Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social
Nove entidades, de âmbito nacional, representativas das diferentes famílias da Economia Social, reuniram no dia 21 de junho, para criar formalmente a Confederação Portuguesa de Economia Social (CPES). A escritura pública de constituição da Confederação realizou-se, em Lisboa, na Sociedade Portuguesa de Autores.
A ANIMAR – Associação Portuguesa Para o Desenvolvimento Local, a CNIS (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal), a CONFECOOP (Confederação Cooperativa Portuguesa) a CPCCRD (Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto), o CPF (Centro Português de Fundações), a UMP (União das Misericórdias Portuguesas), a UMP (União das Mutualidades Portuguesas), e a APM (Associação Portuguesa de Mutualidades) uniram-se, assim, numa Confederação que assegurará a promoção e a defesa da Economia Social no seu conjunto, quer junto das instâncias nacionais, quer internacionalmente.
Realizada a escritura pública, reuniram-se no dia 3 de julho para aprovar a composição dos órgãos sociais e definir o plano estratégico.
Ver Galeria de Fotos (Escritura)
«O dia 21 de junho de 2018 ficará na história da Economia Social em Portugal. Nesse dia foi celebrada a escritura de constituição da Confederação Portuguesa de Economia Social (CPES). Na sequência de um processo de debate no qual participaram as mais relevantes entidades confederais da economia social portuguesa, que decorreu desde finais de 2016, tendo como ponto alto a sessão final do Congresso Nacional da Economia Social, realizada no dia 14 de novembro de 2017, foi, formalmente, criada a CPES.»
Eduardo Graça
Presidente da direção da CASES
Consulte aqui as Recomendações que resultaram do trabalho e reflexões das cinco sessões temáticas do Congresso Nacional da Economia Social 2017.
António Sérgio é uma referência para o cooperativismo em Portugal. Em 2019, assinala-se o cinquentenário da morte de António Sérgio, ensaísta, crítico, pedagogo, sociólogo, filósofo, e a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) irá prestar-lhe uma homenagem na cerimónia de entrega do Prémio António Sérgio, que se realizará no dia 24 de janeiro de 2019.
Esta será a 7.ª edição do prémio e a cerimónia da entrega do Prémio aos vencedores contará com o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), cooperativa desde a sua fundação em 1925.
Estará patente uma exposição comemorativa que reunirá material bibliográfico e documental, será lançada uma brochura “António Sérgio - Breves Percurso e Herança”, da autoria de João Salazar Leite, e realizar-se-á um ato cultural e musical na Sala-galeria Carlos Paredes, na SPA. Está também prevista uma conferência sobre a vida e obra de António Sérgio.
Decorreu, durante o mês de junho, a sexta edição da iniciativa promovida pela CASES em parceria com o Instituto Padre António Vieira (IPAV). Durante quatro dias, mais de 20 participantes puderam conhecer a riqueza, a diversidade e o modo de funcionamento do setor da Economia Social.
Mais informações aqui
96.º Dia Internacional das Cooperativas
24.º Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas
Sociedades Sustentáveis através da Cooperação
A 7 de julho de 2018, cooperadores de todo o mundo celebrarão o Dia Internacional das Cooperativas. Através do slogan “Sociedades Sustentáveis através da Cooperação”, mostraremos como, graças aos nossos valores, princípios e estruturas de governança, as cooperativas possuem tanto sustentabilidade como resiliência na sua essência, pois o interesse pela comunidade é o sétimo dos seus princípios orientadores.
Ver mensagem
Em Portugal, a cerimónia comemorativa do Dia Internacional das Cooperativas realiza-se a 7 de Julho, no Centro Cultural de Mirandela, com organização da CONFAGRI e CONFECOOP, tendo por Cooperativa anfitriã a CCAM Alto Douro, com o apoio da CASES e da Câmara Municipal de Mirandela.
Jorge de Sá, professor universitário e presidente do CIRIEC Portugal, foi eleito presidente do CIRIEC Internacional, na assembleia-geral daquela organização, que ocorreu no passado dia 1 de junho, em Liège (Bélgica). Nessa reunião foram eleitos os demais membros dos órgãos sociais do CIRIEC Internacional.
O CIRIEC (Centro Internacional de Investigação e Informação sobre Economia Pública, Social e Cooperativa) é uma organização científica internacional e não-governamental que conta com treze secções nacionais de países da Europa, Ásia e América. Edita a revista "Annals of public and cooperative economics".
A revista digital ES, lançada no passado mês de maio, pretende ser um contributo para alargar, e aprofundar, o debate acerca dos grandes temas da Economia Social através da participação dos seus protagonistas.
A criação desta revista é um projeto que se destina a reforçar o prosseguimento de dois dos objetivos estatutários da CASES: “Promover o desenvolvimento de ações de divulgação do setor da Economia Social, reforçando a sua visibilidade” e “promover e apoiar a realização de estudos e investigação sobre o setor da Economia Social.”
Ver N.º1
Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.
Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
Mais informações.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8 - [email protected]