Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social



NEWSLETTER


Medida Apoio ao Voluntariado | abertura de candidaturas

No decorrer do mês de outubro será aberto o período de candidaturas ao apoio financeiro às organizações promotoras de voluntariado – inscritas e acreditadas na Plataforma de Voluntariado – para efeitos de pagamento das despesas em que incorram com o seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil dos voluntários que enquadram.

A medida de apoio é dirigida às organizações promotoras de voluntariado que desenvolvam ações de voluntariado de continuidade, no domínio da ação social, e visa estimular o desenvolvimento do voluntariado de continuidade, contribuindo para a promoção da inclusão social dos seus destinatários e para a participação ativa dos cidadãos, através do incremento do número de pessoas e de organizações promotoras envolvidas em ações de voluntariado.

A candidatura deve ser apresentada em www.portugalvoluntario.pt, após publicação do aviso de abertura.

Para mais informação consulte https://www.cases.pt/voluntariado/ ou www.portugalvoluntario.pt


Portugal Voluntário | Vídeo

--------------------------------------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------


Voluntariado, uma prática de cidadania | Jornal de Negócios

Consulte aqui, o artigo de Carla Ventura, Vice-Presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), publicado no Jornal de Negócios.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------- ---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Congresso de Voluntariado do CEV - Centro Europeu de Voluntariado: 25 e 26 de outubro | Bruxelas

Nos próximos dias 25 e 26 de outubro, realiza-se em Bruxelas o Congresso de Voluntariado do Centro Europeu de Voluntariado (CEV), que contará com a participação da CASES.

O CEV é uma rede europeia, composta por mais de 60 organizações dedicadas à promoção e apoio a voluntários e voluntariado na Europa a nível europeu, nacional ou regional. Tem por objetivo promover e apoiar o voluntariado através da partilha de conhecimentos, da capacitação e formação, fazendo chegar as preocupações e prioridades comuns para esta área às instituições da União Europeia.

Mais informações aqui


10.ª Edição do Troféu Português do Voluntariado

Decorre até 15 de outubro o período de candidaturas para a 10.ª Edição do Troféu Português do Voluntariado.

O Troféu Português do Voluntariado é atribuído anualmente pela Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV), mediante candidatura apresentada por organizações privadas com ou sem fins lucrativos, legalmente constituídas e sediadas em território nacional, e entidades públicas nacionais, e tem como finalidades homenagear o trabalho dos voluntários e incentivar a prática do voluntariado.

Mais informações aqui


Setor Cooperativo | Atos de comunicação obrigatória

Encontra-se a decorrer uma ação informativa destinada às Cooperativas, sensibilizando-as para o cumprimento do disposto no art.º 116.º do Código Cooperativo (Atos de comunicação obrigatória), uma vez que estas estão obrigadas a remeter à CASES:

a) Cópia dos atos de constituição e de alteração dos estatutos, até 30 dias após o registo;

b) Cópia dos relatórios anuais de gestão e dos documentos anuais de prestação de contas, até 30 dias após a sua aprovação;

c) Cópia do balanço social, quando, nos termos legais, for obrigatória a sua elaboração, até 30 dias após a sua elaboração.

Esta ação está a ser realizada através do envio de mensagens eletrónicas e de correio tradicional, com o intuito de contribuir para a assunção das boas práticas de organização e de funcionamento destas entidades, razão pela qual esclarece igualmente que constitui contraordenação (Art.º 121.º do mesmo Código), punível com coima de €250,00 (duzentos e cinquenta euros) a €2.500,00 (dois mil e quinhentos euros), a violação, pelas cooperativas, do disposto no mencionado artigo 116.º do Código Cooperativo.

Mais informações aqui


CASES | Programas de Apoio - Execução


Programa Nacional de Microcrédito: Portugueses entre os 30 e 45 anos são os que mais procuram criar o próprio emprego

Entre janeiro e agosto de 2018, e no âmbito da atividade desenvolvida no Programa Nacional de Microcrédito (PNM), foram validados 171 projetos de investimento que se traduzem num valor global de cerca de 3 milhões de euros, sendo o valor médio de investimento por operação de 17,5 mil euros.

