Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social



NEWSLETTER


Entidades de Economia Social unidas numa só voz com criação de Confederação

Nove entidades, de âmbito nacional, representativas das diferentes famílias da Economia Social, reuniram no dia 21 de junho, para criar formalmente a Confederação Portuguesa de Economia Social (CPES). A escritura pública de constituição da Confederação realizou-se, em Lisboa, na Sociedade Portuguesa de Autores.

A ANIMAR – Associação Portuguesa Para o Desenvolvimento Local, a CNIS (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal), a CONFECOOP (Confederação Cooperativa Portuguesa) a CPCCRD (Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto), o CPF (Centro Português de Fundações), a UMP (União das Misericórdias Portuguesas), a UMP (União das Mutualidades Portuguesas), e a APM (Associação Portuguesa de Mutualidades) uniram-se, assim, numa Confederação que assegurará a promoção e a defesa da Economia Social no seu conjunto, quer junto das instâncias nacionais, quer internacionalmente.

Realizada a escritura pública, reuniram-se no dia 3 de julho para aprovar a composição dos órgãos sociais e definir o plano estratégico.

Ver Galeria de Fotos (Escritura)


Confederação Portuguesa de Economia Social (CPES) – um novo futuro para a economia social

«O dia 21 de junho de 2018 ficará na história da Economia Social em Portugal. Nesse dia foi celebrada a escritura de constituição da Confederação Portuguesa de Economia Social (CPES). Na sequência de um processo de debate no qual participaram as mais relevantes entidades confederais da economia social portuguesa, que decorreu desde finais de 2016, tendo como ponto alto a sessão final do Congresso Nacional da Economia Social, realizada no dia 14 de novembro de 2017, foi, formalmente, criada a CPES.»

Eduardo Graça

Presidente da direção da CASES

Ler mais

Consulte aqui as Recomendações que resultaram do trabalho e reflexões das cinco sessões temáticas do Congresso Nacional da Economia Social 2017.


CASES e SPA vão prestar homenagem a António Sérgio pelo cinquentenário da sua morte em 24 de janeiro de 1969

António Sérgio é uma referência para o cooperativismo em Portugal. Em 2019, assinala-se o cinquentenário da morte de António Sérgio, ensaísta, crítico, pedagogo, sociólogo, filósofo, e a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) irá prestar-lhe uma homenagem na cerimónia de entrega do Prémio António Sérgio, que se realizará no dia 24 de janeiro de 2019.

Esta será a 7.ª edição do prémio e a cerimónia da entrega do Prémio aos vencedores contará com o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), cooperativa desde a sua fundação em 1925.

Estará patente uma exposição comemorativa que reunirá material bibliográfico e documental, será lançada uma brochura “António Sérgio - Breves Percurso e Herança”, da autoria de João Salazar Leite, e realizar-se-á um ato cultural e musical na Sala-galeria Carlos Paredes, na SPA. Está também prevista uma conferência sobre a vida e obra de António Sérgio.


Portugal Social On The Road 2018 | 6.ª Edição

Decorreu, durante o mês de junho, a sexta edição da iniciativa promovida pela CASES em parceria com o Instituto Padre António Vieira (IPAV). Durante quatro dias, mais de 20 participantes puderam conhecer a riqueza, a diversidade e o modo de funcionamento do setor da Economia Social.

Mais informações aqui


[Artigo] Eduardo Graça | Jornal VivaDouro
Dia Internacional das Cooperativas

Consulte aqui, o artigo do Presidente da CASES, Eduardo Graça, na mais recente edição do Jornal VivaDouro. --------------------------------------------------------

Versão completa em PDF aqui


Mensagem da ACI para o Dia Internacional das Cooperativas 2018

96.º Dia Internacional das Cooperativas

24.º Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas

Sociedades Sustentáveis através da Cooperação

A 7 de julho de 2018, cooperadores de todo o mundo celebrarão o Dia Internacional das Cooperativas. Através do slogan “Sociedades Sustentáveis através da Cooperação”, mostraremos como, graças aos nossos valores, princípios e estruturas de governança, as cooperativas possuem tanto sustentabilidade como resiliência na sua essência, pois o interesse pela comunidade é o sétimo dos seus princípios orientadores.

Ver mensagem


Dia Internacional das Cooperativas 2018 | Portugal

Em Portugal, a cerimónia comemorativa do Dia Internacional das Cooperativas realiza-se a 7 de Julho, no Centro Cultural de Mirandela, com organização da CONFAGRI e CONFECOOP, tendo por Cooperativa anfitriã a CCAM Alto Douro, com o apoio da CASES e da Câmara Municipal de Mirandela.

Ver Programa e Convite


Jorge de Sá eleito presidente do CIRIEC Internacional

Jorge de Sá, professor universitário e presidente do CIRIEC Portugal, foi eleito presidente do CIRIEC Internacional, na assembleia-geral daquela organização, que ocorreu no passado dia 1 de junho, em Liège (Bélgica). Nessa reunião foram eleitos os demais membros dos órgãos sociais do CIRIEC Internacional.

O CIRIEC (Centro Internacional de Investigação e Informação sobre Economia Pública, Social e Cooperativa) é uma organização científica internacional e não-governamental que conta com treze secções nacionais de países da Europa, Ásia e América. Edita a revista "Annals of public and cooperative economics".


Revista digital | Economia Social – Leituras & Debates (N.º 1)

A revista digital ES, lançada no passado mês de maio, pretende ser um contributo para alargar, e aprofundar, o debate acerca dos grandes temas da Economia Social através da participação dos seus protagonistas.

A criação desta revista é um projeto que se destina a reforçar o prosseguimento de dois dos objetivos estatutários da CASES: “Promover o desenvolvimento de ações de divulgação do setor da Economia Social, reforçando a sua visibilidade” e “promover e apoiar a realização de estudos e investigação sobre o setor da Economia Social.”

Ver N.º1


Casa António Sérgio

Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.

Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Mais informações.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Membros da CASES




 

Animar

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

CNIS

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Confagri

Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L.

 
 

Confecoop

Confederação Cooperativa Portuguesa, C.C.R.L.

UMP

União das Misericórdias   Portuguesas

UMP

União das Mutualidades Portuguesas

 

Contactos

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8 - [email protected]

Arcana by HTML5 UP
NEWSLETTER CASES 2018
NEWSLETTER CASES 2018
NEWSLETTER CASES 2018
NEWSLETTER CASES 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018