Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social



NEWSLETTER


Lançamento | Guia Prático da Economia Social
*Y.ES | SIM. À Economia Social


A economia social integra um vasto conjunto de entidades, com personalidade jurídica diversa, democraticamente organizadas, criadas para satisfazer as necessidades dos seus membros, que produzem bens ou serviços sem finalidade lucrativa.

O setor da economia social, constitucionalmente consagrado, carateriza-se, assim, por uma forte diversidade, sendo constituído, designadamente, por associações, cooperativas, fundações, misericórdias e mutualidades.

Este setor tem contribuído para a coesão social, combatendo o desemprego, a instabilidade laboral, bem como a exclusão social entre os grupos mais vulneráveis, através do desenvolvimento de diversas atividades.

A utilidade social destas entidades decorre também dos seus valores e princípios, assentes na promoção da pessoa humana e das comunidades, através de práticas de cooperação, de solidariedade e de justiça social.

 

Este Guia Prático pretende divulgar o setor da economia social, demonstrando a riqueza e diversidade das entidades que o constituem e das atividades por elas desenvolvidas, reunindo informação útil sobre o seu universo, as suas especificidades, bem como sobre os procedimentos de constituição e de reconhecimento das suas entidades.

Boa leitura!

Guia

*O Y.ES é um projeto desenvolvido pela CASES, em conjunto com os seus membros, com o objetivo de promover o setor da Economia Social.


Inauguração da exposição “Sérgio’19” | Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto | 10.outubro’19



A inauguração da exposição Sérgio ’19 terá lugar no dia 10 de outubro, pelas 18h30, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto.

A cerimónia de abertura contará com as intervenções do Presidente da Direção da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, Eduardo Graça, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e com a atuação do Tenor João Miguel Gonçalves acompanhado ao piano pelo Professor Jairo Grossi.

Sérgio ’19, exposição de homenagem a António Sérgio, ilustrativa da sua personalidade enquanto intelectual, doutrinador e político, insere-se nas celebrações evocativas (Tributo) do cinquentenário da sua morte, a 24 de janeiro de 1969.

Exposição Sérgio´19

Sérgio´19 é uma exposição documental; a visão de conjunto – da vida, obra e ideias de António Sérgio – será construída por cada visitante a partir de todos os elementos;

Todos os documentos expostos são originais – não se utilizaram reproduções. Os documentos pertencem ao Arquivo António Sérgio, situado na Casa António Sérgio, que é parte integrante da estrutura da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.

Os expositores foram desenhados para permitir a itinerância da exposição, no seu todo ou em parte, por módulos, um pouco à imagem do próprio Sérgio que, por vontade, obrigação ou nascimento, percorreu uma grande parte do mundo;

No endereço www.sergio19.net estão disponíveis todos os documentos que fazem parte da exposição.

Momentos da Exposição

Uma timeline disseminada por 16 vitrines;

Documentação original exposta (fotografias, notas manuscritas, dactilografadas, provas corrigidas, livros, etc.);

Sala de leitura (com livros de e sobre António Sérgio);

Poster grátis com informação sobre António Sérgio.

Outras informações

Convite

Cartaz

A exposição Sérgio ’19 ficará patente ao público até dia 6 de dezembro;

Final da itinerância da exposição Sérgio ’19;

Entrada: Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto – Praça General Humberto Delgado.

Vídeo

 


Síntese Legislativa | setembro de 2019

Já está disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente ao mês de setembro de 2019. ----------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------------------

-


Edição de livro

A CASES e o INE irão lançar, em breve, um volume bilingue (Português / Inglês), contendo os dados da Conta Satélite da Economia Social 2016 e do Inquérito ao Trabalho Voluntário 2018.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

-

-

-

-

-

-


Academia de Economia Social e Solidária da Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Vai decorrer em Madrid, entre 14 e 18 de outubro, a Academia de Economia Social e Solidária da Organização Internacional do Trabalho (OIT), dedicada ao tema “A Economia Social e Futuro do Trabalho”, na qual a CASES irá participar.

A Presente edição da Academia conta com o financiamento do Governo Espanhol, sendo uma das medidas da Estratégia Espanhola da Economia Social 2017-2020.

Mais informação sobre a Academia pode ser encontrada aqui


Conferência | Economia Social e Solidária & Movimento dos Bens Comuns: Contribuições para o aprofundamento da Democracia

O objetivo desta conferência é ser um espaço aberto, inter- e transdisciplinar para a troca de conhecimentos e experiências sociopolíticas sobre novas formas de organização e governança económica baseadas na solidariedade, cooperação e gestão dos bens comuns em várias partes do mundo.

O evento ocorrerá de 6 a 8 de novembro de 2019 no ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa, (Lisboa, Portugal).

A conferência pretende ser um ponto de encontro para investigadores, ativistas, gestores públicos e empreendedores envolvidos com temas de economia social e solidária, gestão dos bens comuns e novos movimentos sociais em diferentes regiões e países do mundo.

A iniciativa é organizada pelo Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL), com o apoio do Departamento de Economia Política (ISCTE-IUL), Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) de Ciências ULisboa e da Incubadora de Economia Solidária da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, Brasil).

Mais informações


Casa António Sérgio

Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.

Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Mais informações

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Membros da CASES




 

Animar

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

CNIS

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Confagri

Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L.

 
 

Confecoop

Confederação Cooperativa Portuguesa, C.C.R.L.

UMP

União das Misericórdias   Portuguesas

UMP

União das Mutualidades Portuguesas

 

Contactos

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8