Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
LinkedIn
Newsletter
CASES Digital
mai.´25

 

 
O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, tem natureza simbólica, constituindo uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido na implementação e difusão de projetos inovadores e sustentáveis, na produção de estudos e trabalhos de investigação, na realização de trabalhos  de âmbito escolar, na publicação de trabalhos jornalísticos em domínios relevantes para a Economia Social e na divulgação da vida e obra de António Sérgio (1883-1969).
No âmbito do Ano Internacional das Cooperativas 2025, a CASES lança a categoria Cooperativa do Ano – Excelência e Sustentabilidade e o Prémio de Honra Entidade Amiga das Cooperativas 2025, reforçando o seu compromisso com a valorização do cooperativismo e do seu impacto socioeconómico em Portugal.

O período para submissão de candidaturas é de 1 de junho a 30 de setembro de 2025, exceto para a categoria de Trabalhos da Âmbito Escolar, cujo período para candidaturas é de 1 de setembro a 17 de novembro de 2025.
 
P A S ´ 2 5
Programa de Apoio às Cooperativas 2025
Iniciativas AIC25
Ano Internacional das Cooperativas 2025
Demografia Cooperativa 2024
Cooperativas Agrícolas
Síntese Legislativa
Formação CASES
Academia Voluntária
Notícias Voluntariado
Campanhas Voluntariado
Notícias Internacionais
Global Innovation Coop Summit 
Mestrados Economia Social
Sugestão de leitura 
CDI António Sérgio 

Programa de Apoio às Cooperativas > PAC.´25.

O PAC visa promover um apoio efetivo à constituição, modernização e divulgação do modelo cooperativo, através da concessão de um apoio financeiro para comparticipação dos custos administrativos decorrentes dos procedimentos de constituição, alteração dos estatutos e dos titulares dos Órgãos Sociais, bem como das despesas inerentes a processos de inovação digital e de divulgação e promoção do modelo cooperativo.

O período de candidaturas decorre até às 18 horas do dia 31 de maio de 2025.

 
Medida 1 – Constituir & Prosseguir:
Comparticipação dos custos administrativos resultantes dos processos de constituição, de alteração de estatutos e dos titulares dos Órgãos Sociais das cooperativas.
Medida 2 – Inovação & Digitalização:
Comparticipação das despesas decorrentes de processos de inovação digital nas cooperativas.
Medida 3 – Divulgação & Promoção:
Comparticipação das despesas decorrentes de processos de divulgação e promoção do modelo cooperativo.
+ i n f o
A esta celebração, que envolve a CASES, a CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal e a CONFECOOP – Confederação Cooperativa Portuguesa, associa-se também a CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária, procurando contribuir para a afirmação, reconhecimento e visibilidade do cooperativismo na Região Autónoma dos Açores.
 
P r o g r a m a
I n s c r i ç õ e s

Iniciativas AIC.´25 > 
Webinar - Inovação na Economia Social
.

PAINEL I
As empresas sociais entre as tendências europeias e o projeto português
PAINEL II
Inovação social – experiências e desafios de futuro

Iniciativas AIC.´25 > Livro
“O INCOOP e o Movimento Cooperativo no Pós-25 de abril”
.

Realiza-se no próximo dia 14 de maio, na Casa António Sérgio em Lisboa, a apresentação do livro “O Instituto António Sérgio do Setor Cooperativo e o Movimento Cooperativo no Pós-25 de abril”.

"Quando Rodrigo Saraiva Dias mostrou interesse em buscar na CASES um lugar para laborar na presente tese, não nos fizemos rogados. Não havia ainda quem tivesse tomado o INSCOOP como objeto específico de estudo. O INSCOOP, tal como a CASES que resultou da extinção daquele, são organizações singulares em que o Estado aceitou hibridizar-se, ou seja, partilhar o objeto da sua ação com entidades privadas, no primeiro caso, do setor cooperativo, no segundo, com outras do setor da economia social." 
(Excerto da nota de Eduardo Graça inserta no livro)


Iniciativa limitada a 20 inscrições.
 
I n s c r i ç õ e s

Iniciativas AIC.´25 > 
Lançamento do Livro “Memórias do Movimento Metanoia no Marão”
.

Realizou-se no dia 4 de abril, na Biblioteca Municipal de Vila Real, o lançamento do livro “Memórias do movimento Metanoia no Marão: Utopia cristã em tempos de ditadura”, da autoria de Carlos Balsa.

António Sérgio deixou discípulos e seguidores que ao longo de suas vidas tiveram a coragem, em plena ditadura, de ousar empreender projetos fundados nas suas ideias, como é o caso do “Movimento Metanoia”, que se descreve neste ensaio original, resultado de uma cuidada investigação.
 
