#  n e w s l e t t e r  //
  

JUN. ´23
 C A S E S   d i g i t a l 

 
Website
Email
Facebook
YouTube

 
CASES adere à "Semana de quatro dias".
Prémio António Sérgio.
Revista ES - Número 20.
Programa de Apoio às Cooperativas.
Academia Y.ES.

Galardão Autarquia Voluntária.
Academia Voluntária.

Campanha de Voluntariado.
Lei de Bases da Economia Social.
Aldeia da Inovação Social.
Voluntariado Jovem e Transformação Social.

Notícias Internacionais.
Mestrado GOES.
CDI António Sérgio.
Não vou teorizar acerca da semana de 4 dias. Venho, simplesmente, assinalar a oportunidade da CASES aderir à experiência piloto que vai iniciar-se a 5 de junho de 2023.

Congratulo o governo pela iniciativa que nos permitirá partilhar um modelo de futuro na organização do trabalho.

Vamos correr os riscos de diminuir o tempo de trabalho mantendo os objetivos definidos para a organização no plano de atividades adotado para 2023. O desafio da semana de 4 dias vai, no entanto, além de questões quantitativas importando mais a qualidade do desempenho da organização com foco na qualidade de vida e motivação dos seus dirigentes e trabalhadores. Como sabemos a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional é não só um desafio como uma exigência do nosso tempo.

No que respeita, em particular, à CASES a experiência é ainda mais estimulante na medida em que, atenta a sua natureza híbrida, permitirá sensibilizar o universo das entidades da economia social, na sua diversidade, para uma reflexão acerca das questões da organização do trabalho e, ao mesmo tempo, contribuir para o mesmo debate no setor público.

A viabilidade e o sucesso desta experiência exigem a participação e o empenho  de todas e todos, o engenho na aplicação de novas práticas, a capacidade na avaliação de resultados em tempo real e, acima de tudo, uma firme vontade de mudar para melhor o desempenho da organização e, em simultâneo, a qualidade de vida de cada um de nós.    

 
Eduardo Graça
Presidente da Direção 

CASES adere à
"Semana de quatro dias"
.

A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) aderiu ao programa-piloto “Semana de quatro dias”, programa sob alçada do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com implementação integrada no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno.

O Programa-Piloto vai ter início a partir do próximo dia 5 de junho e decorre até 30 de novembro, envolvendo todos os dirigentes e trabalhadores.

Tendo em conta o seu modelo híbrido, assente numa parceria efetiva entre o Estado e organizações representativas do setor da economia social, a experiência da CASES permitirá sensibilizar o universo das entidades do setor, na sua diversidade, para uma reflexão acerca das questões da organização do trabalho e, ao mesmo tempo, contribuir para o mesmo debate no setor público. 
 
A semana de quatro dias implicará a redução do número de horas de trabalho, sem diminuição da retribuição e a implementação será objeto de avaliação e acompanhamento, tendo em conta indicadores de produtividade e de bem-estar dos trabalhadores. Contudo, o desafio da semana de 4 dias vai além de questões quantitativas: foca-se igualmente na qualidade do desempenho da organização com uma aposta na qualidade de vida e motivação dos seus dirigentes e trabalhadores pelo que a viabilidade e o sucesso desta experiência exigem a participação e o empenho de todas e todos.

O engenho na aplicação de novas práticas, a capacidade na avaliação de resultados em tempo real e, acima de tudo, uma firme vontade de mudar para melhor o desempenho da organização, serão também alicerces deste piloto.

Sublinhar ainda que esta ação tem respaldo na Portaria n.º 301/2022 de 20 dezembro, que estabelece como objetivos centrais: 
a) Avaliar novas formas de organização e equilíbrio dos tempos de trabalho, que acautelem os interesses dos trabalhadores, diminuam os custos de funcionamento das empresas, bem como os custos ambientais;
b) Avaliar o impacto que a redução do tempo de trabalho, sem perda de rendimento, tem na qualidade de vida dos trabalhadores e suas famílias;
c) Avaliar os efeitos sobre a produtividade, a qualidade dos serviços prestados e o absentismo.

PAS´23
Candidaturas abertas
.

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a distinguir as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social ou na divulgação da personalidade, atividade cívica e obra de António Sérgio.

Candidaturas: até 29 de setembro 2023, exceto para a categoria de Trabalhos da Âmbito Escolar, cujo período para submissão de candidaturas é de 1 de setembro a 19 de novembro de 2023. 

 
+ i n f o

Revista ES
N.º  20.

Número 20 da Revista (maio´2023).

A revista digital ES, Revista de Economia Social – Leituras & Debates, lançada em maio de 2018, pretende ser um contributo para alargar, e aprofundar, o debate acerca dos grandes temas da Economia Social através da participação dos seus protagonistas.

 
Como todas as iniciativas de criação de espaços de expressão de ideias, a presente revista é uma casa comum de partilha aberta à diversidade de pensamento, neste caso predominantemente acerca dos temas da Economia Social, buscando, contra todas as adversidades, criar uma corrente que estimule o debate livre e aberto incidindo num setor económico social muitíssimo relevante nas suas diversas vertentes, mas sem massa crítica doutrinária suficientemente robusta no Portugal contemporâneo.

Desejamos-vos uma boa leitura.

     
n ú m e r o 2 0

PAC 23
Candidaturas abertas.

Programa que visa promover a constituição de novas cooperativas e a adequação legal do funcionamento das cooperativas existentes e em atividade, bem como a modernização dos processos e ferramentas de trabalho deste setor.

Podem candidatar-se ao Programa, cooperativas legalmente constituídas, que cumpram os requisitos e condições previstos no respetivo Regulamento, com sede e que desenvolvam a sua atividade no território de Portugal continental.

