Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
LinkedIn

CASES Digital
dez.´25
 
Boletim Cooperativista
Revista ES - Leituras & Debates 2025
Dia Internacional do Voluntário
Academia Voluntária - Vencedores
Estudo CASES - 100 Maiores
Eurobarómetro 
ES - Motor de crescimento
Ano Internacional das Cooperativas´25
Iniciativas AIC25
Notícias Voluntariado
Notícias Internacionais
Sugestão de leitura 
CDI António Sérgio 

 

Índice
> Boletim Cooperativista
.

Com o intuito de facilitar o acesso e a consulta do Boletim Cooperativista, foi criado um índice digital abrangente, que reúne os principais conteúdos publicados ao longo da história desta publicação.

Organizado cronologicamente e com ligação direta a cada número, este recurso permite uma pesquisa mais simples e completa. Inclui, além dos artigos, referências, autores citados e notas, tornando-se uma ferramenta valiosa para investigadores e interessados no movimento cooperativo.

Um contributo que preserva e valoriza o património documental do cooperativismo.
+ i n f o

 

Revista ES
> Leituras & Debates 2025
.

A revista “Economia Social – Leituras & Debates”, iniciativa da CASES, disponibilizada em formato online, em regime de open access, e também em edição impressa, oferece o seu contributo para o aprofundamento crítico e para a qualificação do debate em torno dos temas estruturantes da Economia Social.

Desde o primeiro número, de maio de 2018, a publicação afirma-se como um espaço de debate onde permanece ativa a difusão de conteúdos diversificados, incluindo artigos científicos, estudos de caso, relatos de práticas, jurisprudência anotada, entrevistas a personalidades do setor, testemunhos, bem como informação relativa a novas peças legislativas e a iniciativas relevantes da União Europeia e de organizações internacionais com intervenção na Economia Social.

Mantendo este caráter dinâmico, a revista continua a evoluir, adaptando-se aos novos desafios nacionais e internacionais, sem perder as suas bases fundacionais.


 
n ú m e r o 2 3
n ú m e r o 2 4

 

Dia Internacional do Voluntário > 2025.

O Dia Internacional do Voluntário, usualmente designado Dia Internacional do Voluntariado, foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 1985 e celebra-se a 5 de dezembro.

Nesta data é globalmente enaltecido o papel incontornável que @s voluntári@s desempenham na promoção, através dos seus contributos altruístas, de valores como a solidariedade e a coesão social, respeitando a diversidade, a igualdade e a participação de tod@s.

Parabéns a tod@s os Voluntários!

 

 

Selo de Qualidade
> Academia Voluntária 2025
.

É com satisfação que anunciamos que nove Instituições de Ensino Superior foram distinguidas com o Selo de Qualidade Academia Voluntária, após avaliação do Júri, pelas suas práticas, dinâmicas e instrumentos inovadores desenvolvidos em prol do Voluntariado.

◽ Instituto Politécnico de Leiria
◽ Instituto Politécnico de Coimbra
◽ ISCAC Coimbra Business School, Coimbra
◽ Universidade Autónoma de Lisboa
◽ Instituto Politécnico de Tomar
◽ Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa
◽ Instituto Superior de Educação e Ciências – ISEC Lisboa
◽ Universidade de Aveiro
◽ Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro
◽ Universidade do Algarve

Felicitamos as instituições vencedoras pelo compromisso evidenciado e pelo contributo significativo para a promoção do voluntariado no ensino superior. 

 

 

Estudo CASES
> 100 Maiores
.

Cooperativas que Constroem Futuro: O Top 100 de 2023.

No âmbito da prossecução das suas atribuições, a CASES publicou o ranking anual das maiores Cooperativas em Portugal relativo ao ano de 2023.

À semelhança das edições anteriores, este relatório apresenta os dados estatísticos mais relevantes sobre as 100 maiores Cooperativas Portuguesas, ordenadas pelo Volume de Negócios, e sobre as 20 maiores Cooperativas de Crédito, ordenadas pelo Total do Ativo Líquido. São igualmente destacadas as 5 maiores Cooperativas por Ramo, incluindo entidades que não integram o Top 100.

Publicação impressa (disponível).

 
+ i n f o

 

Eurobarómetro
> Economia Social Internacional
.

