Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social



NEWSLETTER


"Entre a Raiz e a Utopia - escritos sobre António Sérgio e o cooperativismo" de Natália Correia

Terá lugar, no dia 19 de março, pelas 18h30, na Fnac do Chiado (Lisboa), a sessão de lançamento do livro “Entre a Raiz e a Utopia - escritos sobre António Sérgio e o cooperativismo" de Natália Correia. Uma das iniciativas que integra o Tributo a António Sérgio pelo cinquentenário da sua morte.

Ver convite

 

 

 

 


Economia Social em debate no âmbito do Memorando celebrado entre Portugal e Espanha

Decorreu, no passado dia 7 de fevereiro, em Lisboa, uma reunião entre o presidente da Direção da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), Dr. Eduardo Graça, e a Diretora Geral do Trabajo Autónomo, de la Economía Social y de la Responsabilidad Social de las Empresas, de Espanha, D.ª Carmen Casero González.

No âmbito do Memorando de Cooperação e Assistência Técnica em Matéria de Politica Social, Emprego e Segurança Social, celebrado entre os governos de Portugal e Espanha, foram debatidas, no que respeita à economia social, diversas questões de interesse comum, assim como delineados os processos para a concretização das propostas previstas naquele memorando.

Na reunião, participaram também o Jefe de Servicio da Direção geral, D. Miguel Crespo, a vice-presidente da CASES, Dr. ª Carla Ventura, o diretor-geral do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSS), Dr. José Luís Albuquerque, e os dirigentes da Cooperativa António Sérgio, Dr. João Leite, Dr. António Curto, e a Dr.ª Ana Luísa Pereira.


Jornal VivaDouro | Economia social no presente

Consulte aqui, o artigo do Presidente da CASES, Eduardo Graça, na mais recente edição do Jornal VivaDouro. Um artigo que aborda a questão estatística e a cooperação entre Portugal e Espanha.

 

 

 

 


Código de Ética e de Conduta (CEC) da CASES

O Código de Ética e de Conduta (CEC) da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) foi recentemente revisto. Considerando que é um instrumento essencial, quer no âmbito das suas relações internas, quer nas relações externas, a CASES disponibiliza o referido documento aqui.

 

 

 

 

 

 

 


Infocoop n.º 2

O Código Cooperativo, aprovado pela Lei n.º 119/2015, de 31 de agosto, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 66/2017, de 9 de agosto, estabelece no seu artigo 116.º, sob epígrafe “Atos de comunicação obrigatória”, que as cooperativas estão obrigadas a remeter à CASES os seguintes documentos:

a) Cópia dos atos de constituição e de alteração dos estatutos, até 30 dias após o registo;

b) Cópia dos relatórios anuais de gestão e dos documentos anuais de prestação de contas, até 30 dias após a sua aprovação;

c) Cópia do balanço social, quando, nos termos legais, for obrigatória a sua elaboração, até 30 dias após a sua elaboração.

Ora, o não cumprimento, pelas cooperativas, dos mencionados atos de comunicação obrigatória, à CASES, constitui contraordenação punível com coima de €250,00 (duzentos e cinquenta euros) a €2.500,00 (dois mil e quinhentos euros), nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 121.º do referido Código.

Por conseguinte, e de forma a obstar situações de incumprimento, a CASES adverte as cooperativas para o cumprimento, no prazo legalmente estabelecido, dos atos de comunicação obrigatória.


Aliança Cooperativa Internacional (ACI) apresenta tema para o Dia Internacional das Cooperativas 2018

O tema que celebrará o Dia Internacional das Cooperativas de 2018 será “consumo sustentável e produção de bens e serviços". Este evento cooperativo revela-se uma oportunidade para as cooperativas mostrarem o seu sucesso empresarial, e simultaneamente, o respeito pelo ambiente e recursos naturais.

Mais informações

 


Economia Social Internacional

A dinâmica europeia em torno da economia social prossegue em março com a organização de várias conferências importantes.

A 7 de março, em Maribor na Eslovénia, o Governo esloveno organiza uma Conferência sobre ‘O Impulso à Economia social na Europa do Sudeste’, na qual a CASES foi convidada a participar como oradora no painel sobre ‘Ecossistemas favoráveis à economia social: boas práticas’.

No dia seguinte, em Bruxelas, a Associação Internacional da Mutualidade organiza uma Conferência sobre ‘A economia social e o acesso ao mercado interno’, em que intervirão representantes de organizações portuguesas, a Associação Mutualista Montepio e o CIRIEC português. A CASES assistirá à reunião.

Uma semana depois, a 14 de março, em Copenhague, decorrerá uma Conferência coorganizada pela Comissão europeia sobre ‘Como podem os municípios promover o Empreendedorismo social e o Investimento’. Foi dado conhecimento do evento à Associação Nacional dos Municípios Portugueses, que é membro do CNES.


32.º Congresso Internacional do CIRIEC | 30 de maio a 1 de junho de 2018 - Liège (Bélgica)

Estão abertas as inscrições para o 32.º Congresso Internacional do CIRIEC sobre Economia Pública, Social e Cooperativa, dedicado nesta edição, aos desafios da revolução digital.

Inscrições


Casa António Sérgio

Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.

Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Mais informações.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Membros da CASES




 

Animar

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

CNIS

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Confagri

Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L.

 
 

Confecoop

Confederação Cooperativa Portuguesa, C.C.R.L.

UMP

União das Misericórdias   Portuguesas

UMP

União das Mutualidades Portuguesas

 

Contactos

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8 - [email protected]

Arcana by HTML5 UP
NEWSLETTER CASES 2018
NEWSLETTER CASES 2018
NEWSLETTER CASES 2018
NEWSLETTER CASES 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018