Home
Email
Newsletters
C A S E S   D i g i t a l   //   m a i o  2 0 2 0 

 

Prémio António Sérgio 2020 | IX Edição

Cooperação e Solidariedade.

 
O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social.

Na presente edição, estreia-se a categoria de Estudos e Investigação na Lusofonia, sendo o Prémio atribuído nas seguintes categorias: 
  • Inovação e Sustentabilidade
  • Estudos e Investigação
  • Estudos e Investigação na Lusofonia (nova categoria)
  • Trabalhos de Âmbito Escolar
  • Trabalhos Jornalísticos
  • Prémio de Honra Personalidade da Economia Social 2020
 
+ info

Revista ES // Leituras & Debates | Número 8 (abril 2020)

 



Desejamos-vos uma boa leitura.

 

A revista digital ES, Revista de Economia Social – Leituras & Debates, lançada em maio de 2018, pretende ser um contributo para alargar, e aprofundar, o debate acerca dos grandes temas da Economia Social através da participação dos seus protagonistas.

 

«Não se trata nem de uma publicação académica, nem de uma newsletter, mas de um instrumento de comunicação que se destina acolher, densificar e projetar o debate»
Revista ES

# Instagram CASES | Lançamento

Siga-nos.


A CASES acaba de lançar o seu perfil oficial no Instagram. 
@cases.pt.oficial
#instagram #cases #economiasocial
 
Instagram

Voluntariado 

Desde o dia 3 e, pelo menos, até ao dia 17 de maio, Portugal encontra-se em estado de calamidade. Um período menos intenso no que respeita a restrições e interdições, mas em que a salvaguarda da saúde e segurança da população continua a imperar.

A convocatória para uma intervenção ativa e solidária para com aqueles que mais precisam de apoio, mantém-se inalterada.   
 
Para que possa participar neste apoio, poderá fazer uso das ferramentas que a CASES disponibiliza:

CASES // Voluntariado COVID-19

Iniciativas nacionais.
 

Onde quem quer ajudar pode encontrar as iniciativas que mais se adequam ao seu perfil e à sua disponibilidade, e quem precisa de ajuda, identificar as iniciativas que melhor respondem às suas necessidades

 

Plataforma

 

Plataforma Portugal Voluntário


A vontade de estar mais próximo.


Uma Plataforma que faz o encontro entre quem quer fazer voluntariado e as organizações que o promovem.

#AVontadeDeEstarMaisPróximo
 

Portugal Voluntário

 

Portal #CuidaDeTodos

Vamos cuidar de quem cuidou de nós.

 

Um portal específico para identificar voluntários para apoio a respostas para idosos.

#CuidaDeTodos #EstamosOn

#CuidaDeTodos

Conte connosco. Portugal conta consigo.

Dia do Trabalhador | 1.º de maio

Mensagem de Ana Mendes Godinho.
Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

 

Caras Trabalhadoras e Caros Trabalhadores do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social,

Hoje vivemos dias de luta e de união em torno de objetivos comuns. Muito obrigada pelo vosso trabalho e pela dedicação com que têm encarado e dado resposta aos grandes desafios que enfrentamos. Um bom dia do Trabalhador para Todos.
 

+ info

Dia do Trabalhador | 1.º de maio

Nota da direção da CASES.

 

No dia 1 de maio de 1886, foi iniciada uma greve na cidade norte-americana de Chicago, com o objetivo de conquistar melhores condições de trabalho, em particular, a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a dezassete horas, para oito horas. Ao longo do tempo, até aos nossos dias, muitas outras conquistas, tais como a duração da jornada de trabalho, o direito às férias pagas, ficaram a dever-se, no essencial, às lutas dos trabalhadores que o dia 1.º de maio, simbolicamente, consagra e celebra.

Vimos agradecer a todas, e todos, os trabalhadores da CASES, no tempo difícil e complexo que é o nosso, a disponibilidade e dedicação ao trabalho de todos os dias que as atribuições da CASES reclamam e exigem.

Bom Dia do Trabalhador.

Lisboa, 1 de maio de 2020
 

+ info

Plano de Desconfinamento | COVID-19

Plano aprovado no Conselho de Ministros de 30 de abril 2020.
 

Resolução do Conselho de Ministros que  estabelece uma estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença Covid-19.

Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-C/2020
Plano de Desconfinamento
Plano de Desconfinamento (cronologia resumida)

 
+ info

Prémios Caixa Social 2021 | Antecipação

Candidaturas abertas até 23 de maio.

 
Depois da edição dos Prémios Caixa Social 2020, a Caixa antecipa os Prémios Caixa Social 2021 com o objetivo de apoiar entidades do setor da economia social.
 
+ info

Economia Social | Internacional

Comissão Europeia.
 

