Reconhecer, promover, dinamizar, fortalecer e qualificar o setor da economia social



NEWSLETTER


Revista digital | Economia Social – Leituras & Debates (N.º 6)

A revista digital ES, Revista de Economia Social – Leituras & Debates, lançada em maio de 2018, pretende ser um contributo para alargar, e aprofundar, o debate acerca dos grandes temas da Economia Social através da participação dos seus protagonistas.

O sexto número desta revista digital, que prossegue o seu caminho, é dedicado, predominantemente, aos instrumentos estatísticos que temos vindo pacientemente a construir, quer como atribuição legal da CASES, quer como parceiros do INE, a autoridade estatística nacional, em prol de um melhor e mais aprofundado conhecimento da economia social e do voluntariado em Portugal.

Desejamos-vos uma boa leitura.

www.revista-es.info


Tributo António Sérgio | Exposição Sérgio´19 | Câmara Municipal do Porto - 10 de outubro de 2019

SSérgio´19, exposição de homenagem a António Sérgio, ilustrativa da sua personalidade enquanto intelectual, doutrinador e político, insere-se nas celebrações evocativas (Tributo) do cinquentenário da sua morte, a 24 de janeiro de 1969.

Desenhada para permitir a sua itinerância, no seu todo ou em parte, por módulos, um pouco à imagem do próprio Sérgio que, por vontade, obrigação ou nascimento, percorreu uma grande parte do mundo.

A itinerância da exposição Sérgio '19 chega ao fim com a inauguração no edifício da Câmara Municipal do Porto no dia 10 de outubro.

Ficará patente ao público até dia 6 de dezembro.

Site geral da exposição


Tributo António Sérgio | Exposição Sérgio´19 - IEFP

O IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, acolheu, entre os dias 11 de julho e 30 de agosto, na sua Sede, em Lisboa, a Exposição Sérgio´19.

A Cerimónia de inauguração contou com a presença do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, do Presidente do IEFP, António Valadas da Silva, e do Presidente da Direção da CASES, Eduardo Graça.

Galeria de fotos


Exposição Sérgio´19 | Câmara Municipal do Porto – Jornal VivaDouro

A última edição do jornal VivaDouro já se encontra disponível.

Em destaque, o artigo do Presidente da CASES, Eduardo Graça, acerca da Abertura da Exposição Sérgio´19, no Porto. ----------------------------------

Ver Artigo


Síntese Legislativa | julho e agosto de 2019

Já está disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente aos meses de julho e agosto de 2019. ----------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------------------

-


CASES | Newsletter Especial [Conta Satélite da Economia Social + Inquérito ao Trabalho Voluntário]

Ver NL-------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------------

-

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Edição de livro

A CASES e o INE irão lançar, em breve, um volume bilingue (Português / Inglês), contendo os dados da Conta Satélite da Economia Social 2016 e do Inquérito ao Trabalho Voluntário 2018.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

-

-

-

-

-

-

-


Voluntariado | Medida Apoio ao Voluntariado

A medida Apoio ao Voluntariado, criada e regulamentada através da aprovação da Portaria n.º 389/2018, de 31 de julho, consiste na concessão de um apoio financeiro às organizações promotoras de voluntariado inscritas e acreditadas na Plataforma de Voluntariado, que desenvolvam ações de voluntariado de continuidade, no domínio da ação social.

Volvido que está um ano sobre a criação da medida Apoio ao Voluntariado, importa torná -la mais eficiente e acessível a um maior número de organizações promotoras interessadas, incrementando, assim, o desenvolvimento da atividade de voluntariado de continuidade, consciente e responsável, bem como asseverando através da atribuição do apoio financeiro que sejam acautelados os riscos que possam sobrevir no âmbito de uma atividade de voluntariado, para o voluntário, em caso de acidente ou doença sofridos durante a ação de voluntariado, e para terceiros que sofram prejuízos provocados pelo voluntário.

Ver Portaria n.º 534/2019, de 22 de agosto.


Voluntariado | Plataforma PORTUGAL VOLUNTÁRIO

A CASES convida-o a conhecer a Plataforma – PORTUGAL VOLUNTÁRIO.PT

Registe-se. Participe. É altura de juntos, construirmos um Portugal mais voluntário. §§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§ §§§§§§§§§§ §§§§§§§§§ §§§§§§§§§§§

Portugal Voluntário # A vontade de estar mais próximo. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para mais informação consulte: www.portugalvoluntario.pt ou https://www.cases.pt/voluntariado/


SOCIAL INVESTE | Programa de apoio à Economia Social

O SOCIAL INVESTE é um programa de apoio à Economia Social, concretizado numa linha de crédito, que visa facilitar o acesso a financiamento por parte de entidades que integram o setor.

Este programa destina-se a incentivar o desenvolvimento das atividades de natureza social e solidária das entidades que integram o setor da Economia Social, traduzindo desta forma, o reconhecimento de que este setor constitui, inquestionavelmente, um dos pilares do desenvolvimento económico e social do país.

Saiba mais aqui: http://www.cases.pt/programas/social-investe


SOU MAIS | Programa Nacional de Microcrédito

O SOU MAIS é o Programa Nacional de Microcrédito que facilita o acesso ao crédito através de um financiamento de pequeno montante, destinado a apoiar a concretização de projetos cujo limite máximo de investimento e de financiamento é de 20.000€.

Mais informações em: http://www.sou-mais.org/ --------------------------------------------------------------------------


2.ª Fase de candidatura ao MGOES – (últimos dias)

Termina na próxima 6.ª feira (dia 20/9) a 2.ª fase de candidaturas ao Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social (MGOES), da Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém.

Este curso procura ser um apoio substantivo às organizações de Economia Social, principalmente no que respeita à formação de alto nível dos seus atuais e futuros dirigentes. Acresce, ainda, que as exigências crescentes em matéria de respostas sociais exigem uma capacitação cada vez maior destas entidades em matéria de competências de gestão, reforçando a empregabilidade de pessoas qualificadas com este curso e a sua progressão na carreira.

Esta é a última oportunidade para ser um dos 30 alunos que irão integrar a turma da 8.ª edição do mestrado, que pela primeira vez irá esgotar as vagas disponíveis.

Mais informações aqui


Casa António Sérgio

Visite a Casa António Sérgio e conheça a sua história, biblioteca e arquivo.

Aberta todos os dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Mais informações.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Membros da CASES




 

Animar

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

CNIS

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Confagri

Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L.

 
 

Confecoop

Confederação Cooperativa Portuguesa, C.C.R.L.

UMP

União das Misericórdias   Portuguesas

UMP

União das Mutualidades Portuguesas

 

Contactos

CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social - Rua Américo Durão, n.º 12-A, 1900-064 Lisboa - Telefone: (+351) 213 878 046/7/8