Três em cada quatro europeus reconhecem a importância da Economia Social para o bem-estar da sociedade, revela o novo Eurobarómetro Especial divulgado pela Comissão Europeia. Este estudo apresenta dados comparáveis a nível europeu e nacional, e representa um passo importante para aumentar a sensibilização e a visibilidade do setor.

Entre as principais conclusões destaca-se um forte consenso entre os cidadãos europeus sobre o papel central que as organizações da Economia Social desempenham no apoio às pessoas, às comunidades e ao meio ambiente, bem como na resposta a desafios sociais cada vez mais complexos.

Infografia sobre Portugal disponível no link em destaque.

 
+ i n f o

 

Economia Social
> Motor de crescimento
.

A CASES e a Direção-Geral da Segurança Social, em parceria com a OCDE e a Comissão Europeia, continuam a avançar com o projeto multinacional «Apoiar o desenvolvimento da economia social como motor de crescimento».

A equipa da OCDE reuniu-se em Lisboa com mais de 30 entidades provenientes de autoridades nacionais e regionais, do meio académico e de entidades da economia social, contribuindo para a futura Estratégia Nacional para a Economia Social e para o plano de comunicação do setor.

Entre as principais prioridades destacam-se:
. Reforçar a visibilidade e o reconhecimento público da economia social;
. Valorizar o papel do setor nas transições verde e digital, inclusão e envelhecimento;
. Atrair novas gerações e talento;
. Fortalecer competências e sustentabilidade das organizações.
 
+ i n f o

 

AIC.´25
> Ano Internacional
das Cooperativas
.

A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou uma nova resolução sobre as cooperativas no desenvolvimento social, apelando à proclamação de 2025 como Ano Internacional das Cooperativas.

As entidades representativas do setor cooperativo em Portugal associaram-se à Organização das Nações Unidas e à ACI na comemoração do Ano Internacional das Cooperativas 2025.

Esta celebração envolveu a CONFECOOP – Confederação Cooperativa Portuguesa, a CONFAGRI e a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, mobilizou os principais dirigentes do movimento cooperativo em Portugal.

 
A CASES assumiu o compromisso de contribuir para o prestígio e fomento do cooperativismo em Portugal.

Estamos certos que o cooperativismo, no seio da Economia Social, promove a renovação da nossa economia e sociedade, contribuindo para a criação de novas esperanças e oportunidades para as comunidades e cidadãos. 

Próximo Evento: 16 de dezembro 
Sessão de apresentação do livro "Adaptação e intertextualidade na obra infantojuvenil "Contos Gregos", de António Sérgio.

A todas, e todos, deixamos o nosso agradecimento à participação no  AIC – 2025.

 
A I C . 2 5 . P T

Iniciativas >

AIC.´25.

Sessão de Apresentação
> “Contos Gregos”, 16 dez.´25
.

Adaptação e intertextualidade na obra infantojuvenil "Contos Gregos", de António Sérgio.
De José Carlos Magalhães Pereira

16 de dezembro de 2025, às 14H30.
Casa António Sérgio.
Travessa Moinho de Vento 4, 1200-728 Lisboa

 

P r o g r a m a

Prémio
> Cartaz AIC2025
.

Vencedor do Prémio “Cartaz AIC2025 – Ano Internacional das Cooperativas” - Rui Marques

C a r t a z

Livro 
> “A Lei Basilar das Cooperativas”
.

Republica-se um notável ensaio, da autoria das Professoras Deolinda Meira e Elisabete Ramos, incidindo na legislação cooperativa que nos cumpre divulgar, e prestigiar, neste Ano Internacional das Cooperativas.

A “Lei Basilar”, como é conhecida a primeira lei cooperativa portuguesa, e segunda mundial, foi publicada a 2 de julho de 1867, ano pródigo em notáveis atos legislativos, desde logo a abolição da pena de morte (26 de junho) e o Código Civil (1 de julho). Um conjunto de leis marcantes pelo reconhecimento da liberdade e, em particular, da liberdade associativa.

A Sessão de apresentação do Livro teve lugar no dia 25 de junho na FEUC – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

 
P u b l i c a ç ã o

Livro 
> “As Mulheres no Boletim Cooperativista”
.

No âmbito do Ano Internacional das Cooperativas/2025, declarado pelas Nações Unidas, a CASES decidiu criar uma coleção que faça jus ao moderno movimento cooperativista em Portugal e ao seu principal mentor, António Sérgio e seus discípulos. Este é o primeiro desses títulos reproduzindo, integralmente, os artigos e textos, escritos por mulheres, ou sobre o papel das mulheres, publicados no Boletim Cooperativista a partir de 1951.

