Home
Email
Newsletters
C A S E S   D i g i t a l   //   outubro   2 0 2 0 

 

Revista ES // Leituras & Debates Número 10 (outubro 2020)

Desejamos-vos uma boa leitura.

 
A revista digital ES, Revista de Economia Social – Leituras & Debates, lançada em maio de 2018, pretende ser um contributo para alargar, e aprofundar, o debate acerca dos grandes temas da Economia Social através da participação dos seus protagonistas.

«Como todas as iniciativas de criação de espaços de expressão de ideias, a presente revista é uma casa comum de partilha aberta à diversidade de pensamento, neste caso predominantemente acerca dos temas da economia social, buscando, contra todas as adversidades, criar uma corrente que estimule o debate livre e aberto incidindo num setor económico social muitíssimo relevante nas suas diversas vertentes, mas sem massa crítica doutrinária suficientemente robusta no Portugal contemporâneo.»

 
Revista ES

Protocolo CASES / CGD

Caixa Geral de Depósitos e CASES aliados no apoio ao microcrédito.

 

A Caixa Geral de Depósitos e a CASES formalizaram uma parceria, que reforça a intervenção da Caixa no Programa Nacional de Microcrédito (PNM) e no apoio à criação e consolidação de projetos de investimento, que permitam a criação de postos de trabalho, nomeadamente na área de autoemprego ou desenvolvimento de micro iniciativas empresariais, incluindo no sector da economia social.

Esta parceria viabiliza aos promotores dos projetos a disponibilização de um acesso mais acompanhado, orientado e informado junto da Caixa. Permite ainda um alargamento do acesso ao microcrédito a um maior número de cidadãos e Microentidades, através da disponibilização de instrumentos financeiros de crédito com montantes até 25 mil euros.

A CASES é a entidade gestora do Programa Nacional de Microcrédito, destinado a fomentar a criação de emprego e empreendedorismo entre as populações com maiores dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, com atividade desenvolvida na facilitação do acesso ao crédito e disponibilização do apoio técnico à criação e consolidação dos projetos empresariais.

A conjugação da capacidade da CASES em atestar a qualidade de destinatário e validar previamente os projetos, permite à Caixa concentrar esforços com a avaliação do risco e capacidade de aconselhamento aos promotores.

Para consubstanciar esta relação na perspetiva financeira, será disponibilizada, ainda em 2020, uma nova linha de apoio às novas microempresas, nas quais se incluem as que recorrem ao microcrédito, com um plafond na ordem dos 50 milhões de euros.

Prémio António Sérgio 2020 | Reunião de Júri

 

Cooperação e Solidariedade.

 

Realizou-se no dia 6 de outubro a primeira reunião de Júri do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio. Esta nona edição do Prémio conta com 60 candidaturas que, na referida reunião, foram analisadas para efeitos de admissão dos projetos e candidatos que estão em conformidade com o regulamento e exclusão dos restantes. As categorias a concurso no ano de 2020 são seis: 

  • Inovação e Sustentabilidade – 25 candidaturas
  • Estudos e Investigação – 10 candidaturas
  • Estudos e Investigação na Lusofonia – 3 candidaturas
  • Trabalhos Jornalísticos – 7 candidaturas
  • Trabalhos de Âmbito Escolar – 4 candidaturas
  • Prémio de Honra Personalidade da Economia Social – 11 candidaturas

Síntese Legislativa | setembro 2020

 

Especial Covid-19.

 

Já está disponível online a Síntese Legislativa da CASES, referente ao mês de setembro.
 

+ info

Protocolo de Cooperação | CASES - ANAM

CASES e ANAM firmam parceria.

 

Tendo em vista promover o reforço de competências e a aquisição de novas aptidões ao nível do poder local em matérias relacionadas com a Economia Social, em particular com o cooperativismo, foi estabelecido, no dia 14 de setembro, um protocolo de cooperação entre a CASES e a Associação Nacional de Assembleias Municipais.
 
Atenta a clara a relevância das Assembleias Municipais na vida democrática e o papel determinante que a Economia Social assume na coesão social, no quadro desta parceria será desenvolvido um conjunto de ações e iniciativas, que visam a promoção da valorização do poder local e de uma efetiva representação política, através da disseminação dos valores a Economia Social.

Curso de formação | Gestão de Organizações de Economia Social

Inscrições.

 

Encerram, no próximo dia 8, as inscrições para a formação em Gestão de Organizações da Economia Social, dirigido a técnicos e dirigentes de entidades da economia social,  que terá início a 22 de outubro.
 
A nova edição do Curso GOES, lançada pela CASES, contará com 8 módulos formativos nas diversas vertentes da gestão de organizações, tendo por objetivo a melhoria dos procedimentos e competências de gestão e administração e a capacitação das organizações para a melhoria da qualidade dos serviços prestados.

