Home
Email
Newsletters
C A S E S   D i g i t a l   //   novembro  2 0 2 0 

 

Protocolo CASES / CGD

Caixa Geral de Depósitos e CASES aliados no apoio ao microcrédito.

 

A Caixa Geral de Depósitos e a CASES formalizaram uma parceria, que reforça a intervenção da Caixa no Programa Nacional de Microcrédito (PNM) e no apoio à criação e consolidação de projetos de investimento, que permitam a criação de postos de trabalho, nomeadamente na área de autoemprego ou desenvolvimento de micro iniciativas empresariais, incluindo no sector da economia social.

Esta parceria viabiliza aos promotores dos projetos a disponibilização de um acesso mais acompanhado, orientado e informado junto da Caixa. Permite ainda um alargamento do acesso ao microcrédito a um maior número de cidadãos e Microentidades, através da disponibilização de instrumentos financeiros de crédito com montantes até 25 mil euros.

A CASES é a entidade gestora do Programa Nacional de Microcrédito, destinado a fomentar a criação de emprego e empreendedorismo entre as populações com maiores dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, com atividade desenvolvida na facilitação do acesso ao crédito e disponibilização do apoio técnico à criação e consolidação dos projetos empresariais.

A conjugação da capacidade da CASES em atestar a qualidade de destinatário e validar previamente os projetos, permite à Caixa concentrar esforços com a avaliação do risco e capacidade de aconselhamento aos promotores.

Para consubstanciar esta relação na perspetiva financeira, será disponibilizada, ainda em 2020, uma nova linha de apoio às novas microempresas, nas quais se incluem as que recorrem ao microcrédito, com um plafond na ordem dos 50 milhões de euros.

Sessão Pública de Apresentação | ISES

Inquérito ao Setor da Economia Social (ISES).

 

Irá realizar-se, no próximo dia 19 de novembro, às 15H00, em formato de videoconferência, a Sessão de Apresentação dos Resultados do Inquérito ao Setor da Economia Social 2018 (Edição 2020).

PROGRAMA

15H00 // Abertura da Sessão 
Francisco Lima – Presidente do Conselho Diretivo do INE

15H10 // Apresentação dos Resultados | Inquérito ao Setor da Economia Social (ISES)
Ana Chumbau - Diretora do Serviço de Estatísticas das Empresas do INE

15H40 // O ISES e o Setor da Economia Social 
Eduardo Pedroso - Responsável pela Estatística e Base de Dados da CASES

16H10 // Debate

16H30 // Encerramento
Eduardo Graça – Presidente da Direção da CASES


 
Ver Sessão

Academia Y.ES | CASES lança nova Edição

Diz SIM à Economia Social.


Terá início no decorrer do mês de novembro nova edição da Academia Y.ES.

A Academia Y.ES é uma iniciativa destinada à sensibilização e formação, nos temas da Economia Social, pretendendo promover a aquisição de conhecimentos e competências que favoreçam o desenvolvimento de projetos de base coletiva, associativa e cooperativa.
 
O programa, que contará com 14 sessões formativas, está estruturado de forma contínua e dinâmica, equilibrando-se os momentos de exposição teórica com aplicação prática, momentos de trabalho em equipa, de descontração, de atividades de networking e partilha. 
 
A formação é dirigida a pessoas detentoras de uma ideia de projeto ou de um projeto em fase de estruturação/implementação no âmbito da Economia Social, a técnicos/as das entidades cooperadoras da CASES que pretendam criar ou consolidar uma ideia de projeto a desenvolver no âmbito das suas organizações e tem como objetivos gerais:

  • Sensibilizar para as temáticas da Economia Social;
  • Promover a aquisição de conhecimentos e competências que potenciem o desenvolvimento de projetos no âmbito da Economia Social;
  • Conhecer práticas e Entidades da Economia Social.

Nesta edição, a Academia Y.ES será totalmente ministrada por videoconferência e terá uma duração de 39 horas.

O período de candidaturas será aberto no decorrer da próxima semana.

Concurso de Fotografia | A Economia Social

Candidaturas abertas.

 

O Concurso de Fotografia “A Economia Social” resulta de uma iniciativa da CASES, e tem como finalidade a divulgação dos princípios orientadores da Economia social, assentes na promoção da pessoa humana e das comunidades, através de práticas de cooperação, de solidariedade e de justiça social, bem como o despertar do interesse da sociedade em geral sobre o setor, demonstrando a riqueza da diversidade das entidades que o constituem, das atividades por elas desenvolvidas e sobre o seu contributo para o desenvolvimento socioeconómico do país.