Os referidos projetos de investimento validados representam uma intenção de criação de 249 postos de trabalho, sendo o investimento médio por posto de trabalho de 12 mil euros.

Mais informações aqui


Social Investe: Operações enquadradas atingem um valor de 2.8 milhões de euros

No âmbito da atividade desenvolvida no Programa SOCIAL INVESTE, entre janeiro e agosto de 2018, foram emitidas 7 declarações de elegibilidade, tendo a Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua enquadrado 2 novas operações no valor global de 105 mil euros e tendo sido contratadas 3 operações no valor total de 170 mil euros. Globalmente (desde 2013), foram enquadradas pela SPGM 41 operações no valor total de 2,8 milhões de euros, o que corresponde a um valor médio por operação de 69 mil euros.

Mais informações aqui


Tributo a António Sérgio | Jornal Viva Douro

Em destaque, na edição de setembro do jornal VivaDouro, o artigo do Presidente da CASES, Eduardo Graça, acerca do Tributo a António Sérgio pelo cinquentenário da sua morte.

Ver artigo

 

 

 


Uma história das organizações – A Economia Social em movimento

“Uma história das organizações – A Economia Social em movimento” é o título do novo livro dos historiadores Álvaro Garrido e David Pereira.

Com prefácio de Eduardo Graça, Presidente da CASES, esta obra oferece um conhecimento histórico inédito sobre as organizações da Economia Social em Portugal. Este livro analisa-as no terreno onde atuam, nas suas relações institucionais e jurídicas, sem ignorar as tensões políticas e os movimentos sociais.

«A Economia Social é uma ideia humanista e militante que nasceu da confluência entre propósitos de moralização do corpo social e de transformação progressista do sistema capitalista. Apesar da generosidade das suas próprias utopias, a Economia Social não pode ser apenas uma expressão conveniente e sobranceira, julgando que a sua natureza lendária e a dimensão ética que lhe está associada valem por si próprias.»

Uma edição da Tinta da China que conta com o apoio da CASES.

Livro disponível aqui


ECONOMIA SOCIAL INTERNACIONAL | AGENDA

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

BILBAO 2018
Fórum Mundial sobre Economia Social
SITE
PROGRAMA
1 a 3 de outubro de 2018
Euskalduna Conference Center Bilbao
Bilbao, Spain

Assembleia Geral da ALIANÇA COOPERATIVA INTERNACIONAL
21 de outubro de 2018
Buenos Aires, Argentina

V CIMEIRA COOPERATIVA DAS AMÉRICAS
“El Cooperativismo en la hora de los desafíos globales”
SITE
23 a 26 de outubro de 2018
Buenos Aires, Argentina


ANIMAR | 25 anos ao serviço do Desenvolvimento Local

A 17 de setembro de 1993 nascia a Animar, a 1ª organização em rede que contribuiu para a criação do movimento do Desenvolvimento Local em Portugal.

Ver aqui mensagem da Direção da ANIMAR


Dia Municipal para a Igualdade | 24 de outubro 2018

Desde 2010, que centenas de entidades da economia social, escolas e autarquias de todo o país, assinalam esta data promovendo iniciativas diversas no âmbito da igualdade. Esta é uma iniciativa cidadã, um compromisso coletivo que pretende envolver toda a comunidade.

Este ano, concertando o Dia Municipal para a Igualdade com a iniciativa Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social, sugere-se que as iniciativas possam ser consideradas de 17 a 24 de outubro, numa semana nacional pelo Combate às Desigualdades e Erradicação da Pobreza.

Inscrição de iniciativas aqui

Mais informações aqui


Casa António Sérgio

Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.

Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Mais informações.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Membros da CASES




 

Animar

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

CNIS

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Confagri

Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L.

 
 

Confecoop

Confederação Cooperativa Portuguesa, C.C.R.L.

UMP

União das Misericórdias   Portuguesas

UMP

União das Mutualidades Portuguesas

 

Contactos

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8 - [email protected]

Arcana by HTML5 UP
NEWSLETTER CASES 2018
NEWSLETTER CASES 2018
NEWSLETTER CASES 2018
NEWSLETTER CASES 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018
CASES DIGITAL 2018