Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social



NEWSLETTER


Sessão Pública de Apresentação | Conta Satélite da Economia Social e Inquérito ao Trabalho Voluntário – 19 de julho - INE

A Sessão Pública de Apresentação – “Conta Satélite da Economia Social e Inquérito ao Trabalho Voluntário”, terá lugar na Sede do INE (Salão Nobre), na Av. António José de Almeida, em Lisboa, no dia 19 de julho de 2019, pelas 09H30, e contará com a presença do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva.

Programa

Convite

Solicita-se confirmação de presença, até ao dia 17 de julho, para: [email protected] / Telefone: 21 387 80 46


Voluntariado | Medidas de apoio financeiro para um Voluntariado mais qualificado e responsável

Encontram-se abertas as candidaturas para a medida de Apoio ao Voluntariado e para a medida Formação e sensibilização para um voluntariado de continuidade.

A medida Apoio ao Voluntariado consiste na atribuição de um apoio financeiro às organizações promotoras de voluntariado, que desenvolvam ações de voluntariado de continuidade no domínio da ação social, para fazerem face às despesas em que incorrem com os seguros de acidentes pessoais e responsabilidade civil dos voluntários que enquadram.

Com uma dotação orçamental de 1,5 milhões de euros, as candidaturas deverão ser apresentadas, até dia 31 de dezembro, pelas Organizações Promotoras de Voluntariado em www.portugalvoluntario.pt.

A medida de apoio à Formação e sensibilização para um voluntariado de continuidade visa promover a qualificação do trabalho voluntário, na componente de capacitação dos voluntários e das organizações promotoras de ações de voluntariado.

O período de candidaturas tem uma dotação orçamental de 1,7 milhões de euros e decorre até ao dia 4 de setembro de 2019, nos termos do Aviso POISE-35-2019-16, sendo elegíveis para esta linha de financiamento:

– Ações de formação e de sensibilização para voluntários (promoção do voluntariado de continuidade e informação dos direitos e deveres dos voluntários); – Ações de sensibilização para entidades da economia social (promoção do apoio voluntário, reconhecimento do trabalho voluntário e gestão de voluntários), realizadas nas regiões Norte, Centro e Alentejo.

Cofinanciadas pelo Portugal 2020, estas medidas concorrem para uma maior qualificação e dinamismo do exercício do voluntariado, possibilitando não só uma prática mais responsável, mas também, uma maior consolidação e expansão desta que é uma das mais nobres atividades sociais.

Não perca esta oportunidade.


Voluntariado – Pessoas comuns, tarefas extraordinárias | Jornal VivaDouro

A última edição do jornal VivaDouro já se encontra disponível. -----------------------------------------------------------------------------

Em destaque, o artigo da Vice-Presidente da CASES, Carla Ventura, acerca do Voluntariado em Portugal.

Ver Artigo


Síntese Legislativa | junho de 2019

Já está disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente a junho de 2019.-----------------------------------------------------------------------------------

Para a consultar, clique aqui

------------------------------------------------------------------------------------------------------


Setor Cooperativo | Emissão de credencial cooperativa (1.º semestre)

No primeiro semestre de 2019 foram emitidas 649 credenciais no âmbito do Código Cooperativo – “Artigo 116.º - Atos de comunicação obrigatória” e “117.º - Credenciação”.

Face ao mesmo período do ano de 2018 verifica-se um aumento de 37% no número de credenciais emitidas.

Chama-se a atenção de todas as cooperativas que constitui contraordenação (Art.º 121.º do mesmo Código), punível com coima de €250,00 a €2.500,00, a violação, pelas cooperativas, do disposto no mencionado artigo 116.º do Código Cooperativo.

Mais informações aqui


Exposição Sérgio´19

Sérgio ’19, uma das iniciativas integradas no “Tributo a António Sérgio” pelo cinquentenário da sua morte é uma exposição documental; a visão de conjunto – da vida, obra e ideias de António Sérgio – será construída por cada visitante a partir de todos os elementos;

Todos os documentos expostos são originais – não se utilizaram reproduções. Os documentos pertencem ao Arquivo António Sérgio, situado na Casa António Sérgio, que é parte integrante da estrutura da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.

Tendo em conta o conceito itinerante da exposição, será inaugurada, no dia 11 de julho, pelas 14H30, no IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, em Lisboa, Sérgio´19.

No endereço http://www.sergio19.net estão disponíveis todos os documentos que fazem parte da exposição.


Economia Social Internacional | Conferência - O papel da Economia social na região mediterrânica

A União para o Mediterrâneo em conjunto com a CEPES e a agência alemã de cooperação para o desenvolvimento, organiza em Barcelona, a 5 de julho, uma conferência sobre o papel da Economia social na região mediterrânica.

A CASES apoia a realização do evento no intuito de alargar o peso da Economia Social na região, e uma maior consciencialização dos atores públicos e privados para a realidade e potencialidades do setor.

Programa


Economia Social Internacional | Cimeira - Pacto para o Impacto da Economia Social e Inclusiva

A presidência francesa do Comité de Monitorização da Declaração do Luxemburgo, que agrupa os Governos que apoiam na Europa a economia social, organiza em Paris, a 10 e 11 de julho, uma Cimeira alargada a países de fora da União Europeia, a que chamou Pacto para o Impacto da Economia Social e Inclusiva. Como atingir pela Economia Social os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, que impacto territorial têm as organizações de Economia Social, que redes devem estabelecer, e que quadros institucional e financeiro as devem acolher, são alguns dos objetivos do evento, que pretende fazer aprovar um Manifesto final pelos Ministros presentes.

Programa


Casa António Sérgio

Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.

Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Mais informações.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Membros da CASES




 

Animar

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

CNIS

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Confagri

Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L.

 
 

Confecoop

Confederação Cooperativa Portuguesa, C.C.R.L.

UMP

União das Misericórdias   Portuguesas

UMP

União das Mutualidades Portuguesas

 

Contactos

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8