Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social
No decorrer do mês de outubro será aberto o período de candidaturas ao apoio financeiro às organizações promotoras de voluntariado – inscritas e acreditadas na Plataforma de Voluntariado – para efeitos de pagamento das despesas em que incorram com o seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil dos voluntários que enquadram.
A medida de apoio é dirigida às organizações promotoras de voluntariado que desenvolvam ações de voluntariado de continuidade, no domínio da ação social, e visa estimular o desenvolvimento do voluntariado de continuidade, contribuindo para a promoção da inclusão social dos seus destinatários e para a participação ativa dos cidadãos, através do incremento do número de pessoas e de organizações promotoras envolvidas em ações de voluntariado.
A candidatura deve ser apresentada em www.portugalvoluntario.pt, após publicação do aviso de abertura.
Para mais informação consulte https://www.cases.pt/voluntariado/ ou www.portugalvoluntario.pt
--------------------------------------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------
Consulte aqui, o artigo de Carla Ventura, Vice-Presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), publicado no Jornal de Negócios.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------- ---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nos próximos dias 25 e 26 de outubro, realiza-se em Bruxelas o Congresso de Voluntariado do Centro Europeu de Voluntariado (CEV), que contará com a participação da CASES.
O CEV é uma rede europeia, composta por mais de 60 organizações dedicadas à promoção e apoio a voluntários e voluntariado na Europa a nível europeu, nacional ou regional. Tem por objetivo promover e apoiar o voluntariado através da partilha de conhecimentos, da capacitação e formação, fazendo chegar as preocupações e prioridades comuns para esta área às instituições da União Europeia.
Mais informações aqui
Decorre até 15 de outubro o período de candidaturas para a 10.ª Edição do Troféu Português do Voluntariado.
O Troféu Português do Voluntariado é atribuído anualmente pela Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV), mediante candidatura apresentada por organizações privadas com ou sem fins lucrativos, legalmente constituídas e sediadas em território nacional, e entidades públicas nacionais, e tem como finalidades homenagear o trabalho dos voluntários e incentivar a prática do voluntariado.
Mais informações aqui
Encontra-se a decorrer uma ação informativa destinada às Cooperativas, sensibilizando-as para o cumprimento do disposto no art.º 116.º do Código Cooperativo (Atos de comunicação obrigatória), uma vez que estas estão obrigadas a remeter à CASES:
a) Cópia dos atos de constituição e de alteração dos estatutos, até 30 dias após o registo;
b) Cópia dos relatórios anuais de gestão e dos documentos anuais de prestação de contas, até 30 dias após a sua aprovação;
c) Cópia do balanço social, quando, nos termos legais, for obrigatória a sua elaboração, até 30 dias após a sua elaboração.
Esta ação está a ser realizada através do envio de mensagens eletrónicas e de correio tradicional, com o intuito de contribuir para a assunção das boas práticas de organização e de funcionamento destas entidades, razão pela qual esclarece igualmente que constitui contraordenação (Art.º 121.º do mesmo Código), punível com coima de €250,00 (duzentos e cinquenta euros) a €2.500,00 (dois mil e quinhentos euros), a violação, pelas cooperativas, do disposto no mencionado artigo 116.º do Código Cooperativo.
Mais informações aqui
Entre janeiro e agosto de 2018, e no âmbito da atividade desenvolvida no Programa Nacional de Microcrédito (PNM), foram validados 171 projetos de investimento que se traduzem num valor global de cerca de 3 milhões de euros, sendo o valor médio de investimento por operação de 17,5 mil euros.
Os referidos projetos de investimento validados representam uma intenção de criação de 249 postos de trabalho, sendo o investimento médio por posto de trabalho de 12 mil euros.
Mais informações aqui
No âmbito da atividade desenvolvida no Programa SOCIAL INVESTE, entre janeiro e agosto de 2018, foram emitidas 7 declarações de elegibilidade, tendo a Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua enquadrado 2 novas operações no valor global de 105 mil euros e tendo sido contratadas 3 operações no valor total de 170 mil euros. Globalmente (desde 2013), foram enquadradas pela SPGM 41 operações no valor total de 2,8 milhões de euros, o que corresponde a um valor médio por operação de 69 mil euros.
Mais informações aqui
Em destaque, na edição de setembro do jornal VivaDouro, o artigo do Presidente da CASES, Eduardo Graça, acerca do Tributo a António Sérgio pelo cinquentenário da sua morte.
Ver artigo
“Uma história das organizações – A Economia Social em movimento” é o título do novo livro dos historiadores Álvaro Garrido e David Pereira.
Com prefácio de Eduardo Graça, Presidente da CASES, esta obra oferece um conhecimento histórico inédito sobre as organizações da Economia Social em Portugal. Este livro analisa-as no terreno onde atuam, nas suas relações institucionais e jurídicas, sem ignorar as tensões políticas e os movimentos sociais.
«A Economia Social é uma ideia humanista e militante que nasceu da confluência entre propósitos de moralização do corpo social e de transformação progressista do sistema capitalista. Apesar da generosidade das suas próprias utopias, a Economia Social não pode ser apenas uma expressão conveniente e sobranceira, julgando que a sua natureza lendária e a dimensão ética que lhe está associada valem por si próprias.»
Uma edição da Tinta da China que conta com o apoio da CASES.
Livro disponível aqui
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
BILBAO 2018
Fórum Mundial sobre Economia Social
SITE
PROGRAMA
1 a 3 de outubro de 2018
Euskalduna Conference Center Bilbao
Bilbao, Spain
Assembleia Geral da ALIANÇA COOPERATIVA INTERNACIONAL
21 de outubro de 2018
Buenos Aires, Argentina
V CIMEIRA COOPERATIVA DAS AMÉRICAS
“El Cooperativismo en la hora de los desafíos globales”
SITE
23 a 26 de outubro de 2018
Buenos Aires, Argentina
A 17 de setembro de 1993 nascia a Animar, a 1ª organização em rede que contribuiu para a criação do movimento do Desenvolvimento Local em Portugal.
Ver aqui mensagem da Direção da ANIMAR
Desde 2010, que centenas de entidades da economia social, escolas e autarquias de todo o país, assinalam esta data promovendo iniciativas diversas no âmbito da igualdade. Esta é uma iniciativa cidadã, um compromisso coletivo que pretende envolver toda a comunidade.
Este ano, concertando o Dia Municipal para a Igualdade com a iniciativa Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social, sugere-se que as iniciativas possam ser consideradas de 17 a 24 de outubro, numa semana nacional pelo Combate às Desigualdades e Erradicação da Pobreza.
Inscrição de iniciativas aqui
Mais informações aqui
Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.
Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
Mais informações.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8 - [email protected]