Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social
A economia social integra um vasto conjunto de entidades, com personalidade jurídica diversa, democraticamente organizadas, criadas para satisfazer as necessidades dos seus membros, que produzem bens ou serviços sem finalidade lucrativa.
O setor da economia social, constitucionalmente consagrado, carateriza-se, assim, por uma forte diversidade, sendo constituído, designadamente, por associações, cooperativas, fundações, misericórdias e mutualidades.
Este setor tem contribuído para a coesão social, combatendo o desemprego, a instabilidade laboral, bem como a exclusão social entre os grupos mais vulneráveis, através do desenvolvimento de diversas atividades.
A utilidade social destas entidades decorre também dos seus valores e princípios, assentes na promoção da pessoa humana e das comunidades, através de práticas de cooperação, de solidariedade e de justiça social.
Este Guia Prático pretende divulgar o setor da economia social, demonstrando a riqueza e diversidade das entidades que o constituem e das atividades por elas desenvolvidas, reunindo informação útil sobre o seu universo, as suas especificidades, bem como sobre os procedimentos de constituição e de reconhecimento das suas entidades.
Boa leitura!
*O Y.ES é um projeto desenvolvido pela CASES, em conjunto com os seus membros, com o objetivo de promover o setor da Economia Social.
A inauguração da exposição Sérgio ’19 terá lugar no dia 10 de outubro, pelas 18h30, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto.
A cerimónia de abertura contará com as intervenções do Presidente da Direção da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, Eduardo Graça, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e com a atuação do Tenor João Miguel Gonçalves acompanhado ao piano pelo Professor Jairo Grossi.
Sérgio ’19, exposição de homenagem a António Sérgio, ilustrativa da sua personalidade enquanto intelectual, doutrinador e político, insere-se nas celebrações evocativas (Tributo) do cinquentenário da sua morte, a 24 de janeiro de 1969.
Exposição Sérgio´19
Sérgio´19 é uma exposição documental; a visão de conjunto – da vida, obra e ideias de António Sérgio – será construída por cada visitante a partir de todos os elementos;
Todos os documentos expostos são originais – não se utilizaram reproduções. Os documentos pertencem ao Arquivo António Sérgio, situado na Casa António Sérgio, que é parte integrante da estrutura da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
Os expositores foram desenhados para permitir a itinerância da exposição, no seu todo ou em parte, por módulos, um pouco à imagem do próprio Sérgio que, por vontade, obrigação ou nascimento, percorreu uma grande parte do mundo;
No endereço www.sergio19.net estão disponíveis todos os documentos que fazem parte da exposição.
Momentos da Exposição
Uma timeline disseminada por 16 vitrines;
Documentação original exposta (fotografias, notas manuscritas, dactilografadas, provas corrigidas, livros, etc.);
Sala de leitura (com livros de e sobre António Sérgio);
Poster grátis com informação sobre António Sérgio.
Outras informações
A exposição Sérgio ’19 ficará patente ao público até dia 6 de dezembro;
Final da itinerância da exposição Sérgio ’19;
Entrada: Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto – Praça General Humberto Delgado.
Vídeo
Já está disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente ao mês de setembro de 2019. ----------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------
-
A CASES e o INE irão lançar, em breve, um volume bilingue (Português / Inglês), contendo os dados da Conta Satélite da Economia Social 2016 e do Inquérito ao Trabalho Voluntário 2018.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
-
-
-
-
-
-
Vai decorrer em Madrid, entre 14 e 18 de outubro, a Academia de Economia Social e Solidária da Organização Internacional do Trabalho (OIT), dedicada ao tema “A Economia Social e Futuro do Trabalho”, na qual a CASES irá participar.
A Presente edição da Academia conta com o financiamento do Governo Espanhol, sendo uma das medidas da Estratégia Espanhola da Economia Social 2017-2020.
Mais informação sobre a Academia pode ser encontrada aqui
O objetivo desta conferência é ser um espaço aberto, inter- e transdisciplinar para a troca de conhecimentos e experiências sociopolíticas sobre novas formas de organização e governança económica baseadas na solidariedade, cooperação e gestão dos bens comuns em várias partes do mundo.
O evento ocorrerá de 6 a 8 de novembro de 2019 no ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa, (Lisboa, Portugal).
A conferência pretende ser um ponto de encontro para investigadores, ativistas, gestores públicos e empreendedores envolvidos com temas de economia social e solidária, gestão dos bens comuns e novos movimentos sociais em diferentes regiões e países do mundo.
A iniciativa é organizada pelo Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL), com o apoio do Departamento de Economia Política (ISCTE-IUL), Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) de Ciências ULisboa e da Incubadora de Economia Solidária da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, Brasil).
Mais informações
Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.
Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
Mais informações
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8