Home
Email
Newsletters
C A S E S   D i g i t a l   //   dezembro  2 0 2 0 

 

Dia Internacional dos Voluntários | 5 de dezembro

Sorri ao voluntariado.

 

O Dia Internacional dos Voluntários, usualmente designado Dia Internacional do Voluntariado, foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 1985 e celebra-se a 5 de dezembro.

Nesta data é, globalmente, enaltecido o papel incontornável que os/as voluntários/as desempenham na promoção, através dos seus contributos altruístas, de valores como a solidariedade e a coesão social, respeitando a diversidade, a igualdade e a participação de tod@s.

Em 2020, o Dia Internacional dos Voluntários tem como tema “Voluntário para um futuro inclusivo” que pretende relevar o contributo decisivo dos/as voluntários/as  para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

A CASES associou-se às celebrações, tendo participado em diversas iniciativas que decorreram no país.


#SorriaoVoluntariado #DIV2020
 

+ Info

Lançamento ISES | Inquérito ao Setor da Economia Social 2018 

Publicação digital.

 

Em junho de 2019 o Instituto Nacional de Estatística (INE) lançou pela primeira vez, com a colaboração da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, o Inquérito ao Setor da Economia Social 2018 (ISES), um projeto inovador inicialmente pensado como uma extensão do Inquérito às Práticas de Gestão (IPG) que evoluiu para uma versão expandida de modo a integrar questões específicas do setor da Economia Social.

O inquérito foi dirigido aos dirigentes de topo do universo da Economia Social em Portugal, que compreende Cooperativas, Associações mutualistas, Misericórdias, Fundações, IPSS e Associações com fins altruísticos.

Os primeiros resultados deste inquérito, centrados essencialmente na análise das práticas de gestão das entidades da Economia Social e da caracterização dos seus dirigentes, foram divulgados em novembro do ano passado. Os resultados remanescentes foram apresentados em setembro de 2020, os quais possibilitaram uma caracterização mais detalhada do setor, nomeadamente em termos das atividades desenvolvidas, composição interna, relações com entidades do setor público, privado e outras entidades da Economia Social, iniciativas de responsabilidade social e meios de financiamento.

A CASES e o INE apresentam agora uma publicação que reúne, num único documento, todos os importantes resultados alcançados com este estudo.

 

Publicação

II Encontro Intermunicipal | Projeto VOAHR Municípios

O Voluntariado e a Resiliência Comunitária.

Testemunho de Carla Ventura, Vice-Presidente da CASES, no dia 5 de novembro de 2020, Dia Internacional do(a) Gestor(a) de Voluntariado.

Organização: Pista Mágica - Escola de Voluntariado, Município de Valongo e Voahr.

Academia Y.ES | CASES lança nova Edição

Diz SIM à Economia Social.


Teve início a 23 de novembro uma nova edição da Academia Y.ES.

A Academia Y.ES é uma iniciativa destinada à sensibilização e formação, nos temas da Economia Social, pretendendo promover a aquisição de conhecimentos e competências que favoreçam o desenvolvimento de projetos de base coletiva, associativa e cooperativa.
 
O programa, que conta com 14 sessões formativas, está estruturado de forma contínua e dinâmica, equilibrando-se os momentos de exposição teórica com aplicação prática, momentos de trabalho em equipa, de descontração, de atividades de networking e partilha. 
 
A formação é dirigida a pessoas detentoras de uma ideia de projeto ou de um projeto em fase de estruturação/implementação no âmbito da Economia Social, a técnicos/as das entidades cooperadoras da CASES que pretendem criar ou consolidar uma ideia de projeto a desenvolver no âmbito das suas organizações e tem como objetivos gerais:

  • Sensibilizar para as temáticas da Economia Social;
  • Promover a aquisição de conhecimentos e competências que potenciem o desenvolvimento de projetos no âmbito da Economia Social;
  • Conhecer práticas e Entidades da Economia Social.

Nesta edição, a Academia Y.ES é totalmente ministrada por videoconferência e tem uma duração de 39 horas.

Síntese Legislativa | novembro 2020

Especial Covid-19.

 

Já está disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente ao mês de novembro.
 

+ info

XV Conferência das Jornadas Cooperativas | S. João da Pesqueira

XV Edição.

 
Decorreu, no passado dia 26 de novembro, em formato de videoconferência, a XV Conferência das Jornadas Cooperativas do Douro.

As Jornadas Cooperativas são uma organização da APM – Associação Portuguesa de Management e a AAP - Associação dos Amigos de Pereiros, com a colaboração das Cooperativas Agrícolas de Castanheiro do Sul, Penela da Beira e S. João da Pesqueira, e contam com o apoio da CASES, UTAD e Câmara Municipal de S. João da Pesqueira.

 

Ver Programa

Jornal Viva Douro | Artigo de Eduardo Graça – Presidente da CASES

Edição de outubro.

 

A edição de novembro do jornal VivaDouro já se encontra disponível.
Em destaque, o artigo do Presidente da CASES, Eduardo Graça, intitulado “Jornadas Cooperativas do Douro – Uma iniciativa virtuosa” .

Artigo

“Será que conhecemos as nossas empresas?”  | Artigo de Mariana Baptista e António Curto

Jornal Viva Douro - Edição novembro.

 

" Dentro das PME, e apesar de não referidas na terminologia, encontramos ainda outra realidade: 96,2% são microempresas. Na verdade, apenas 3,8% das PME são “pequenas e médias empresas” (3,3% são pequenas e 0,5% são médias). Isto significa que nove em cada dez PME são microempresas, sendo a esmagadora maioria do nosso tecido empresarial constituído por empresas que não têm mais de 10 trabalhadores e que não excedem os 350.000€ de total de balanço e os 700.000€ de volume de negócios líquido."
 

Artigo

Economia Social | Internacional


Assembleia Geral da Organização Cooperativista dos Países de Língua Portuguesa (OCPLP)

Reuniu, na passada sexta-feira, 27 de novembro, a Assembleia Geral da Organização Cooperativista dos Países de Língua Portuguesa (OCPLP) na qual, para cumprimento da ordem de trabalhos prevista, foram divulgadas informações dos diversos membros, tendo resultando designadamente, a aprovação da elaboração de uma moção com vista à manifestação de solidariedade para com o povo moçambicano, pela complexa situação atualmente vivida em Cabo Delgado.

Nesta sessão, foi também analisada a situação de cumprimento dos deveres dos associados efetivos, tendo sido igual e unanimemente aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2020/2021, bem como a manutenção, em funções, dos atuais Órgãos Sociais da OCPLP.

# Instagram CASES 

#instagram #cases #economiasocial


@cases.pt.oficial

 
Instagram

Casa António Sérgio

Sugestão de leitura da Biblioteca António Sérgio.
 

Heterodoxia | Eduardo Lourenço, Coimbra Editora, Coimbra 1949

«Resistamos à ilusão de supor que tudo pode ser inundado de luz. Deixaríamos de ver. (…) No plano do conhecer ou no plano do agir, na filosofia ou na política, o homem é uma realidade dividida. O respeito pela sua divisão é Heterodoxia.» – Do Prólogo
 

+ info

 
RECONHECER, PROMOVER, DINAMIZAR, FORTALECER E QUALIFICAR O SETOR DA ECONOMIA SOCIAL
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2020
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  //  Todos os direitos reservados