PAS´25.

Candidaturas


Ativo 1

PAS´25.

Nota Informativa


Ativo 1

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, tem natureza simbólica, constituindo uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido na implementação e difusão de projetos inovadores e sustentáveis, na produção de estudos e trabalhos de investigação, na realização de trabalhos de âmbito escolar, na publicação de trabalhos jornalísticos em domínios relevantes para a Economia Social e na divulgação da vida e obra de António Sérgio (1883-1969).

.

.

.

No âmbito do Ano Internacional das Cooperativas 2025, a CASES lança a categoria Cooperativa do Ano – Excelência e Sustentabilidade e o Prémio de Honra Entidade Amiga das Cooperativas 2025, reforçando o seu compromisso com a valorização do cooperativismo e do seu impacto socioeconómico em Portugal.

.

Na presente edição o Prémio será atribuído nas seguintes categorias:

.

  • Inovação e Sustentabilidade

    Categoria

    A)

    visa premiar entidades da Economia Social que se tenham distinguido pelo desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis para responder a problemas e desafios sociais ou ambientais em Portugal.

  • Estudos e Investigação

    Categoria

    B)

    visa premiar pessoas e entidades autoras de estudos e trabalhos de investigação no âmbito da Economia Social, designadamente, trabalhos sobre Cooperativas, Mutualidades, Fundações, Associações, Misericórdias e IPSS; trabalhos transversais no âmbito da Economia Social em Portugal e trabalhos sobre a personalidade, atividade cívica e obra de António Sérgio.

  • Estudos e Investigação na Lusofonia

    Categoria

    C)

    visa premiar pessoas e entidades autoras de estudos e trabalhos de investigação no âmbito da Economia Social, designadamente, trabalhos sobre Associações, Cooperativas, Fundações, Mutualidades ou outras entidades da Economia Social; trabalhos transversais dentro do sector da Economia Social, relativos a países de língua oficial portuguesa, excluindo Portugal (os trabalhos exclusivamente sobre Portugal serão contemplados na alínea b) deste ponto) e trabalhos sobre a personalidade, atividade cívica e obra de António Sérgio.

  • Trabalhos de Âmbito Escolar

    Categoria

    D)

    visa premiar trabalhos produzidos pela comunidade escolar, ao nível do primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino básico, ensino secundário e profissional, tanto a nível do ensino público como privado, que envolvam alunos e professores na vivência e difusão de teorias e práticas na área do setor da Economia Social em Portugal, nos domínios da solidariedade e apoio social, da cooperação e intercooperação, da integração na vida escolar e familiar, da inclusão de novos estudantes, no desenvolvimento local, no voluntariado, na participação e cidadania, na inovação e social, ambiental e tecnológica; ou nos trabalhos sobre a personalidade, atividade cívica e obra de António Sérgio.

  • Trabalhos Jornalísticos

    Categoria

    E)

    visa premiar jornalistas que sejam autores de trabalhos jornalísticos publicados acerca de um tema diretamente associado à Economia Social em Portugal.

  • Cooperativa do Ano – Excelência e Sustentabilidade

    Categoria

    F)

    visa premiar cooperativas que se tenham distinguido pela excelência na gestão, crescimento sustentável e impacto na comunidade, bem como pelo cumprimento e disseminação dos valores e princípios cooperativos.

Prémio de Honra.

Personalidade da Economia Social


Ativo 2

.

O Prémio de Honra Personalidade da Economia Social 2024 visa distinguir pessoas singulares pela sua dedicação, ação e estudo na área da Economia Social, designadamente, pela sua carreira na gestão de entidades e/ou estudo do setor; promoção de ações inovadoras e sustentáveis; criação ou reforço de dinâmicas interinstitucionais; divulgação e contribuição para a relevância pública do tema; capacidade de mobilização social e melhoria das relações do setor com o Estado.

.

O Prémio de Honra Personalidade da Economia Social 2025 divide-se em duas subcategorias, sendo atribuído a personalidades que se tenham distinguido pela carreira e pela capacidade empreendedora:

.

  • Honra à Carreira

    Categoria

    A)

    premiando uma personalidade pela sua carreira na gestão de entidades da Economia Social, no apoio e dinamização do setor, ou no ensino, promoção ou investigação no campo da Economia Social, contribuindo significativamente para o seu reconhecimento e desenvolvimento.

  • Honra à Capacidade Empreendedora

    Categoria

    B)

    premiando uma personalidade pelo seu contributo relevante para a conceção e promoção de ações e empreendimentos inovadores e sustentáveis no setor da Economia Social, em particular no seio das entidades que o integram, ou através de estudos promotores do empreendedorismo social.

Prémio de Honra.

Entidade Amiga das Cooperativas


Ativo 1

.

O Prémio de Honra Entidade Amiga das Cooperativas 2025 visa distinguir entidades públicas e privadas, exceto cooperativas, que, através do seu trabalho e compromisso, tenham contribuído para o desenvolvimento e valorização do setor cooperativo. 

.

O contribuído para o desenvolvimento e valorização do setor cooperativo pode manifestar-se através de, entre outros, projetos e atividades de sensibilização, divulgação, modernização, inovação, sustentabilidade, financiamento e formação do setor cooperativo e na criação de sinergias entre cooperativas e entidades públicas, privadas e académicas. 

.

  • Entidade Amiga das Cooperativas 2025

    Categoria

    -

    ao Prémio de Honra Entidade Amiga das Cooperativas 2025 é atribuída uma vaga para frequência do curso de Introdução à Economia Social, com duração de 50 horas, lecionado pela CASES, não havendo lugar ao pagamento de qualquer valor pecuniário.

PAS´25.

Candidaturas


Ativo 1

O período para submissão de candidaturas é de 1 de junho a 30 de setembro de 2025, exceto para a categoria de Trabalhos de Âmbito Escolar, cujo período para submissão de candidaturas é de 1 de setembro a 17 de novembro de 2025

Prémio de Honra

Ao Prémio de Honra Personalidade da Economia Social e Entidade Amiga das Cooperativas não corresponde qualquer valor pecuniário, sendo meramente honorífico.

Informação

A cada uma das seis categorias de A) a F) corresponde um prémio de 5.000€.

Parcerias

Para a categoria de Trabalhos de Âmbito Escolar, de acordo com Protocolo celebrado entre a CASES e o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), é atribuído ao/à vencedor/a a frequência de módulos de formação financeira. Destaque-se ainda a parceria com a iniciativa Portugal Inovação Social, com enfoque específico na categoria de Inovação e Sustentabilidade.

António Sérgio


Ativo 3