Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social



NEWSLETTER


Candidaturas Abertas | Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2019


Mais informações




Revista ES - Leituras & Debates - Número 5 (maio 2019)


Mais informações



Formação e sensibilização para um voluntariado de continuidade | Candidaturas abertas

Encontra-se aberto o período de candidaturas à medida Formação e sensibilização para um voluntariado de continuidade que visa promover a qualificação do trabalho voluntário, na componente de capacitação dos voluntários e das organizações promotoras de ações de voluntariado.

Financiada pelo Portugal 2020, a medida Formação Sensibilização para um Voluntariado de Continuidade, integrada no eixo 2. do PO ISE, tem como ações elegíveis:

- Ações de formação e de sensibilização para voluntários, tendo em vista a promoção do voluntariado de continuidade e para informação dos direitos e deveres dos voluntários;

- Ações de sensibilização para entidades da economia social, tendo em vista a promoção do apoio voluntário, da sua importância e das suas vantagens nas atividades diárias destas entidades, que deverão ser apresentadas em conjunto e de forma integrada.

As ações deverão ser definidas a partir dos referenciais de formação e de sensibilização disponíveis no site da CASES, https://www.cases.pt/voluntariado/, e na Plataforma Portugal Voluntário, em www.portugalvoluntario.pt.

Podem candidatar-se a esta linha de financiamento pessoas coletivas de direito público pertencentes à administração local, devendo as ações ter como destinatários quer potenciais voluntários, quer trabalhadores das entidades da economia social. As entidades da economia social destinatárias deverão estar inscritas e acreditadas na Plataforma Portugal Voluntário.

O período de candidaturas tem uma dotação orçamental de 1,7 milhões de euros e decorre das 9h do dia 07de junho até dia 4 de setembro de 2019, nos termos do Aviso POISE-35-2019-16, sendo elegíveis as ações realizadas nas regiões Norte, Centro e Alentejo.

Candidate-se no Balcão 2020.
Não perca a oportunidade de concorrer para a qualificação e dinamização do voluntariado, um dos mecanismos mais promissores de solidariedade social.


Síntese Legislativa | maio de 2019

Já está disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente a maio de 2019.-----------------------------------------------------------------------------------

Para a consultar, clique aqui

------------------------------------------------------------------------------------------------------


Setor Cooperativo | Emissão de credencial cooperativa

Até ao final do mês de maio foram emitidas 549 credenciais no âmbito do Código Cooperativo – “Artigo 116.º - Atos de comunicação obrigatória”.

Face ao mesmo período do ano de 2018 verifica-se um aumento de 130% no número de credenciais emitidas.

Chama-se a atenção de todas as cooperativas que constitui contraordenação (Art.º 121.º do mesmo Código), punível com coima de €250,00 a €2.500,00, a violação, pelas cooperativas, do disposto no mencionado artigo 116.º do Código Cooperativo.

Mais informações aqui


Dia Internacional das Cooperativas 2019 | 6 de julho

O Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas é celebrado anualmente com o objetivo de sublinhar as contribuições do movimento cooperativo para resolver os principais problemas enfrentados pelas Nações Unidas e para fortalecer e ampliar as parcerias entre o movimento cooperativo internacional e outros atores.

Dada a crescente desigualdade de hoje, o aumento da insegurança no emprego e altos níveis de desemprego, particularmente entre os jovens, o tema de 2019 #Coopsday foi escolhido para apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - “Desenvolvimento inclusivo e trabalho decente”.

Em Portugal, este evento anualmente organizado pela CONFECOOP – Confederação Cooperativa Portuguesa. CCRL e pela CONFAGRI - Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL, com o apoio da CASES – Cooperativa António Sérgio para Economia Social. CIPRL, terá lugar em Coimbra, pelas 14h30, nas instalações da cooperativa Plural.

Uma cerimónia que contará com a presença, entre outras personalidades, do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva.

Programa

Inscrições


Programa Nacional de Microcrédito | Jornal de Negócios

Em destaque, o artigo do Presidente da CASES, Eduardo Graça, acerca do SOU MAIS - Programa Nacional de Microcrédito (PNM).

Ver artigo

------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------


Economia Social Internacional | Comité Económico e Social da EU

O Comité Económico e Social da União Europeia (CESE) acaba de adotar o relatório do Vice-Presidente da Social Economy Europe e responsável pelo grupo economia social do CESE. O Sr. Alain Coheur.

Intitulado ‘O contributo das empresas de economia social para uma Europa mais coesa e democrática’, o relatório mantém a orientação dos conselheiros de não deixarem cair a sua posição de longos anos da importância da economia social no mercado único e no reforço do pilar social europeu.

O relatório enfatiza as especificidades organizativas do modelo de empresa de economia social face ao modelo tradicional de empresa, o seu contributo para a coesão territorial e social e para a inovação económica e social.

Parecer PT

Dictamen ES

StellungNahme

DEOpinion EN

Avis approuvé FR


11.ª Edição da Pós-Graduação em Economia Social | FEUC

Encontra-se aberta, até ao próximo dia 15 de julho de 2019, a primeira fase das candidaturas de Acesso à Pós-Graduação em Economia Social – Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade para o ano letivo 2019/2020.

Este curso é promovido, no quadro da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, pelo respetivo Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social (CECES/FEUC), o qual desde 1981 se ocupa do cooperativismo e que, desde os meados dos anos 90, estendeu o âmbito da sua atividade à economia social no seu todo.

Pode também descarregar o folheto desta edição aqui, bem como a brochura do CECES.

As candidaturas são feitas online. Poderá encontrar mais informações na página web do CECES.

Se quiser obter algum esclarecimento adicional ou mais informações sobre o curso e o seu funcionamento, não deixe de contactar a Escola de Estudos Avançados da FEUC ([email protected] | Telef. +239 790 501/510).


Mestrado em Gestão e Regime Jurídico-Empresarial da Economia Social | ISCAP

Tendo em conta a necessidade de profissionalização do setor da Economia Social e da formação de colaboradores capazes de darem resposta aos desafios de um setor em crescimento e permanente transformação, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) criou uma oferta formativa integrada e especializada que contempla o Mestrado em Gestão e Regime Jurídico-Empresarial da Economia Social, e que conta com a parceria da CASES.

O Mestrado em Gestão e Regime Jurídico-Empresarial da Economia Social visa responder às exigências económico-sociais que se colocam ao setor da Economia Social, através de uma abordagem inovadora e multidisciplinar de gestão, jurídica, contabilística, económica, de aplicação de novas tecnologias e de marketing.

Mais informações aqui


Casa António Sérgio

Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.

Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Mais informações.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Membros da CASES




 

Animar

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

CNIS

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Confagri

Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L.

 
 

Confecoop

Confederação Cooperativa Portuguesa, C.C.R.L.

UMP

União das Misericórdias   Portuguesas

UMP

União das Mutualidades Portuguesas

 

Contactos

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8