P u b l i c a ç ã o

Iniciativas AIC.´25 > 
Webinar OCPLP
.

No âmbito da celebração do Ano Internacional das Cooperativas 2025, realizou-se, no dia 7 de maio, o Webinar "As cooperativas constroem um mundo melhor:  Sustentabilidade e Segurança Alimentar nos países de língua portuguesa".

Uma iniciativa organizada pela OCPLP - Organização Cooperativista dos Países de Língua Portuguesa, com a colaboração da Universidade Federal de Viçosa, no Brasil.

AIC.´25 > 
Ano Internacional
das Cooperativas
.

A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou uma nova resolução sobre as cooperativas no desenvolvimento social, apelando à proclamação de 2025 como Ano Internacional das Cooperativas.

O texto incentiva todos os Estados membros, bem como as Nações Unidas e todas as outras partes interessadas relevantes, a aproveitarem o Ano Internacional das Cooperativas como forma de promover as cooperativas e sensibilizar para o seu contributo na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para o desenvolvimento social e económico global.
A resolução foi apresentada pelo Governo da Mongólia e adotada em 3 de novembro durante a 47.ª reunião plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas.

A iniciativa surgiu após o sucesso do primeiro Ano Internacional das Cooperativas, em 2012, que muito contribuiu para sensibilizar para o importante papel das cooperativas na promoção do desenvolvimento sustentável.
As entidades representativas do setor cooperativo em Portugal associam-se à Organização das Nações Unidas e à  ACI na comemoração do Ano Internacional das Cooperativas 2025.

Esta celebração envolve a CONFECOOP – Confederação Cooperativa Portuguesa, a CONFAGRI e a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social , mobilizando os principais dirigentes do movimento cooperativo em Portugal.
A CASES assume o compromisso de contribuir para o prestígio e fomento do cooperativismo em Portugal. Estamos certos que o cooperativismo, no seio da Economia Social, promove a renovação da nossa economia e sociedade, contribuindo para a criação de novas esperanças e oportunidades para as comunidades e cidadãos. 

A todas, e todos, deixamos o convite à participação no
 AIC – 2025.

 
A I C . 2 5 . P T

Relatório Anual >
Demografia Cooperativa´24
.

No cumprimento da sua missão e competências, a CASES apresenta neste relatório anual a evolução do setor cooperativo em 2024, analisando o número de cooperativas criadas e extintas, bem como as características associadas a esses processos. Além disso, examina-se a dinâmica das credenciais emitidas pela CASES ao longo do ano em Portugal Continental. 
 
+ i n f o

Cooperativas Agrícolas >
Jornal Público
.

O sector agrícola é unânime: é preciso rejuvenescer, capacitar e dar escala às cooperativas em Portugal. Se desaparecem, “vamos ter uma hecatombe”.

Artigo de Teresa Silveira.

 
+ i n f o

Síntese Legislativa >
abril´25
.

Já se encontra disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente ao mês de abril de 2025.
 
+ i n f o

Formação CASES >
Gestão de Organizações da Economia Social´25
.

Objetivos
Sensibilizar os/as dirigentes e quadros técnicos para as temáticas da economia social; Melhorar os procedimentos de gestão e administração das organizações de economia social; Desenvolver e promover competências de gestão dos/as seus/suas técnicos/as e dirigentes para a otimização dos recursos humanos, técnicos e financeiros; Dotar as organizações de conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que lhes permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados
Duração
150 horas

Módulos
1. Economia Social
2. Gestão Estratégica
3. Gestão de Recursos Humanos
4. Marketing e Comunicação
5. Contabilidade e Fiscalidade
6. Gestão Financeira
7. Gestão de Projetos
8. Ética e Responsabilidade Social

Inscrições: 19/05/2025 a 01/08/2025

 
+ i n f o

Nova Edição >
Academia Voluntária´25
.

O Selo de Qualidade Academia Voluntária consiste na distinção das instituições de ensino superior pelo trabalho desenvolvido na promoção da prática do Voluntariado.

Pretende-se que este Selo de Qualidade Academia Voluntária passe a ser uma ferramenta ao dispor das instituições de ensino superior com a finalidade de promoverem as atividades do voluntariado, aumentarem o número de voluntários/as e, em última análise, promoverem o pleno exercício da solidariedade e cidadania.

O período de candidaturas à quarta Edição do Selo de Qualidade – Academia Voluntária decorre até 01/08/2025.

 
+ i n f o

Notícias
Voluntariado
.