A iniciativa estará em vigor até ao dia 30/11/2020.

 

+ info

Síntese Legislativa | outubro 2020

Especial Covid-19.

 

Já está disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente ao mês de outubro.
 

+ info

Jornal Viva Douro | Artigo de Eduardo Graça – Presidente da CASES

Edição de outubro.

 

A edição de outubro do jornal VivaDouro já se encontra disponível.
Em destaque, o artigo do Presidente da CASES, Eduardo Graça, intitulado " Tempo de incerteza  ".

 

Artigo

Novas medidas de combate à pandemia | Controlar a Pandemia

Conselho de Ministros, Lisboa, 31 outubro 2020.

 

+ info

PARES 3.0 | Aviso de abertura de candidaturas

Despacho n.º 9952/2020.

 

Através do programa PARES 3.0 e do presente aviso é aberto concurso para reforço da capacidade de resposta, relativamente aos equipamentos estrutura residencial para pessoas idosas, serviço de apoio domiciliário, centro de dia, centro de atividades ocupacionais, lar residencial e residências autónomas, uma vez que se revela prioritário o investimento nestas respostas.
 

+ info

« Jovem + Digital » | Programa de formação para a aquisição de competências na área digital

Portaria n.º 250-A/2020.

 

O Programa integra os apoios à formação profissional previstos no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 41/2020, de 6 de junho, e tem como objetivo estratégico reforçar a qualidade, a eficácia e a agilidade da formação e da qualificação profissionais, com vista à aquisição pelos jovens adultos de competências específicas na área digital.
 

+ info

Estratégia Nacional de Combate à Pobreza | Criada Comissão de Coordenação

Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

 

No passado dia 17 de outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, o Governo constituiu a Comissão de Coordenação, que integra individualidades de reconhecido mérito, para a elaboração da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, através da qual se pretende mitigar as desigualdades e garantir condições de vida dignas para todos os cidadãos. 

No âmbito do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza assentará numa abordagem integrada de médio e longo prazo, que se revela tanto mais necessária quanto a incerteza na evolução sanitária, e consequentemente na evolução económica, o que sugere uma resposta abrangente e flexível. 

A Comissão de Coordenação responsável pela preparação da proposta de Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, a apresentar ao Governo até 15 de dezembro de 2020, será composta por figuras com trabalho reconhecido nesta área, incluindo Edmundo Martinho (coordenador), Amélia Bastos, Carlos Farinha Rodrigues, Fernanda Rodrigues, Rui Marques, Rute Guerra e Ana Rita Gonçalves. Para a concretização da sua missão, será promovida ainda a audição de entidades de relevo como a Rede Europeia Anti-Pobreza, a Cáritas Portuguesa, a Confederação das Instituições Sociais, a União das Misericórdias Portuguesas, a União das Mutualidades Portuguesas, a Cooperativa António Sérgio, a Confederação Cooperativa Portuguesa e a Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local. 

Despacho n.º 10277/2020 (Cria a comissão de coordenação de preparação de uma proposta de Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, no âmbito do Pilar Europeu dos Direitos Sociais).


 

+ info

Economia Social | Internacional


Roteiro Digital para Manheim.
Realizou-se no dia 29 de outubro a 2.ª sessão do Roteiro digital para Mannheim: “Não deixando ninguém para trás – Emprego, requalificação e inclusão social no mundo do trabalho em mudança.”

O Roteiro Digital para Mannheim consiste em eventos online, totalmente digitalizados. Cada evento foca-se num tópico específico e tem o objetivo de conectar diferentes atores da Economia Social na Europa, apresentar boas práticas e proporcionar perceções em primeira mão, através de sessões altamente interativas com agentes de mudança em toda a Europa. O roteiro para Mannheim fortalece a Economia Social na Europa e promove a sua contribuição para o desenvolvimento económico, a inclusão social, bem como as transições verdes e digitais. Mais informações em: https://www.euses2020.eu/exchange-events/


OCPLP
Assembleia Geral
Realizou-se no dia 14 de outubro, por meios telemáticos, a Assembleia Geral da OCPLP, na qual foram aprovados os Relatórios de Atividades e Contas dos Exercícios de 2018 e 2019. Será realizada no dia 27 de novembro nova Assembleia Geral para efeitos de apreciação e votação do Plano de atividades e orçamento para 2020/2021 e eleição dos Órgãos da Associação.
2.º Encontro Cooperativo OCPLP 2020
No dia 12 de novembro irá realizar-se um encontro virtual entre os membros da OCPLP que terá como objetivo a apresentação dos projetos desenvolvidos na área da formação e capacitação por parte da OCB e da CASES e a partilha de experiências entre os diferentes membros neste domínio.
 

