Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social
Realizou-se, no passado dia 8 de setembro, pelas 09.30h, na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, a 4.ª sessão temática do Congresso Nacional da Economia Social 2017, subordinada ao tema “Economia Social: das pessoas, com as pessoas”. A iniciativa decorreu nos períodos da manhã e da tarde e contou com a presença de figuras relevantes para o setor da Economia Social, que abordaram e debateram os temas em focos, no formato de conferências e mesas redondas.
Ver Galeria.
Visite o site dedicado ao Congresso Nacional da Economia Social 2017, que oferece uma descrição detalhada das suas atividades e trabalhos.
Realizou-se reunião plenária do CNES, no dia 22 de setembro, no ISCTE, em Lisboa, presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa. A convocatória teve como ponto fundamental uma audição do CNES para discussão da Estratégia Nacional para o Portugal Pós 2020. A reunião contou também com a participação do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, da Secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, bem como de entidades representativas da economia social e de representantes das instituições públicas importantes nesta matéria.
Mais informações
A CASES e a Everything is New reforçam a sua parceria e pelo 4.º ano consecutivo abrem candidaturas às Bolsas ES Jovem / NOS Alive.
Serão atribuídas duas Bolsas ES JOVEM / NOS ALIVE, cujo objetivo é apoiar dois projetos inovadores e sustentáveis na área da economia social.
A cada um dos projetos vencedores será atribuído um valor de 5.000,00€ e apoio técnico.
Podem candidatar-se iniciativas promovidas por jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.
O período de candidaturas para as Bolsas ES JOVEM / NOS ALIVE decorre até 6 de dezembro de 2017.
Mais informações
Consulte, no link em destaque, os registos da Demografia e Credenciação do Setor Cooperativo até 30 de setembro 2017.
--------------- -------------------------- ------------------ --------- --- --- ----------- --------- -------- ----------- ----- ----------- -------- ------- ---- ------ --- --------- ------------- ------------ ------------
Em destaque na edição de setembro, o artigo do Presidente da CASES, Eduardo Graça, sobre a Conta Satélite da Economia Social.
Ver artigo aqui
Após 25 anos de trabalho, a Rede Animar reúne um património ímpar, de saberes documentados, de projetos e iniciativas com sucesso, que tanto contribuíram para o desenvolvimento territorial e para uma maior coesão social.
Mais informações aqui
Terá lugar, nos dias 5 e 6 de outubro, em Santiago de Compostela, sob o tema “Economia Social e a globalização: novos desafios, novas oportunidades", o IX Colóquio Ibérico Internacional de Cooperativismo e Economia Social de CIRIEC.
O programa prevê a realização de 7 sessões plenárias e 10 workshops paralelos.
Saber mais aqui
Um compromisso coletivo com a Igualdade. Uma iniciativa de cidadania local.
Desde 2010 que centenas de organizações de todo o país e autarquias locais assinalam esta data promovendo iniciativas diversas no âmbito da igualdade. Este ano, aceite o desafio da Comissão Organizadora e junte-se a nós no dia 24 de outubro.
Mais informações aqui
A Pós-Graduação em Gestão de Instituições e Associações de Economia Social destina-se a profissionais e estudantes universitários, a frequentar o último ano de licenciatura e/ou mestrado integrado, em ciências humanas e sociais (serviço social, psicologia, sociologia, educação social, direito, e outros).
Destina-se igualmente a dirigentes associativos, diretores técnicos, coordenadores de serviço que desempenham ou pretendam vir a desempenhar funções de gestões em instituições de economia social.
Mais informações aqui
O curso de Pós-Graduação em “Economia Social – cooperativismo, mutualismo e solidariedade” é promovido, no quadro da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, pelo respetivo Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social (CECES/FEUC), o qual desde 1981 se ocupa do cooperativismo e que, desde os meados dos anos 90, estendeu o âmbito da sua atividade à economia social no seu todo.
Mais informações informações.
Esta Pós-Graduação está organizada de maneira a contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências e qualificações:
- Análise das especificidades económicas das Organizações de Economia Social, do seu contexto socioeconómico e das implicações que daqui resultam para a sustentabilidade destas organizações;
- Organização de processos de planeamento estratégico e de preparação, gestão e avaliação de projetos com base em metodologias participativas e potenciadoras de inovação social;
- Gestão de pessoas numa perspetiva estratégica;
compreensão da informação contabilística e do enquadramento jurídico e fiscal relevante para a atividade das Organizações de Economia Social; - Qualificação como auditores internos da qualidade.
Mais informações aqui
O Pensamento Feminino na Construção do Direito Cooperativo, várias autoras, organização de Mariana Ferraz Teixeira e Marília Ferraz Teixeira, Vincere Editora, Brasília 2017.
A obra (…) reúne o desejo e a força de 22 mulheres que, ao acreditarem e buscarem igualdade de género em suas rotinas produtivas, se uniram e produziram 23 artigos acerca do tema central: Direito Cooperativo (…) marca a força da mulher no mundo jurídico e na conquista de igualdade de oportunidades, seja no mercado, seja nos diversos campos e espaços na sociedade – nota do editor.
Disponível em: http://cdiantoniosergio.cases.pt
Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.
Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
Mais informações.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8 - fax: (+351) 213 858 823