. A DINAMIZAÇÃO DO VOLUNTARIADO EM ABRIL
Abril, Roadshow Mil!
Sessão de sensibilização para voluntários(as) | Tondela


. MEDIDAS E PRÉMIOS. 
Medida de Apoio ao Voluntariado
Medida Líder + Digital

. FORMAÇÕES E OUTRAS ATIVIDADES.
Roadshow | CASES
Projeto Y.ES – Diz Sim à Economia Social
Formação ANIMAR


. NOTÍCIAS INTERNACIONAIS.
CEV procura candidatos para a Capital Europeia de Voluntariado para 2027
Call to Action for the Future of Volunteering | IAVE


. OPORTUNIDADES DE VOLUNTARIADO. 
Ser voluntário(a) na Fundação Claret
Ser voluntário(a) na CAIS
Ser voluntário(a) na Humana Portugal

 
+ i n f o

Voluntariado protegido
é mais seguro
.

Segure os seus voluntários.
Candidate a sua organização ao Apoio ao Seguro dos voluntários em portugalvoluntario.pt. 

 
+ i n f o

Desperte
a sua organização
para o Voluntariado
.

Em Portugal há mais de 700.000 voluntários prontos a dar o seu tempo para ajudar os outros. Aproveite este potencial. Saiba mais em cases.pt.
+ i n f o

Facebook
Voluntariado
.

Cidadania Ativa e Solidária.
Espaço de divulgação, interação, partilha e informação sobre práticas, ações, medidas de apoio e formação na área de Voluntariado.
Facebook

Economia Social >
Notícias Internacionais
.

. Membros do GECES enviam Carta Aberta à DG GROW da Comissão Europeia, preocupados com a extinção da Unidade de Economia Social
. Artigo do Brussels Times: As implicações de a DG GROW abandonar a economia Social num momento crítico
. Exposições fotográficas OIT - comemoração do Ano Internacional das Cooperativas 2025

VI Fórum Mundial para o Desenvolvimento Económico Local
Financiamento do desenvolvimento: libertar o potencial da economia social e solidária

 
+ i n f o

Global Innovation Coop Summit 2025.

Nos dias 27 e 28 de outubro de 2025, a cidade de Torres Vedras será palco de um encontro internacional dirigido ao setor cooperativo: o Global Innovation Coop Summit (GICS).

Organizada pela Cooperativa de Solidariedade – International Cooperative Innovation Network (ICIN), esta edição do GICS terá o tema “Enfrentando os Pontos de Inflexão – O Caminho da Inovação Cooperativa para um Mundo Melhor”, e insere-se no contexto do Ano Internacional das Cooperativas, propondo uma reflexão coletiva sobre o papel das cooperativas na promoção de inovações sustentáveis, capazes de responder aos grandes desafios globais que impactam o nosso planeta.

 
+ i n f o

Mestrado >
ISCAP
.

O Mestrado em Práticas Empresariais e Jurídicas da Economia Social pretende proporcionar uma formação integrada e especializada que permita a profissionalização da gestão, transparência, funcionamento em rede, comunicação e obtenção de financiamento nas organizações do setor da Economia Social, as quais visam a prossecução de uma atividade económico-social que permita a prossecução, por via direta ou indireta do interesse geral.

1.ª Fase de Candidaturas: até 17 de maio

 
+ i n f o

Mestrado >
IPSantarém
.

O Mestrado em Gestão das Organizações de Economia Social visa dotar as organizações com quadros superiores e intermédios devidamente capacitados com competências de gestão, reforçando a sua visão holística em ordem a potenciar a concretização da sua missão, favorecendo a empregabilidade e a progressão na carreira das pessoas beneficiárias. 

Em concreto, a inovação social, a par do empreendedorismo social, será um elemento-chave na capacitação, salvaguardando-se a necessidade de equilíbrio económico-financeiro, juntamente com o impacto no bem-estar de comunidades em diversas latitudes - incluindo a vertente da cooperação e desenvolvimento além-fronteiras.

 
+ i n f o

Sugestão de Leitura >
Boletim Informativo
para as Cooperativas n.º 9
.

Publicado entre julho de 1947 e dezembro de 1948, o Boletim Informativo para as Cooperativas, foi o que os seus autores descreveram como "uma tentativa  bem modesta para estabelecer um contacto regular entre todas as cooperativas e o [Conselho Central das Cooperativas de Lisboa e Arredores]".
 
b o l e t i m

CDI
António Sérgio
.

Conheça o Centro de Documentação e Informação António Sérgio, onde pode aceder online ao espólio documental deste grande pensador, assim como aos catálogos da Biblioteca António Sérgio e da Biblioteca de Economia Social.
 
+ i n f o
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
LinkedIn
Copyright © 2025
CASES 
Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  
Todos os direitos reservados