessa época, do que era na teoria e na prática, o cooperativismo que se vinha a implantar por toda a Europa na esteira da Revolução industrial e dos movimentos sociais e de reconfiguração europeia que se desenvolviam.

O autor reflete sobre o documento, questiona-se dos porquês da posterior implantação tardia de alguns ramos cooperativos já referenciados no relatório, e crê poder contribuir para perceber como António Sérgio, Tamagnini Barbosa, e outros, acabariam por mais tarde pegar no facho de Corvo e seus colegas.

Consulte o Programa

Mais Informações aqui

Encontro Cooperativo Galiza Norte de Portugal – 20 de junho de 2017 | Valença

A Euroregião Galicia – Norte de Portugal – AECT, a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e a Consellería de Economía, Empleo e Industria da Xunta de Galicia, têm a honra de o/a convidar para participar no Encontro de Cooperativas da Euroregião, que terá lugar no dia 20 de junho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC (Av. Pinto da Mota, 4930-600 Valença).

Com a finalidade de favorecer o interesse das cooperativas, e para que esta jornada de trabalho sirva como verdadeiro ponto de encontro e cooperação entre elas, estão disponíveis espaços expositivos para as cooperativas que queiram estar presentes, possam expor materiais informativos próprios ou painéis informativos com os seus principais dados identificativos, de forma a que se facilitem os contactos. Esta informação poderá consistir em:
    - Atividades principais (mostra de produtos);
    - Dados de contacto da pessoa presente no encontro.

Deve confirmar a sua presença até ao dia 16 de junho para o e-mail [email protected] ou por telefone – 0034 986135126.

Ver Programa

Apresentação Pública do Livro “Economia Social e Solidária em Cabo Verde”, da autoria de Jacinto Santos

O lançamento do livro "Economia Social e Solidária em Cabo Verde - Génese, entidades, atualidade e perspetivas", da autoria de Jacinto Santos, editado pela Pedro Cardoso Livraria (Cabo Verde), teve lugar no ISCTE-IUL, no dia 7 de junho, quarta-feira, às 19h00.

A apresentação do livro esteve a cargo de Eduardo Graça, presidente da CASES, Rogério Roque Amaro, professor do ISCTE-IUL, para além de uma intervenção do autor, seguindo-se um pequeno período de questões e debate.

 

 

Portugal Social On the Road

A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) e a Forum Estudante oferecem aos jovens a possibilidade de viajarem e conhecerem diferentes instituições e realidades, enquanto conhecem a região do Porto.

O projeto visa desafiar estudantes do 9.º ano, ensino secundário ou ensino profissional a embarcar numa viagem inesquecível. Durante cinco dias, um grupo de 50 jovens, entre os 14 e os 18 anos, tem a oportunidade de visitar instituições do setor da Economia Social e de participar em atividades de caráter lúdico e social.

Inscrições abertas (até dia 15 de junho) aqui

Casa António Sérgio

Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.

Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Mais informações.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Membros da CASES




 

Animar

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

CNIS

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Confagri

Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L.

 
 

Confecoop

Confederação Cooperativa Portuguesa, C.C.R.L.

UMP

União das Misericórdias   Portuguesas

UMP

União das Mutualidades Portuguesas

 

Contactos

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8 - fax: (+351) 213 858 823

Arcana by HTML5 UP
NEWSLETTER CASES 2017
NEWSLETTER CASES 2017
NEWSLETTER CASES 2017
NEWSLETTER CASES 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017
CASES DIGITAL 2017