Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social



 
 
   

NEWSLETTER


Edição digital | Conta Satélite da Economia Social + Inquérito ao Trabalho Voluntário

Já se encontra disponível a edição digital do volume bilingue (Português / Inglês), contendo os dados da Conta Satélite da Economia Social 2016 e do Inquérito ao Trabalho Voluntário 2018.

Aceda à publicação aqui

-------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

 


VIII Edição | Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2019

A Cerimónia Pública da 8.ª edição do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, terá lugar, no dia 4 de fevereiro de 2020, no Teatro Thalia, em Lisboa, data que assinala a celebração do 10.º aniversário da criação da CASES.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

 

 


Inauguração da exposição “Sérgio’19” | Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto

A inauguração da exposição Sérgio ’19 teve lugar no dia 10 de outubro, pelas 18h30, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto.

A cerimónia de abertura contou com as intervenções do Presidente da Direção da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, Eduardo Graça, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e com a atuação do Tenor João Miguel Gonçalves acompanhado ao piano pelo Professor Jairo Grossi.

 

 

A exposição “Sérgio ’19” estará patente ao público no átrio da Câmara do Porto, até dia 6 de dezembro, convidando a conhecer melhor a vida e obra do pensador, escritor, pedagogo e “pai” do cooperativismo português.

Mais informações e Galeria de Fotos


# S e r S é r g i o - “ Ler, Pensar, Criar: conhecer e viver António Sérgio ”


# S e r S é r g i o - “ Ler, Pensar, Criar: conhecer e viver António Sérgio ” dá o mote a uma série de iniciativas paralelas, ilustrativas da personalidade de António Sérgio enquanto intelectual, doutrinador e político, que se inserem nas celebrações evocativas (Tributo) do cinquentenário da sua morte, a 24 de janeiro de 1969.

Conferências, workshops e visitas guiadas, irão realizar-se, no Porto, à margem da Exposição Sérgio´19, durante os meses de novembro e dezembro.

Trata-se de uma iniciativa conjunta da CASES, Câmara Municipal do Porto e DGESTE - Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, cuja programação final será brevemente anunciada.


Síntese Legislativa | outubro de 2019

Já está disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente ao mês de outubro de 2019. ----------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 


Inquérito ao Trabalho Voluntário – Jornal VivaDouro

A última edição do jornal VivaDouro já se encontra disponível.

Em destaque, o artigo da Vice-Presidente da CASES, Carla Ventura, acerca do Inquérito ao Trabalho Voluntário. ----------------------------------

Ver Artigo

 


Guia Prático da Economia Social *Y.ES | SIM. À Economia Social


A economia social integra um vasto conjunto de entidades, com personalidade jurídica diversa, democraticamente organizadas, criadas para satisfazer as necessidades dos seus membros, que produzem bens ou serviços sem finalidade lucrativa.

O setor da economia social, constitucionalmente consagrado, carateriza-se, assim, por uma forte diversidade, sendo constituído, designadamente, por associações, cooperativas, fundações, misericórdias e mutualidades.

Este setor tem contribuído para a coesão social, combatendo o desemprego, a instabilidade laboral, bem como a exclusão social entre os grupos mais vulneráveis, através do desenvolvimento de diversas atividades..

A utilidade social destas entidades decorre também dos seus valores e princípios, assentes na promoção da pessoa humana e das comunidades, através de práticas de cooperação, de solidariedade e de justiça social.

 

Este Guia Prático pretende divulgar o setor da economia social, demonstrando a riqueza e diversidade das entidades que o constituem e das atividades por elas desenvolvidas, reunindo informação útil sobre o seu universo, as suas especificidades, bem como sobre os procedimentos de constituição e de reconhecimento das suas entidades.

Boa leitura!

Guia

*O Y.ES é um projeto desenvolvido pela CASES, em conjunto com os seus membros, com o objetivo de promover o setor da Economia Social.


