Se não consegue visualizar esta página clique aqui
Cases Newsletter
   
 



Governo escolhe “economia Social” como tema para o debate quinzenal

A Economia Social foi o tema do debate quinzenal na Assembleia da República. A sessão abriu com uma intervenção do chefe do executivo, Pedro Passos Coelho. O primeiro-ministro anunciou que o Governo vai investir 200 milhões de euros na economia social: “Queremos que a Economia Social tenha um papel central no futuro de uma sociedade sustentável”. A relevância da Economia Social é, aos olhos do Primeiro-ministro, “consensual”, como se viu na aprovação por todos os partidos da Lei de Bases da Economia Social.

Imprensa

 


Reunião Plenária do Conselho Nacional para a Economia Social (CNES)

Na sequência da aprovação pela Assembleia da República, no passado dia 15 de março, por unanimidade, do projeto de Lei de Bases da Economia Social, reuniu, no dia 1 de abril de 2013, o plenário do CNES, sob a presidência do senhor Ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, com a presença do senhor Secretário de Estado, Marco António Costa, tendo sido aprovada a criação de um Grupo de Trabalho para a Revisão da Legislação da Economia Social, conforme previsto no regulamento interno do CNES, que iniciará os seus trabalhos na próxima 2ª feira, dia 8 de abril.

Foi realizada uma apresentação do Plano Nacional de Voluntariado – PNV 2013-2015 e do processo de preparação do Acordo de Parceria do Quadro Financeiro Plurianual 2014-2012 tendo sido aprovado a criação de um Grupo de Trabalho para o Acompanhamento dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI). Esta é a primeira vez, desde a criação de quadros de apoio financeiro a Portugal, no âmbito da UE, que o setor da economia social é chamado a participar, de forma estruturada, no processo de preparação de elaboração de candidaturas aos fundos europeus.

CNES

 
 


Sessão de Apresentação: Conta Satélite da Economia Social e Inquérito ao Trabalho Voluntário 2012

O Instituto Nacional de Estatística (INE) e a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) promovem, no próximo dia 18 de Abril, a sessão de apresentação dos resultados da Conta Satélite da Economia Social para 2010 e do inquérito ao trabalho voluntário 2012. Encerramento da conferência com Marco António Costa, Secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social.

 
 


Assembleia-geral CASES

A Assembleia Geral da CASES, realizada no dia 15 de março, aprovou, por unanimidade, com a presença de todos os seus membros, o Relatório de Gestão e Contas do Exercício de 2012, submetido pela direção, bem como o parecer favorável do conselho fiscal. Aprovou também, por unanimidade, o Relatório de Execução do Programa do Ano Internacional das Cooperativas -AIC - 2012.

 
 


COOPJOVEM regista um total de 52 candidaturas

A menos de dois meses da abertura das candidaturas ao COOPJOVEM contam-se já 52 candidaturas de jovens residentes nas regiões Norte, Centro e Alentejo, num total de 15 projetos cooperativos, nas mais diferentes áreas de intervenção: Tecnologias de Informação, Ação Social, Saúde, Indústria Criativas e Serviços Culturais, Turismo e Agricultura. No final da primeira fase, das 52 candidaturas registadas 45 têm condições de aceder à BOLSA COOPJOVEM encontrando-se em processo de aprovação, ascendendo a um montante total de 51 mil euros para os primeiros 2 meses de bolsa.

A Bolsa COOPJOVEM constituiu um dos apoios do programa, a par do apoio técnico, que tem como objetivo promover o alargamento das competências dos candidatos e a sua capacitação na estruturação e desenvolvimento do projeto cooperativo. Numa fase posterior é ainda disponibilizada uma linha de crédito ao investimento, bonificada e garantida, no âmbito da tipologia MICROINVESTE.

Mais informação em COOPJOVEM

 
 


Nomeação de Presidente da CASES

Eduardo Graça foi novamente nomeado Presidente da Direção da CASES.

Despacho

 
 
Rua Viriato, 7 1050-233 Lisboa +351 21 387 80 46 www.cases.pt
Se não quer continuar a receber esta newsletter clique aqui
Se quer subscrever esta newsletter clique aqui