Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social
Pelo 7.º ano consecutivo, a CASES lança mais uma edição do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e coletivas que mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a economia social.
Este ano, a edição traz uma novidade, ao incorporar uma nova categoria, Trabalhos Jornalísticos, destinada a galardoar um/a jornalista, de nacionalidade portuguesa, autor/a de trabalho publicado acerca de um tema diretamente associado à economia social.
O Prémio é também uma das iniciativas que a CASES dinamizará em 2018 no tributo a António Sérgio pelo cinquentenário da sua morte. O período de submissão de candidaturas decorre até ao dia 30 de junho.
A revista digital ES pretende ser um contributo para alargar, e aprofundar, o debate acerca dos grandes temas da Economia Social através da participação dos seus protagonistas.
A criação desta revista é um projeto que se destina a reforçar o prosseguimento de dois dos objetivos estatutários da CASES: “Promover o desenvolvimento de ações de divulgação do setor da Economia Social, reforçando a sua visibilidade” e “promover e apoiar a realização de estudos e investigação sobre o setor da Economia Social.”
Ver N.º1
No âmbito das novas competências atribuídas à Cooperativa António Sérgio para a Economia Social na área do Voluntariado, a CASES, promoveu, no passado dia 6 de junho, o Encontro “Os Caminhos do Voluntariado: Enquadramento Legislativo”, que contou com a presença do Senhor Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José António Vieira da Silva, na sessão de abertura.
O Encontro teve como objetivo debater os desafios que se colocam à atividade voluntária, dando particular enfoque ao enquadramento legislativo atual. Entendendo que esta é uma área em que cabe às organizações encontrarem os seus caminhos com o mínimo de interferência por parte do setor público, foram convidados a participar do debate os representantes dos membros da CASES (ANIMAR, CNIS, CONFAGRI, CONFECOOP, União das Misericórdias Portuguesas e União das Mutualidades Portuguesas), da Comissão de Políticas de Voluntariado, da Confederação Portuguesa de Voluntariado, da Entreajuda, do IPAV, para além de personalidades de reconhecido mérito na área.
«(...) a nossa época, portadora de uma crise profunda do sistema capitalista, tendo vindo a revelar, de forma brutal, uma crise de consciência e de valores, é também uma época de novas esperanças e oportunidades para o desenvolvimento humano.», Eduardo Graça, presidente da Direção da CASES, in Jornal de Negócios.
Ver artigo
Arrancou mais uma edição do Programa Impacto Social, que resulta de uma parceria entre a CASES, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Fundação Montepio e a 4Change.
Iniciado em 2013, o Programa Impacto Social envolveu já mais de 265 entidades da economia social, constituindo-se como ecossistema de referência para a gestão de impacto social em Portugal.
As atividades programadas para 2018-2019 decorrerão em sessões de apresentação, nas seguintes datas:
11 de junho, Museu de São Roque (Sala do brasão), Lisboa [inscrições]
Ver apresentação
Não deixe de participar com a sua organização.
Para mais informação consulte www.impactosocial.pt
A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) assinalou no passado dia 22 de maio, o Dia do Autor Português, numa cerimónia que marcou os 93 anos da cooperativa.
A CASES, representada pela Direção, Eduardo Graça, presidente, e Carla Ventura, vice-presidente, recebeu a Medalha de Honra da SPA.
Foram igualmente distinguidos com a Medalha de Honra o historiador Fernando Rosas, o professor universitário e presidente da Academia das Ciências Artur Anselmo, a jornalista e escritora Maria Antónia Palla, a Fundação Champalimaud, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Museu do Aljube, Carlos Tê, Tino Costa e a Associação dos Deficientes das Forças Armadas.
Ver Galeria de Fotos
Realizou-se a Assembleia Geral da Organização Cooperativa dos Países de Língua Portuguesa (OCPLP), no dia 27 de maio, em Maputo, Moçambique. No decorrer dos trabalhos, foram aprovados o Relatório de gestão e contas de 2017, e respetivo parecer do Conselho Fiscal, e o Plano de Atividade e orçamento para 2018/19.
É de assinalar, ainda, a aprovação de uma proposta de candidatura da OCPLP à categoria de Observador Consultivo da CPLP cujo processo será instruído pela direção.
Ver Galeria de fotos
O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), parceiros da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, reuniu, no dia 21 de maio, no Banco de Portugal, em Lisboa, com os cerca de 30 membros da Comissão de Acompanhamento.
Foi feito um balanço das iniciativas realizadas em 2017 e o anúncio das ações planeadas para 2018. Um dos pontos da ordem de trabalhos foi a identificação de novas linhas orientadoras, no que diz respeito ao Protocolo Cooperação para a Formação Financeira no âmbito da Economia Social, celebrado em 2015, tendo sido assinada uma adenda ao referido Protocolo, entre o CNSF e a CASES, representada pela Direção, Eduardo Graça, presidente, e Carla Ventura, vice-presidente.
Mais informações
O Conselho de Ministros aprovou um novo Código das Associações Mutualistas, que se regiam pelo Código de 1990, embora o movimento mutualista tivesse crescido significativamente em número de associações, com a constituição de 15 novas mutualidades, como de associados, que passaram de 720 mil para mais de um milhão.
Pretende-se com o novo regime reforçar a proteção dos consumidores e a garantia do equilíbrio económico e financeiro das instituições e confiança no sector.
O presente Código foi objeto de consulta pública, tendo sido ouvidos os órgãos próprios das Regiões Autónomas, assim como a União das Mutualidades Portuguesas e o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.
Mais informações aqui
25 a 29 junho 2018, UAL - Universidade Autónoma de Lisboa
A Universidade de Verão MONTEPIO – AUTÓNOMA tem o apoio institucional da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e o apoio científico do CEEPS (CIRIEC Portugal).
A segunda edição da Universidade de Verão sobre Economia Social realiza-se em Lisboa, nas instalações da UAL (Rua de Santa Marta, 56) e resulta da colaboração entre uma Mutualidade e uma Cooperativa: a Associação Mutualista Montepio (AMM) e a Cooperativa de Ensino Universitário (CEU), detentora da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL).
A Universidade de Verão Montepio-Autónoma 2018 terá como tema “Economia Social e Proteção Social”, reunindo uma extensa lista de personalidades, académicas e empresariais, ligadas ao sector da economia social e às áreas da segurança social, saúde e ação social.
Mais informações e Inscrições aqui
No dia 7 de julho de 2018, cooperadores de todo o mundo celebrarão o Dia Internacional das Cooperativas sob o lema “Sociedades Sustentáveis através da cooperação”. Pretende-se demonstrar, face aos princípios, valores e estruturas de governança, a sustentabilidade e resiliência cooperativa, bem como a preocupação pela comunidade (sétimo princípio orientador).
Em Portugal, o Dia Internacional das Cooperativas 2018, terá a organização da CONFAGRI.
Mais informações aqui
Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.
Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
Mais informações.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8 - [email protected]