Home
Email
Newsletters
C A S E S   D i g i t a l   //   j u n h o   2 0 2 0 

 

Prémio António Sérgio 2020 | IX Edição

Candidaturas Abertas.

 
Encontra-se aberto o período de apresentação de candidaturas ao Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2020.

Criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social.

Na presente edição, estreia-se a categoria de Estudos e Investigação na Lusofonia, sendo o Prémio atribuído nas seguintes categorias: 
  • Inovação e Sustentabilidade
  • Estudos e Investigação
  • Estudos e Investigação na Lusofonia (nova categoria)
  • Trabalhos de Âmbito Escolar
  • Trabalhos Jornalísticos
  • Prémio de Honra Personalidade da Economia Social 2020
 
+ info

Síntese Legislativa | maio 2020

Especial Covid-19.
 

Já está disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente ao mês de maio.

 

+ info

Modelo de organização da CASES COVID-19

Plano de atuação.
 

Após um período de funcionamento em teletrabalho, na sequência das declarações do estado de emergência e de situação de calamidade, no contexto da situação epidemiológica da COVID-19, a CASES iniciou a 1 de junho um novo modelo de organização e gestão do trabalho, através da adoção de soluções mistas de trabalho presencial, teletrabalho parcial e rotativo (com equipas em espelho) e de teletrabalho integral, tendo por base as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

De forma a assegurar o regresso seguro ao local de trabalho, a CASES elaborou um Plano de Atuação e implementou um conjunto de medidas que permitem, por um lado, prevenir a transmissão da COVID-19 no local de trabalho, e, por outro lado, garantir as condições de segurança e saúde no trabalho.
As principais medidas coletivas - de âmbito organizacional - implementadas, bem como os comportamentos individuais específicos que devem ser adotados, podem ser conhecidos no link em destaque.

 

Brochura

Plataforma Portugal Voluntário


A vontade de estar mais próximo.


Uma Plataforma que faz o encontro entre quem quer fazer voluntariado e as organizações que o promovem.

#AVontadeDeEstarMaisPróximo

 

Portugal Voluntário

SOU MAIS | Programa Nacional de Microcrédito

Crie o seu emprego. Expanda o seu negócio. Nós ajudamos.

 

O SOU MAIS é o Programa Nacional de Microcrédito, sob gestão da CASES, que facilita o acesso ao crédito através de um financiamento de pequeno montante, até ao limite de 20.000 €, destinado a apoiar a criação e a expansão de projetos, que criem postos de trabalho sustentáveis.

+ info

Social Investe | Linha de crédito

Por um futuro mais solidário.

 

O SOCIAL INVESTE é um programa de apoio à Economia Social, concretizado numa linha de crédito, que visa facilitar o acesso a financiamento por parte de entidades que integram o setor.

Este programa destina-se a incentivar o desenvolvimento das atividades de natureza social e solidária das entidades que integram o setor da Economia Social, traduzindo desta forma, o reconhecimento de que este setor constitui, inquestionavelmente, um dos pilares do desenvolvimento económico e social do país.

 

+ info

INFOCOOP // CASES

Comunicação às Cooperativas sobre a realização de Assembleias Gerais.

 

Nos termos do artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, na sua redação atual, diploma que estabelece medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica do novo Coronavírus — COVID 19, as associações e as cooperativas poderão realizar as suas assembleias gerais (que em situação normal seriam realizadas até 31 de março) até 30 de junho de 2020, ou, no caso das associações e das cooperativas com mais de 100 associados ou cooperantes, até 30 de setembro de 2020. Após o que, devem as cooperativas efetuar as comunicações obrigatórias à CASES no prazo de um mês a contar da realização da referida assembleia.
 

INFOCOOP

Dia Internacional das Cooperativas | 4 de julho

Tema 2020 "Cooperativas para a ação climática".

 

O Dia Internacional das Cooperativas da Organização das Nações Unidas é celebrado anualmente no primeiro sábado de julho. O objetivo desta celebração é aumentar a consciencialização sobre cooperativas, enfatizar as metas e objetivos complementares das Nações Unidas e do movimento cooperativo internacional, destacar os contributos do movimento para a resolução dos maiores problemas abordados pelas Nações Unidas e fortalecer e alargar as parcerias entre o movimento cooperativo internacional e outros atores.

O tema do Dia Internacional das Cooperativas 2020 é COOPERATIVAS PARA A AÇÃO CLIMÁTICA. A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) convida a comunidade cooperativa global a continuar a promover ações que abordem as alterações climáticas. Esta situação crítica está a pôr vidas e meios de subsistência em risco, prejudicando ecossistemas vitais para as pessoas e para o planeta.

 

+ info

Relatório // CASES 

A realidade estatística das Cooperativas de Solidariedade Social em Portugal (2017-2018).

 
Este relatório teve o objetivo de analisar o estado da arte da informação estatística disponível a respeito do Ramo Cooperativo de Solidariedade Social e realizar, pela primeira vez, uma análise da informação resultante do Portal de Credenciação associada exclusivamente ao Ramo de Solidariedade Social. Este levantamento de informação inédito constitui, atualmente, a ferramenta estatística mais completa e atual para observação e entendimento deste Ramo Cooperativo.

 
Relatório

Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social | IPSantarém

9.ª Edição.

 

Foi lançado o processo de candidatura à 9.ª edição do MGOES – Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social – Instituto Politécnico de Santarém.

Até 28 de junho, será possível concorrer a uma das 30 vagas de um curso pioneiro na área da gestão, que foi distinguido em 2016 com o Prémio António Sérgio – categoria Formação Pós Graduada, pela CASES.
 

