Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dia 5 de dezembro celebra-se o Dia Internacional do Voluntariado!
A CASES convida-o a conhecer a nova Plataforma –
PORTUGAL VOLUNTÁRIO.PT.
Neste dia especial, registe-se. Participe. É altura de juntos, construirmos um Portugal mais voluntário. --------------------------------------------------------
Portugal Voluntário – # a vontade de estar mais próximo.
Para mais informação consulte https://www.cases.pt/voluntariado/ ou www.portugalvoluntario.pt
Atentas as competências da CASES em matéria de prossecução de políticas na área do Voluntariado, cabendo-lhe desenvolver as ações indispensáveis à promoção, coordenação e qualificação do Voluntariado, e tendo presente a importância da participação em plataformas alargadas, a CASES aderiu ao CEV como membro efetivo.
O CEV - Centro Europeu de Voluntariado - é uma associação internacional sem fins lucrativos, com sede em Bruxelas, que se constitui como ponte de comunicação entre as organizações e entidades que atuam na área do voluntariado e as instituições europeias.
Com esta adesão, como membro de pleno direto, a CASES passa a ter uma participação ativa nesta rede Europeia que visa promover e ganhar o reconhecimento do voluntariado como uma expressão de cidadania ativa na Europa.
No próximo dia 10 de dezembro, serão divulgados os vencedores desta edição do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio.
A entrega dos prémios terá lugar no dia 24 de janeiro de 2019, em Cerimónia Pública, na Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), no âmbito do programa do Tributo a António Sérgio.
Ver Programa / Tributo
Terá lugar, no dia 19 de dezembro, pelas 15H00, na CASES, a apresentação do livro “Uma história das organizações – A Economia Social em movimento” dos historiadores Álvaro Garrido e David Pereira.
A sessão contará com a presença do Senhor Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva.
Com prefácio de Eduardo Graça, Presidente da CASES, esta obra oferece um conhecimento histórico inédito sobre as organizações da Economia Social em Portugal. Este livro analisa-as no terreno onde atuam, nas suas relações institucionais e jurídicas, sem ignorar as tensões políticas e os movimentos sociais.
Confirmações até 17.12.2018 para o e-mail: [email protected]
Ver Programa
Livro disponível aqui
A última edição do jornal VivaDouro já se encontra disponível.
Em destaque, o artigo do Presidente da CASES, Eduardo Graça, acerca do Setor Cooperativo em Portugal.
Ver artigo
No balcão “Cooperativa na Hora” podem ser criadas cooperativas e designados os respetivos órgãos sociais, de forma imediata e num único local. O Balcão “Cooperativa na Hora” funciona atualmente em 5 serviços de registo, sendo que progressivamente, irá proceder-se ao alargamento a todo o território Nacional.
Mais informações aqui
O estudo "A Importância Económica e Social das IPSS em Portugal" vai ser apresentado no dia 4 de dezembro, pelas 15H00 horas, no auditório do Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, em Lisboa. Esta iniciativa é organizada pela CNIS - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade.
Ver Programa
A pedido do Intergrupo Economia Social do Parlamento Europeu, a Social Economy Europe (SEE), de que a CASES é membro, foi incumbida de elaborar um plano de ação para a Economia Social, documento que deverá servir de base às políticas que a próxima Comissão Europeia, a eleger em 2019, poderá implementar para o setor.
É grande a expetativa que depositamos no plano, o qual certamente contribuirá para que a empresa de Economia Social seja finalmente reconhecida enquanto sociedade de pessoas e não de capitais e possa desenvolver-se no mercado único de acordo com regras que lhe são próprias e não impostas pelas sociedades de capitais.
Mais informações aqui
O curso de Pós-Graduação em “Economia Social – cooperativismo, mutualismo e solidariedade” é promovido, no quadro da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, pelo respetivo Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social (CECES/FEUC), o qual desde 1981 se ocupa do cooperativismo e que, desde os meados dos anos 90, estendeu o âmbito da sua atividade à economia social no seu todo.
Este curso funciona no 2.º semestre do Ano Letivo.
2.ª Fase de candidaturas: até 6 de janeiro de 2019
No Ano Letivo 2018-2019, a parte letiva decorre entre fevereiro e maio de 2019.
As candidaturas são feitas online. Poderá encontrar mais informações na página web da FEUC
Ver Folheto
A revista digital ES, lançada no passado mês de maio, pretende ser um contributo para alargar, e aprofundar, o debate acerca dos grandes temas da Economia Social através da participação dos seus protagonistas.
Este é um projeto que se destina a reforçar o prosseguimento de dois dos objetivos estatutários da CASES: “Promover o desenvolvimento de ações de divulgação do setor da Economia Social, reforçando a sua visibilidade” e “promover e apoiar a realização de estudos e investigação sobre o setor da Economia Social”.
Já pode consultar aqui o terceiro número.
Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.
Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
Mais informações.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8 - fax: (+351) 213 858 823