Homenageamos assim as mulheres cooperativistas portuguesas de ontem e hoje, que têm desempenhado, no movimento cooperativo, um papel tão relevante e tão pouco reconhecido.

A Sessão de apresentação do Livro teve lugar no dia 27 de maio no ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.

 

P u b l i c a ç ã o

Livro 
> “O INSCOOP e o Movimento Cooperativo no Pós-25 de abril”
.

Realizou-se no dia 14 de maio, na Casa António Sérgio em Lisboa, a apresentação do livro “O Instituto António Sérgio do Setor Cooperativo e o Movimento Cooperativo no Pós-25 de abril”, da autoria de Rodrigo Saraiva Dias.

"Quando Rodrigo Saraiva Dias mostrou interesse em buscar na CASES um lugar para laborar na presente tese, não nos fizemos rogados. Não havia ainda quem tivesse tomado o INSCOOP como objeto específico de estudo. O INSCOOP, tal como a CASES que resultou da extinção daquele, são organizações singulares em que o Estado aceitou hibridizar-se, ou seja, partilhar o objeto da sua ação com entidades privadas, no primeiro caso, do setor cooperativo, no segundo, com outras do setor da economia social." 
 
P u b l i c a ç ã o

 Livro 
> “Memórias do Movimento Metanoia no Marão”
.

Realizou-se no dia 4 de abril, na Biblioteca Municipal de Vila Real, o lançamento do livro “Memórias do movimento Metanoia no Marão: Utopia cristã em tempos de ditadura”, da autoria de Carlos Balsa.

António Sérgio deixou discípulos e seguidores que ao longo de suas vidas tiveram a coragem, em plena ditadura, de ousar empreender projetos fundados nas suas ideias, como é o caso do “Movimento Metanoia”, que se descreve neste ensaio original, resultado de uma cuidada investigação.
 
P u b l i c a ç ã o

 

Notícias
> Voluntariado
.

. SEMANA NACIONAL DO VOLUNTARIADO.
Iniciativas

. A DINAMIZAÇÃO DO VOLUNTARIADO.
Escola Cardoso Lopes, na Amadora
XI Encontro Intermunicipal de Voluntariado, na Maia


. MEDIDAS E PRÉMIOS. 
Medida de Apoio ao Voluntariado
Medida Líder + Digital

. FORMAÇÕES E OUTRAS ATIVIDADES.
Formação ANIMAR
Questionário: «Como utilizar a IA nos processos de gestão de voluntariado?»
Fundação da Juventude | Bolsa de voluntários(as)


. NOTÍCIAS INTERNACIONAIS.
Reskilling Revolution Africa (RRA) | IAVE


. OPORTUNIDADES DE VOLUNTARIADO. 
Just a Change – Turn Up
Just a Change - Bootcamp
Associação Mais Proximidade
Associação Novo Futuro

 
+ i n f o

 

Economia Social
> Notícias Internacionais
.

. World Coop Monitor 2025
. Mapa mundial de locais de património cultural cooperativo 
. Finanças éticas e o futuro da Economia Social

. 2.º Congresso Internacional de Economia Social de Castela e Leão
. Economia de Proximidade e Economia Social da UE 
. Diálogos sobre crises e recuperação
. INSPIRE para o desenvolvimento rural inclusivo
. Diálogo de Alto Nível “As Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”
. Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres
. Fortalecimento dos Três Pilares do Desenvolvimento Social 

 
+ i n f o

 

Sugestão de Leitura >
Boletim Informativo
para as Cooperativas n.º 16
.

Publicado entre julho de 1947 e dezembro de 1948, o Boletim Informativo para as Cooperativas, foi o que os seus autores descreveram como "uma tentativa  bem modesta para estabelecer um contacto regular entre todas as cooperativas e o [Conselho Central das Cooperativas de Lisboa e Arredores]".
 
b o l e t i m

 

CDI
António Sérgio
.

Conheça o Centro de Documentação e Informação António Sérgio, onde pode aceder online ao espólio documental deste grande pensador, assim como aos catálogos da Biblioteca António Sérgio e da Biblioteca de Economia Social.
 
+ i n f o
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
LinkedIn
Copyright © 2025
CASES 
Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  
Todos os direitos reservados