Carta do Comissário Schmit aos Ministros do Trabalho Europeus
Nicolas Schmit, Comissário Europeu para Emprego e Direitos Sociais enviou uma carta aos Ministro dos Trabalho na qual incentiva os Estados-Membros desenharem as suas medidas de combate à crise do COVID19 apoiando as entidades de economia social.
A carta pode ser consultada aqui.

Reunião GECES
Decorreu no dia 29 de abril, a reunião do Grupo de Peritos da Comissão Europeia para a Economia Social e Empresa Social (GECES) na qual esteve presente Nicolas Schmit, Comissário para Emprego e Direitos Sociais. O Comissário falou na importância da Economia Social, que deverá ter um papel chave na recuperação da crise do Covid-19 e na implementação do Pilar Social da UE. Referiu-se às medidas implementadas pela Comissão que têm relevância para a Economia social e, relativamente a medidas futuras, referiu a possível flexibilização adicional dos instrumentos financeiros e subsídios do programa Emprego e Inovação Social (EaSI); referiu que a Economia Social tem de fazer parte do pacote de recuperação que inclui financiamento adicional e novos programas que adaptem o Quadro financeiro Plurianual aos novos desafios; e que a Comissão pretende assegurar que os programas de financiamento pós-2020 contemplam as necessidades pós-crise das empresas europeias, incluindo a economia social. Isto inclui a janela social do programa InvestUE. O Comissário disse ainda que o Plano de Ação Europeu para a Economia Social, cuja implementação é da sua responsabilidade, será lançado no segundo semestre de 2021, e que deverá ter medidas muito concretas, incluindo todos os segmentos da Economia Social e incidindo no emprego, indústria, capacitação, contratação pública, cooperação transfronteiriça, política de vizinhança, etc.  A segunda parte da reunião consistiu na apresentação de boas práticas e preocupações por parte dos participantes no combate ao Coronavírus.
 
Plataforma Economia Social no combate ao Coronavirus
Comissão Europeia criou a Plataforma Economia Social no combate ao Coronavírus na qual estão disponíveis as muitas iniciativas, internacionais, nacionais, regionais e locais de apoio e promovidas pelas entidades da Economia Social, comunidades e sociedade civil sendo que qualquer pessoa pode partilhar/acrescentar ligações através deste open source link (modo de edição). A mesma plataforma permite ainda aceder aos programas de Webinars que já foram ou serão realizados e a outras informações relevantes.
 

Nações Unidas.
 

A Task Force Inter-Agências da ONU para a Economia Social e Solidária (UNTFSSE) criou a página Respostas da Economia social ao Coronavírus: informação dos membros e observadores da UNTFSSE que pode ser consultada aqui.
 

Organização Internacional do Trabalho.
 

As cooperativas e outras entidades da Economia Social em todo o mundo estão a ser afetadas pela pandemia do Covid-19. O artigo “Resposta das cooperativas e entidades da Economia Social ao Covid-19 e medidas políticas“ dá exemplos da resposta destas entidades à crise e também põe em evidência medidas políticas emergentes que integram as cooperativas e entidades de economia social.
 

Cooperatives Europe.
 

A Cooperatives Europe, organização regional para a Europa da Aliança Cooperativa Internacional, emitiu um documento intitulado “Posição da Cooperatives Europe sobre a resposta à crise do Covid-19 e olhar sobre o futuro” que pode ser consultado aqui.
 

Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
 

Decorreu no dia 30 de abril o webinar WebCoop - Cooperativismo no Brasil: Balanço e Perspetivas, com Márcio Lopes, presidente da OCB.
Disponível aqui.
 

Próximos Eventos.
 

  • Webinar promovido pela Comissão Europeia “Turismo Sustentável e COVID19” – 7 de maio, 10:30 - 12:00 (hora de Bruxelas).

 

  • Evento online “Economia Social e a recuperação pós-pandemia: desafios e perspetivas" organizado por União para o Mediterrâneo (UfM) e Rede Euro-Mediterrânica de Economia Social (ESMED) - 26 de junho.
 

Casa António Sérgio

Sugestão de leitura da Biblioteca António Sérgio.
 

A maior distância, Patrícia Joyce, Sociedade de Expansão Cultural, Lisboa, 1952.

 

Integrando uma geração de escritoras reveladas no período do pós-guerra, Patrícia Joyce oferece, sob o ponto de vista intimista da mulher narradora, uma ficção de cunho realista e de temática sentimental, esboçada sobre um contexto social e historicamente marcado.
 

+ info

 
RECONHECER, PROMOVER, DINAMIZAR, FORTALECER E QUALIFICAR O SETOR DA ECONOMIA SOCIAL
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2020
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  //  Todos os direitos reservados