ECONOMIA SOCIAL INTERNACIONAL | AGENDA

BRUXELAS | 18 de novembro
Conferência final do projeto Buying for Social Impact (BSI)
+ info

 

LISBOA | 18 e 19 de novembro
X Colóquio Ibérico de Economia Social do CIRIEC | I Colóquio Internacional de Economia Social da Fundação INATEL ---------
+ info

 

BARCELONA | 22 de novembro
II Fórum Mediterrâneo da Economia Social
+ info

 

TORRES VEDRAS | 22 de novembro
Evento das Regiões Europeias da Economia Social (ESER) e Fórum de Impacto Social
+ info

 

ESTRASBURGO | 27 de novembro
Dia Europeu das Empresas de Economia Social
+ info


XI edição da Academia de Economia Social e Solidária da OIT

Na semana de 14 a 18 de outubro, a CASES participou, em Madrid, na XI edição da Academia de Economia Social e Solidária da OIT com o título "The Social Economy in the Future of Work", promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério Espanhol do Trabalho, Migração e Segurança Social, em colaboração com a CEPES - Confederación Empresarial Española de la Economía Social.

A XI Academia da OIT visou debater o papel das entidades da Economia Social e Solidária no futuro do trabalho, tendo sido unânime a constatação de que este sector é encarado como uma importante fonte de crescimento económico e de criação de empregos, capaz de gerar trabalho decente, emprego produtivo e melhores padrões de vida para todos.

As principais tendências atuais abordadas com impactos para o trabalho, em particular, e as economias, em geral, foram: envelhecimento; aumento de população nos países com maiores taxas de desemprego; aumento da terciarização; evolução tecnológica/automatização; globalização e localização. Estas tendências, de uma maneira geral, têm contribuído (ou irão contribuir) para a polarização das condições de trabalho, rendimentos e disparidades sociais. Contudo, criam simultaneamente oportunidades únicas para o sector da Economia Social e Solidária (SESS) que, pelas suas características únicas (centrado nas pessoas, sem fins lucrativos, intensivo em trabalho, etc.) poderá surgir como uma solução aos desafios que se avizinham (estando mesmo em muitos casos já a atuar nesse sentido).

Foi destacado o papel das organizações do sector da SESS em momentos de crise, altura em que têm demonstrado maior resiliência, criando mais emprego nesses momentos que o resto da economia e apresentando soluções inovadoras; e amplamente discutido o papel-chave da Economia Social para alcançar todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, em particular o objetivo oitavo – “Trabalho decente e crescimento económico”.

Foi ainda por diversas vezes referida a necessidade de existência de informação completa, regular e comparável sobre o sector, tendo sido citada a Conta Satélite da Economia Social Portuguesa como um exemplo a seguir; também referida a necessidade de melhorar a regulamentação e o apoio público ao setor da Economia Social, devendo a OIT e outras organizações internacionais ter um papel de destaque nesta matéria.


Grupo de Peritos da Comissão Europeia sobre Economia Social e Empresa Social (GECES)

Decorreu no dia 22 de outubro, na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, a reunião do Grupo de Peritos da Comissão Europeia sobre Economia Social e Empresa Social (GECES). Desta reunião destacamos a apresentação de dois estudos:

 

Estudo de Mapeamento de Ecossistemas de Empresas Sociais na Europa


Resultados do Estudo de Mapeamento de Ecossistemas de Empresas Sociais na Europa, elaborado pelo EURICSE (Instituto Europeu de Investigação sobre cooperativas e empresas sociais) e que será publicado em breve pela Comissão Europeia.

O estudo é baseado nos diferentes relatórios de país, podendo o de Portugal, da autoria de Sílvia Ferreira, ser consultado aqui. Em termos genéricos, o estudo relativo a Portugal estima a existência de 7.938 empresas sociais, empregando 145.734 trabalhadores, desempenhando um papel central especialmente no fornecimento de serviços sociais em cooperação com a administração pública.

Para o futuro, os stakeholders afirmam que as empresas sociais irão desempenhar um papel cada vez mais relevante nas atividades de bem-estar social, particularmente graças às novas gerações que estão a tentar encontrar soluções inovadoras e sustentáveis para as crescentes necessidades sociais – especialmente na saúde e segurança social - após os anos de austeridade.

 

Estudo Cooperação entre empresas tradicionais e empresas da economia social


Estudo Cooperação entre empresas tradicionais e empresas da economia social, que teve por base a atividade da Social Business Iniciative e que pode ser consultado aqui. Os objetivos do estudo foram providenciar recomendações para apoiar a cooperação entre estes dois tipos de empresa. Foram investigados os diferentes padrões de cooperação (filantrópicos, transacionais, integrativos ou transformativos) e identificadas as melhores as práticas nos Estados Membros e a nível empresarial. O estudo também faz a comparação das tendências europeias e de países terceiros selecionados, e desenvolve um modelo para avaliar o impacto social e melhorar tipos específicos de cooperação.