+ info

Mestrado em Gestão e Regime Jurídico-empresarial da Economia Social | ISCAP

2.ª Edição.

 

Tendo em conta a necessidade de profissionalização do setor da Economia Social e da formação de colaboradores capazes de darem resposta aos desafios de um setor em crescimento e permanente transformação, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) criou uma oferta formativa integrada e especializada que contempla o Mestrado em Gestão e Regime Jurídico-Empresarial da Economia Social, e que conta com a parceria da CASES.

Como novidade, para além das aulas presenciais, a 2.ª edição contará com a oferta de aulas à distância e orientação tutorial, o que facilitará a frequência da parte curricular do mestrado por parte de estudantes mais afastados geograficamente.

 

+ info

Economia Social | Internacional

 

Next Generation EU
A Comissão europeia apresentou recentemente um instrumento financeiro de 750 mil milhões de euros Next Generation EU que tem por objetivo reparar os danos económicos e sociais provocados pelo COVID-19 e estimular uma recuperação sustentável, em linha com as prioridades estratégicas europeias (como o Green Deal e a Agenda Digital).
A CASES congratula-se com o facto de a Comissão Europeia, na sua comunicação A Hora da Europa: Reparar os Danos e Preparar o Futuro para a Próxima Geração, defender que “O apoio reforçado ao emprego juvenil ajudará os jovens a integrar o mundo do trabalho, a seguir uma formação ou a continuar os estudos, ao mesmo tempo que uma economia social forte poderá oferecer oportunidades únicas e ajudar os mais vulneráveis a regressar ao mercado laboral”, reconhecendo que o setor foi fortemente afetado: “As primeiras estimativas da Comissão mostram que, no segundo trimestre de 2020, o turismo, a economia social e os ecossistemas criativos e culturais poderão registar uma quebra de mais de 70% do volume de negócios.”


Reunião do Comité de Monitorização da Declaração do Luxemburgo
Decorreu no dia 28 de Maio, sob presidência do Governo Espanhol, por videoconferência, a Reunião do Comité de Monitorização da Declaração do Luxemburgo, grupo de alto Nível para a Economia Social.
Estiveram presentes representantes de 14 países, incluindo o Secretário de Estado da Segurança Social de Portugal Gabriel Bastos; bem como representantes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, do Comité Económico e Social Europeu (CESE), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Social Economy Europe (SEE) e da Confederação Empresarial Espanhola da Economia Social (CEPES) entre outras organizações.

+ info aqui
 
Assembleia Geral Social Economy Europe
Decorreu no dia 2 de junho a Assembleia Geral da Social Economy Europe, por videoconferência, tendo sido aprovados por unanimidade, através de sistema de voto eletrónico, os documentos de prestação de contas relativos a 2019 e o Plano de atividades e Orçamento para 2020. A reunião contou ainda com a formalização da adesão de três novos membros: Institut de la Protection Sociale Europeenne (IPSE), com sede em Paris; A European Microfinance Network (EMN); e a Eurodiacona, rede de igrejas e organizações cristãs.
Destaca-se a noção presente na reunião, de que este é um momento difícil mas também de oportunidades para Economia Social, que têm de ser aproveitadas, por exemplo o Plano de Ação Europeu para a Economia Social e as medidas de recuperação social e económica na sequência da crise do Covid-19. Foram descritas as atividades desenvolvidas nos últimos anos pela SEE, que está mais forte e ativa, em consonância com o que tem sido o crescimento com o setor da Economia Social.

Webinar Co-desenhando o Plano de Ação para a Economia Social
Decorreu no dia 3 de junho o webinar Co-desenhando o Plano de Ação para a Economia Social, organizado pelo Intergrupo de Economia Social do Parlamento Europeu e pela Social Ecoonmy Europe, de que a CASES é membro, e cujo programa pode ser consultado aqui. É de destacar a intervenção do Comissário Schmit, responsável pelo Plano de Ação, que mais uma vez tornou publica a relevância da Economia Social enquanto parte do modelo europeu, que tem de ser incluída no planeamento económico e social, dando exemplos das várias medidas aplicáveis à Economia Social, referentes ao combate e recuperação no âmbito do Covid-19, e referindo que o Plano de ação só faz sentido se for construído com os stakeholders de forma ampla e alargada.

 

Próximos Eventos.
 

  • Evento online “Economia Social e a recuperação pós-pandemia: desafios e perspetivas" organizado por União para o Mediterrâneo (UfM) e Rede Euro-Mediterrânica de Economia Social (ESMED) - 26 de junho.
 

# Instagram CASES 

Siga-nos.


@cases.pt.oficial
#instagram #cases #economiasocial
 
Instagram

Casa António Sérgio

Sugestão de leitura da Biblioteca António Sérgio.
 

A VELHA CASA 1: Uma gota de sangue – romance, José Régio, Editorial Inquérito, Lisboa, 1945

"A Velha Casa", romance de que José Régio escreveu cinco volumes, tendo começado um sexto e possivelmente o último, mas que não chegou a terminar. "A Velha Casa" é composta pelos títulos: I - "Uma Gota de Sangue"; II - "As Raízes do Futuro"; III - "Os Avisos do Destino"; IV - "As Monstruosidades Vulgares" e o V - "Vidas São Vidas", (que inclui os rascunhos do VI volume).
 

+ info

 
RECONHECER, PROMOVER, DINAMIZAR, FORTALECER E QUALIFICAR O SETOR DA ECONOMIA SOCIAL
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2020
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  //  Todos os direitos reservados