+ info

CASES | Edição de Livro

Coleção de Estudos de Economia Social 

 

A CASES acaba de editar o livro (edição bilingue) "As 100 Maiores Cooperativas 2018" e "A Realidade Estatística das Cooperativas de Solidariedade Social em Portugal 2017-2018".

Pretende-se, desta forma, continuar a disponibilizar informação estatística sobre o Setor Cooperativo aos dirigentes, cooperadores e trabalhadores do setor, aos estudiosos que se debruçam sobre o tema e ao público em geral.

 

100 Maiores
COOP. S.S.

Economia Social | Internacional

 

Next Generation EU e a Economia Social
A Social Economy Europe, entidade representativa do setor a nível europeu, de que a CASES é membro, publicou um documento no qual defende que as empresas de Economia Social devem ter um papel central na recuperação europeia, havendo necessidade de integrar a Economia Social no Regulamento da EU sobre o Next Generation EU e nos Planos Nacionais de Recuperação e Resiliência, e instam as Instituições Europeias e Estados Membros a:
 • Envolver as organizações representativas da Economia social na elaboração dos Planos Nacionais de Recuperação e Resiliência e na sua governação, mobilizando a sua experiência e capacidade para contribuir para a recuperação justa e sustentável da Europa.
 •  Criar instrumentos que assegurem que as empresas e organizações da Economia Social podem aceder aos fundos do Plano de Recuperação Europeu em pé de igualdade com outras formas de empresa. Uma possível solução para estes obstáculos poderá ser cofinanciar a criação de Fundos de Apoio à Economia Social a nível dos Estados Membros, geridos por intermediários da Economia Social.

Consulte o documento.
 
Webinar com o GECES
Realizou-se, no dia 1 de outubro, o seminário “O Impacto da Social Business Iniciative (SBI) e das suas ações de acompanhamento.” O seminário apresentou as conclusões preliminares do estudo independente promovido pela Comissão Europeia, que será apresentado em novembro, sobre esta iniciativa que se iniciou em 2011, tendo contado com a participação dos membros no GECES (Grupo de Peritos da Comissão Europeia para a Economia Social e as Empresas Sociais) no sentido de conhecerem e discutirem as conclusões apresentadas. As principais conclusões apresentadas indicam que a SBI teve uma influência positiva na criação de um ecossistema de Economia Social e empresas sociais a nível europeu, não obstante a falta de reconhecimento de que algumas das ações desenvolvidas se enquadravam nesta iniciativa.

Foi também reconhecida flexibilidade deste programa, que abordou vários assuntos e necessidades emergentes. Uma das principais questões levantadas durante o seminário relacionou-se com o uso de conceitos e definições, recomendando o estudo a promoção do seu uso consistente. Foi também abordada a necessidade de destacar o papel transversal da Economia Social, nomeadamente no reforço da coerência entre as políticas de UE dirigidas à Economia Social e os restantes instrumentos europeus, como sejam o Next Generation EU, referindo-se ainda a utilidade de criação de procedimentos de contratação específicos para as entidades da Economia Social que tenham menos capacidade, o apoio aos intermediários e a necessidade de uma melhor comunicação sobre os programas disponíveis.

Diários da Economia Social
Foi recentemente lançada, pela Comissão Europeia, a iniciativa Diários da Economia Social.

O seu objetivo é proporcionar às partes interessadas da Economia Social, peritos e cidadãos versados em Economia Social, uma oportunidade única de partilharem a sua história e explicarem o PORQUÊ de a Economia Social ser uma parte importante dos ecossistemas económicos e COMO gera impacto. Seguindo o princípio de que “todas as vozes contam” as histórias partilhadas vão proporcionar um valioso contributo, de baixo para cima, para o futuro da elaboração de políticas no campo da Economia Social.

As histórias mais autênticas e inspiradoras vão ser publicadas num livreto direcionado (e outras plataformas online e redes sociais) e promovidas na Cimeira Europeia da Economia Social de Mannheim, no próximo ano.

A iniciativa Diários da Economia Social está a oferecer uma nova abordagem: O QUÊ (exemplos de empresas e organizações da economia social) é substituído por COMO, focando o significado dado por experiências partilhadas (story telling).

A inserção de dados demora cerca de 15 minutos:
https://webgate.ec.europa.eu/fpfis/wikis/display/SEC/Social+Economy+Diaries  

As histórias podem ser partilhadas em todas as línguas oficiais de UE.

A Comissão também organiza um conjunto de sessões demonstrativas online (aproximadamente 1 hora) durante as quais explica os Diários em maior detalhe e guia os participantes interessados na inserção de dados online, sendo assim possível o seu preenchimento durante a sessão online. A próxima sessão será organizada durante o evento virtual do Roteiro para Mannheim de 29 de outubro (mais informações sobre o programa em www.euses2020.eu).

Consulte a página da Comissão Europeia dedicada à Comunidade de Economia Social.