Refira-se ainda a apresentação das ações desenvolvidas pela Comissão para o setor, que assentam em cinco pilares:

1) acesso a financiamento – do qual se destaca a possibilidade de financiamento do sector através do Programa InvestUE, em preparação para 2021-2026;

2) acesso a mercados - destacando-se a inclusão de cláusulas sociais nos procedimentos de contratação pública da UE;

3) melhoria das condições estruturais – realçando-se o programa de redução do desemprego jovem e a criação de cooperativas, lançado na primavera de 2019;

4) Inovação Social, tecnologias e novos modelos de negócio – do qual se destaca da criação de uma plataforma europeia para responder a desafios sociais;

5) Dimensão internacional – realçando-se a parceria entre a Comissão e Aliança Cooperativa Internacional para a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


Expert workshop | "Statistics on the SSE"

Decorreu no dia 4 de novembro, no Comité Económico e Social Europeu (CESE), em Bruxelas, o expert workshop intitulado "Statistics on the SSE", evento co-organizado por várias organizações internacionais com competência no âmbito do Setor da Economia Social (SES), que contou com a participação da CASES, e que visou debater o presente e o futuro da produção de estatísticas neste setor, e dos limites e oportunidade nas várias abordagens.

Constata-se que cada vez mais países procuram dar corpo ao SES através de estatísticas nacionais, mas foi unânime que existe ainda enorme carência de informação, tendo sido apontadas como razões principais a inexistência de recolha sistemática de informação, a falta de coordenação entre os diferentes stakeholders, e, sobretudo, as visões conflituantes em termos conceptuais.

Nesse sentido, concluiu-se ser fundamental estabelecer limites que permitam uma perspetiva comum do SES. Contudo, foi fortemente salientada a necessidade de que esses limites permitam acomodar as idiossincrasias nacionais e a evolução a que o sector está, e estará, sujeito.

Destaca-se a apresentação realizada por Cristina Ramos (INE – Instituto Nacional de Estatística) relativamente à Conta Satélite da Economia Social (CSES) portuguesa, cuja perspetiva modular foi muito elogiada.

A parceria entre a CASES e o INE foi apontada como um modelo de sucesso a seguir e como a causa para a proximidade metodológica e conceptual da CSES à realidade e necessidades do sector em Portugal.


A Valorização do Território: A Economia Circular na Economia Social

A Associação Portuguesa de Management tem vindo a realizar, ao longo dos últimos treze anos, as Jornadas Cooperativas. Nesta décima quarta edição, sem perder de vista o setor Cooperativo e a sua importância, será dado, às Jornadas, um carácter mais abrangente e criador de sinergias, potenciando as condições locais no interesse das populações.

Este encontro, subordinado ao tema "A Valorização do Território: A Economia Circular na Economia Social", terá lugar no dia 16 de novembro, no Museu do Vinho, em S. João da Pesqueira.

Um evento que contará com a participação da CASES, no Painel: " Apresentação da Conta Satélite da Economia Social ".

Mais informações aqui


11.ª Edição da Pós-Graduação em Economia Social – FEUC (2.ª Fase)

Encontra-se aberta, até ao próximo dia 6 de janeiro de 2020, a segunda fase das candidaturas de Acesso à Pós-Graduação em Economia Social – Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade para o ano letivo 2019/2020.

Este curso é promovido, no quadro da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, pelo respetivo Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social (CECES/FEUC), o qual desde 1981 se ocupa do cooperativismo e que, desde os meados dos anos 90, estendeu o âmbito da sua atividade à economia social no seu todo.

Mais informações aqui


Casa António Sérgio

Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.

Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Mais informações

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Membros da CASES




 

Animar

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

CNIS

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Confagri

Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L.

 
 

Confecoop

Confederação Cooperativa Portuguesa, C.C.R.L.

UMP

União das Misericórdias   Portuguesas

UMP

União das Mutualidades Portuguesas

 

Contactos

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8