Candidaturas: até 31 de outubro 2023.

 
+ i n f o

Academia Y.ES
Inscrições abertas.

A 5 de julho´23 terá início nova Edição da Academia Y.ES.

Uma iniciativa destinada à sensibilização e formação, nos temas da Economia Social, pretendendo promover a aquisição de conhecimentos e competências que favoreçam o desenvolvimento de projetos de base coletiva, associativa e cooperativa.

 
O programa, que contará com 14 sessões formativas, está estruturado de forma contínua e dinâmica, equilibrando-se os momentos de exposição teórica com aplicação prática, momentos de trabalho em equipa, de descontração, de atividades de networking e partilha.

Período de inscrições: até 16 de junho 2023.
I n s c r i ç õ e s

Galardão Autarquia Voluntária
Candidaturas abertas.

O Galardão Autarquia Voluntária consiste na distinção pública de Autarquias Locais pelo trabalho desenvolvido em prol da promoção da prática do Voluntariado.

Pretende-se que a atribuição deste Galardão reforce o comprometimento das Autarquias com políticas institucionais que visem a disseminação e consolidação da cultura do voluntariado e da solidariedade.

 
São destinatários da atribuição do Galardão Autarquia Voluntária os Municípios e as Freguesias do território nacional.

Candidaturas: até 30 de setembro 2023.
+ i n f o

Academia Voluntária 2023 Candidaturas abertas.

O Selo de Qualidade Academia Voluntária consiste na distinção das instituições de ensino superior pelo trabalho desenvolvido na promoção da prática do Voluntariado.

Pretende-se que este Selo de Qualidade Academia Voluntária seja uma ferramenta ao dispor das instituições de ensino superior com a finalidade de promoverem as atividades do voluntariado, aumentarem o número de voluntários/as e, em última análise, promoverem o pleno exercício da solidariedade e cidadania.

Candidaturas: até 28 de junho 2023.

 
+ i n f o

Campanha
Voluntariado
.

Segure os seus voluntários.
Candidate a sua organização ao Apoio ao Seguro dos voluntários em portugalvoluntario.pt.

 
+ i n f o

Cerimónia Evocativa
10.º Aniversário 
da Lei de Bases da Economia Social 
.

No dia 11 de maio teve lugar a Cerimónia Evocativa do 10.º Aniversário da Lei de Bases da Economia Social, em Lisboa, na Biblioteca Passos Manuel da Assembleia da República. Neste evento, foi também realizada a apresentação pública do Livro de Álvaro Garrido – Uma história da Economia Social.

Cumprem-se dez anos sobre a data de publicação da Lei de Bases da Economia Social (LBES), das primeiras leis a recobrir este setor a nível europeu e global, marcando um passo decisivo no reconhecimento legal do setor da economia social.
Uma efeméride relevante para o setor da Economia Social, das suas organizações, dirigentes e trabalhadores.

A sessão, presidida pelo Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, contou com a participação da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, do Presidente da CASES, Eduardo Graça e do Presidente da Confederação Portuguesa da Economia Social, Manuel de Lemos.
+ i n f o

Aldeia da
Inovação Social 2023.

Marque já na agenda os dias 20 e 21 de junho de 2023.

Junte-se a nós na bela e raiana Aldeia da Luz, em Mourão para a 2.ª edição da Aldeia da Inovação Social. 

Não perca a oportunidade de participar no maior encontro de Inovação Social realizado em Portugal, promovido pela Portugal Inovação Social, a CASES e a Associação Portuguesa para a Inovação Social - Eslider.

 
i n s c r i ç õ e s

Conferência
Voluntariado Jovem e Transformação Social 
.

Dia 16 de Maio, no Auditório da Fundação Eugénio de Almeida,  debateu-se o potencial do voluntariado enquanto ferramenta para a transformação social, com a participação da CASES.

A promoção do voluntariado junto dos jovens é um imperativo para criar uma sociedade mais consciente dos problemas sociais, mais participativa, interventiva e capaz de desenhar um futuro comum mais justo e solidário. Para além disso, são inúmeros os estudos que validam os impactos positivos do voluntariado na vida dos jovens, ao nível da aquisição das competências pessoais e na facilitação da integração no mercado laboral.

Notícias
Internacionais
.

. Novo portal de Economia Social e Solidária da Organização Internacional do Trabalho (OIT)
CIRIEC-México e CIDE apresentaram o estudo de caso da Conta Satélite da Economia Social do México
Conferência de Economia Social da UE 22023 - 7-9 de junho – Gotemburgo, Suécia

 
. Enciclopédia da Economia Social e Solidária: Um Trabalho Coletivo da Task-Force Interinstitucional das Nações Unidas para a ESS (UNTFSSE)
OCDE - Guia de Políticas da OCDE sobre Quadros Jurídicos para a Economia Social e Solidária
OCDE - Guia de Políticas sobre Medição do Impacto Social da Economia Social e Solidária 

 
+ i n f o

Mestrado GOES.

Encontra-se aberta a 1.ª Fase* de candidaturas ao Mestrado de Gestão de Organizações de Economia Social da Escola Superior de Gestão do Politécnico de Santarém.

1.ª Fase [até 16 de junho de 2023]

 
+ i n f o

CDI
António Sérgio
.

Conheça o Centro de Documentação e Informação António Sérgio, onde pode aceder online ao espólio documental deste grande pensador, assim como aos catálogos da Biblioteca António Sérgio e da Biblioteca de Economia Social.
 
+ i n f o
Website
Email
Facebook
YouTube
Copyright © 2023
CASES 
Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  
Todos os direitos reservados