Roteiro Digital para Manheim
Teve lugar, a 24 de setembro, a primeira sessão do Roteiro Digital para Mannheim, que prevê 8 sessões online, uma por mês, até abril de 2021, culminando na Cimeira Europeia de Economia Social, em maio de 2021.

O Roteiro Digital para Mannheim consiste em eventos online, totalmente digitalizados. Cada evento foca-se num tópico específico e tem o objetivo de conectar diferentes atores da Economia Social na Europa, apresentar boas práticas e proporcionar perceções em primeira mão, através de sessões altamente interativas com agentes de mudança em toda a Europa.

O roteiro para Mannheim fortalece a Economia Social na Europa e promove a sua contribuição para o desenvolvimento económico, a inclusão social, bem como as transições verdes e digitais. O próximo evento será no dia 29 de outubro: “Não deixando ninguém para trás – Emprego, requalificação e inclusão social no mundo do trabalho em mudança.”

Mais informações em: https://www.euses2020.eu/exchange-events/

 
COOPERATIVAS
Congresso Cooperativo Mundial reagendado

A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) anunciou que o 33.º Congresso Cooperativo Mundial vai realizar-se em Seoul, República da Coreia, de 1 a 3 de dezembro de 2021. O tema deste evento será “Aprofundando a nossa Identidade Cooperativa” fortalecendo o papel do movimento cooperativo na abordagem aos desafios globais e na exploração de caminhos para melhorar vidas a nível local e global. O Congresso original estava previsto para novembro de 2020, em Seoul, mas teve de ser adiado devido à crise da COVID-19.

Saiba mais.

OCPLP
Decorreu no dia 18 de setembro, em formato online, o Encontro Cooperativo “O Cooperativismo nos Países de Língua Portuguesa e a Crise Sanitária Internacional”, organizado pela OCPLP.

A Organização Cooperativista dos Povos de Língua Portuguesa (OCPLP) é um espaço privilegiado de encontro e troca de experiências entre membros, que tem como uma das principais missões potenciar o desenvolvimento do movimento cooperativo lusófono, bem como o desenvolvimento económico, social cultural das suas associadas com base na intercooperação e solidariedade. Nesse sentido, e uma vez reconhecido o momento particularmente desafiante resultantes da pandemia por COVID19, foi realizado o referido encontro, que contou com a participação dos membros da OCPLP representantes dos diferentes países da Lusofonia, bem como de convidados especiais.
 
Assembleia Geral
Irá realizar-se no dia 14 de outubro, por meios telemáticos, a Assembleia Geral da OCPLP, que tem como objetivo aprovar os exercícios de 2018 e 2019 bem como o Plano de atividades e orçamento para 2020 e 2021.

Relatório da Cooperatives Europe: A crise da COVID-19 e o seu impacto económico e social nas cooperativas
O Relatório recolheu visões e experiencias de empresas cooperativas ativas na região europeia e países vizinhos e membros de organizações de cúpula nacionais, representando no total cerca de 90% do movimento cooperativo na Europa em vários setores de atividade económica. As três partes do relatório incluem: i) o impacto social e económico da COVID-19 nas atividades empresariais das cooperativas, volume de negócios e trabalhadores; ii) as medidas de apoio mais necessárias para as ajudar a fazer frente à crise; e iii) considerando a estrutura específica do modelo de negócio cooperativo, como estão as cooperativas a lidar com a crise.

Consulte o relatório.
 
Carta de Compromissos em Igualdade de Género
A Cooperatives Europe lançou a sua Carta de Igualdade de Género em 2 de outubro de 2020, o documento, aprovado pela Assembleia Geral, é um compromisso da Cooperatives Europe no sentido de fortalecer as suas atividades com o objetivo eliminar as diferenças relativas ao género, bem como um apelo aos seus membros para implementarem os 10 compromissos nas suas respetivas organizações.

Conheça os 10 Compromissos.

Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Economia Social | Candidaturas 2020/2021

Universidade Católica Portuguesa – Porto.

 
A pós-graduação foi renovada, ajustada aos desafios da atualidade, com novos conteúdos, metodologias e melhores condições de frequência.

CANDIDATURAS 2020/2021
Inscrições: 01 setembro a 23 outubro 2020

 

+ info

# Instagram CASES 

#instagram #cases #economiasocial


@cases.pt.oficial

 
Instagram

Casa António Sérgio

Sugestão de leitura da Biblioteca António Sérgio.
 

OUTONO HAVIAS DE VIR: LATENTE, TRISTE - João Falco, Seara Nova, Lisboa, 1937

Irene Lisboa, autora de uma vasta obra literária e de trabalhos científicos na área da pedagogia, escreveu sobre vários pseudónimos, Maria Moira, Manuel Soares e João Falco, como é o caso do livro que agora se apresenta.
 

+ info

 
RECONHECER, PROMOVER, DINAMIZAR, FORTALECER E QUALIFICAR O SETOR DA ECONOMIA SOCIAL
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
Copyright © 2020
CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  //  Todos os direitos reservados