REScoop.eu
REScoop.eu é a Federação europeia de cooperativas de energia de cidadãos. São uma rede em crescimento de 1500 cooperativas de energia europeias e de 1.000.000 de cidadãos que estão ativos na transição energética, e que tem por objetivo promover o modelo REScoop.

As REScoops são cooperativas de energia, um modelo de negócio onde os cidadãos, em conjunto, possuem e controlam democraticamente uma empresa que trabalha com energia renovável ou projetos de eficiência energética. As REScoops podem também ser comunidades de cidadãos ou de energia renovável.

Todos os cidadãos são elegíveis para entrar numa REScoop. Depois de se tornar membro de uma cooperativa ou coproprietário de projetos locais de energia renovável ou eficiência energética, os membros distribuem os excedentes e geralmente têm a oportunidade de comprar eletricidade a um preço justo. Além disso, os associados podem participar ativamente na cooperativa: podem decidir onde a REScoop deve investir e são consultados na definição do preço da energia.

A Coopérnico - Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável, CRL faz parte desta rede e estão mapeadas pela REScoop.eu outras 5 cooperativas de energia portuguesas: Cooperativa de Abastecimento de Energia Eléctrica CRL, Cooperativa Eléctrica de Vilarinho CRL, Cooperativa Eléctrica de Loureiro CRL, Cooperativa Eléctrica do Vale d'Este CRL e Cooperativa Eléctrica São Simão Novais CRL.

O modelo RESCoop apresenta diversos benefícios:
Mantém o dinheiro na economia local. As REScoops usam fontes de energia locais e incluem cidadãos locais. Dessa forma, mantêm o dinheiro dentro da comunidade local que, de outra forma, fluiria para investidores externos. Além disso, as REScoops estimulam o emprego local e impulsionam a economia local.
Promove a aceitação social da energia renovável. A oposição local a projetos de energia renovável (normalmente turbinas eólicas) diminui quando os cidadãos têm a oportunidade de investir e co deter as instalações de produção. Isto é especialmente verdadeiro quando os cidadãos locais estão envolvidos desde o início do projeto, participam dos excedentes e têm acesso a energia limpa a um preço justo.
Mantém o investimento individual acessível. Nem todas as pessoas têm um telhado adequado para painéis solares, nem todos têm capacidade financeira para fazer esse investimento. As instalações de produção do REScoop normalmente pertencem a um grande grupo de cidadãos, mantendo o investimento individual acessível.
Beneficia a comunidade local. As REScoops têm uma preocupação clara com a comunidade. Geralmente dividem parte dos rendimentos com seus membros e usam o restante para desenvolver novos projetos ou beneficiar a comunidade local como um todo. Algumas REScoops, por exemplo, financiaram a construção de uma sala de concertos sustentável local, enquanto outras construíram um ponto de recarga para bicicletas elétricas. Dessa forma, todos os cidadãos se beneficiam dos projetos e dos rendimentos gerados pelos REScoops.
Atua a favor da eficiência energética. As receitas que resultam de projetos de energia renovável são frequentemente usadas para financiar medidas de eficiência energética em edifícios públicos. Algumas REScoops pagaram material de isolamento para edifícios públicos, enquanto outros pagam o salário de um especialista em energia local que ajuda os cidadãos e o município local a melhorar sua eficiência energética geral.

O site REScoop.eu disponibiliza informação sobre cooperativas e comunidades de energia, incluindo um vasto conjunto de ferramentas (toolbox) que inclui guias práticos, vídeos, brochuras, relatórios diversos. Todas as informações podem ser encontradas em: https://www.rescoop.eu/

 
Webinar Visão da Economia Social para uma Transição Verde e Justa
Decorrerá, no dia 10 de novembro, entre as 12H00 e 14H00 (CET) o webinar Visão da Economia Social para uma Transição Verde e Justa, promovido pelo Intergrupo Economia Social e pela Social Economy Europe. A agenda do evento online está disponível aqui.

Inscreva-se aqui antes de segunda-feira, 9 de novembro, às 17h (CET). Não perca a oportunidade de participar da conversa e aprender mais sobre a economia social como motor de uma transição verde e justa!
 
Os principais oradores serão o Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia para Pacto Verde Frans Timmermans, os eurodeputados Patrizia Toia (S&D, IT), Sven Giegold (Verdes / EFA, DE) e Monica Semedo (Renew, LU); Maja Göpel (Economista Política, Diretora de Pesquisa do Novo Instituto), Juan Antonio Pedreño (Presidente da SEE), Patrizia Bussi (Vice-Presidente da SEE e diretora da ENSIE), Dirk Vasintjan (Presidente da Rescoop.eu), Bernard Horenbeek (Presidente do Ethical Bank La Nef e membro da FEBEA), Andrea Baranes (Vice-Presidente do Banca Etica e membro da FEBEA), Juliane Kronen (Innatura), Benoît Dave (Presidente 5C Coletivo de cooperativas de cidadãos para curtos-circuitos), Thérèse-Marie Bouchat (codiretora da Paysans Artisans) e uma representante da Housing Europe. A interpretação será fornecida em inglês, francês e espanhol.

Além disso, em antecipação a este evento, a SEE lançou dois novos blogs e um episódio de podcast do Social Economy Talks sobre a Transição Verde:

Ouça o podcast sobre Economia Social para uma Transição Verde! 
• Blog sobre a revolução renovável - aqui
• Blog RREUSE para reparar nossa cultura de deitar fora - aqui

Pós-Graduação | Economia Social: Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

 
Encontra-se aberta, até ao próximo dia 15 de novembro de 2020, a segunda fase das candidaturas de acesso à Pós-Graduação em Economia Social – Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade para o ano letivo 2020/2021.

O objeto desta pós-graduação é a economia social nas suas várias vertentes organizativas, com destaque para as que têm uma identidade historicamente mais marcada e uma importância social mais nítida, como é o caso das cooperativas, das mutualidades e das instituições de solidariedade social no seu todo. 
 

+ info

Pós-Graduação | Gestão de Entidades da Economia Social 

Porto Executive Academy / ISCAP.

 
Inscrições abertas.

Programa de formação pós-graduado no âmbito da economia social, que assenta numa abordagem multidisciplinar concebida especificamente para a gestão de entidades da Economia social.

A Pós-Graduação procura ajudar os profissionais do setor a desenhar estratégias integradas para as organizações da economia social, de modo a potenciar a criação de valor e geração de impacto social.

A Pós-Graduação é desenvolvida pela Porto Executive Academy/ISCAP, em regime pós-laboral e com possibilidade de frequência à distância.

 

+ info

Cooperativa Fruta Feia | vence o Prémio LIFE para o Ambiente da União Europeia

“Falhas para a Vida – espalhar a fruta feia contra o desperdício alimentar”.


Pelo seu trabalho inovador e eficaz, o projeto “Falhas para a Vida – espalhar a fruta feia contra o desperdício alimentar”, venceu o galardão “Ambiente” do programa “Life” da União Europeia. Em meia dúzia de anos conseguiu evitar que 2.300 toneladas de fruta e legumes fossem para o lixo.

A criação de um mercado alternativo para os frutos e produtos hortícolas considerados “demasiado pequenos, demasiado grandes ou demasiado feios” para venda em super ou hipermercados ou outras lojas valeu à cooperativa Fruta Feia o Prémio LIFE 2020 para o Ambiente, pelo seu papel no combate ao desperdício alimentar. O galardão, entregue esta quarta-feira numa cerimónia inserida na Semana Verde da União Europeia, salienta assim o valor do trabalho desenvolvido por esta cooperativa, que conseguiu evitar o desperdício de mais de 2.300 toneladas de alimentos em meia dúzia de anos.

 

+ info

# Instagram CASES 

#instagram #cases #economiasocial


@cases.pt.oficial

 
Instagram

Casa António Sérgio

Sugestão de leitura da Biblioteca António Sérgio.
 

Revista ES // Leituras & Debates | Número 10 (outubro 2020)

A revista digital ES, Revista de Economia Social – Leituras & Debates, lançada em maio de 2018, pretende ser um contributo para alargar, e aprofundar, o debate acerca dos grandes temas da Economia Social através da participação dos seus protagonistas.
 

Revista ES

 
RECONHECER, PROMOVER, DINAMIZAR, FORTALECER E QUALIFICAR O SETOR DA ECONOMIA SOCIAL
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2020
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  //  Todos os direitos reservados