Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
LinkedIn
Newsletter
CASES Digital
set.´25
Prémio António Sérgio 2025
Encontro Ibero-Americano de Economia Social
Síntese Jurisprudência
A Voz das Cooperativas
Iniciativas AIC25
Estudo CASES - 100 Maiores
Galardão Autarquia Voluntária
Notícias Voluntariado
Campanhas Voluntariado
Notícias Internacionais
Outra Economia é Possível
Global Innovation Coop Summit 2025
Gestão de Organizações da Economia Social 
Voto de Saudação - CML
Sugestão de leitura 
CDI António Sérgio 

 

PAS.´25
> Candidaturas abertas
.

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, tem natureza simbólica, constituindo uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido na implementação e difusão de projetos inovadores e sustentáveis, na produção de estudos e trabalhos de investigação, na realização de trabalhos  de âmbito escolar, na publicação de trabalhos jornalísticos em domínios relevantes para a Economia Social e na divulgação da vida e obra de António Sérgio (1883-1969).
No âmbito do Ano Internacional das Cooperativas 2025, a CASES lança a categoria Cooperativa do Ano – Excelência e Sustentabilidade e o Prémio de Honra Entidade Amiga das Cooperativas 2025, reforçando o seu compromisso com a valorização do cooperativismo e do seu impacto socioeconómico em Portugal.

O período para submissão de candidaturas decorre até 30 de setembro de 2025, exceto para a categoria de Trabalhos da Âmbito Escolar, cujo período para candidaturas é de 1 de setembro a 17 de novembro de 2025.
 
P A S ´ 2 5

Encontro > Ibero-Americano
de Economia Social
.

A CASES está presente no Encontro Ibero-Americano de Economia Social, para partilhar a sua experiência sobre como criar políticas públicas e produzir estatísticas no setor da economia social.

O Encontro realiza-se entre 8 e 12 de setembro em Santa Cruz, Bolívia, com o objetivo de promover um espaço de diálogo para o fortalecimento da economia social e solidária, e reúne representantes das administrações dos países da América Latina, organizações internacionais, academia, entidades da economia social e especialistas na área.

Tem como objetivo debater novos conceitos, elaborar propostas de políticas para enfrentar os desafios do século XXI, e aprender com as iniciativas legislativas e empresariais mais promissoras, visando contribuir para o fortalecimento da economia social, não só como alternativa económica e empresarial, mas também como pilar para o desenvolvimento de uma sociedade mais equitativa e sustentável.

Síntese Jurisprudência >
1.º semestre.´25
.

Já está disponível online a mais recente Síntese de Jurisprudência da CASES, com decisões relevantes para o setor da Economia Social.

Uma ferramenta útil para quem acompanha a evolução legal do setor.

 

S J

Podcast >
A Voz das Cooperativas
.

Podcast que dá voz ao cooperativismo em Portugal, com histórias reais, boas práticas e desafios, mostrando como as cooperativas transformam vidas e fortalecem comunidades.

Uma iniciativa da Confecoop - Confederação Cooperativa Portuguesa, Ccrl com a ANTENA 1, e apoio da CASES, FENACERCI, FENACHE e do Fundo Social Europeu – Programa Pessoas 2030.
 

P o d c a s t

Iniciativas AIC.´25 >
Prémio Cartaz AIC2025
.

Vencedor do Prémio “Cartaz AIC2025 – Ano Internacional das Cooperativas” - Rui Marques

C a r t a z

Iniciativas AIC.´25 >
Livro “A Lei Basilar das Cooperativas”
.

Republica-se um notável ensaio, da autoria das Professoras Deolinda Meira e Elisabete Ramos, incidindo na legislação cooperativa que nos cumpre divulgar, e prestigiar, neste Ano Internacional das Cooperativas.

A “Lei Basilar”, como é conhecida a primeira lei cooperativa portuguesa, e segunda mundial, foi publicada a 2 de julho de 1867, ano pródigo em notáveis atos legislativos, desde logo a abolição da pena de morte (26 de junho) e o Código Civil (1 de julho). Um conjunto de leis marcantes pelo reconhecimento da liberdade e, em particular, da liberdade associativa.

A Sessão de apresentação do Livro teve lugar no dia 25 de junho na FEUC – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

 
P u b l i c a ç ã o

Iniciativas AIC.´25 > Livro
“As Mulheres no Boletim Cooperativista”
.

No âmbito do Ano Internacional das Cooperativas/2025, declarado pelas Nações Unidas, a CASES decidiu criar uma coleção que faça jus ao moderno movimento cooperativista em Portugal e ao seu principal mentor, António Sérgio e seus discípulos. Este é o primeiro desses títulos reproduzindo, integralmente, os artigos e textos, escritos por mulheres, ou sobre o papel das mulheres, publicados no Boletim Cooperativista a partir de 1951.

Homenageamos assim as mulheres cooperativistas portuguesas de ontem e hoje, que têm desempenhado, no movimento cooperativo, um papel tão relevante e tão pouco reconhecido.

A Sessão de apresentação do Livro teve lugar no dia 27 de maio no ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.


 
P u b l i c a ç ã o

Iniciativas AIC.´25 > Livro
“O INSCOOP e o Movimento Cooperativo no Pós-25 de abril”
.

Realizou-se no dia 14 de maio, na Casa António Sérgio em Lisboa, a apresentação do livro “O Instituto António Sérgio do Setor Cooperativo e o Movimento Cooperativo no Pós-25 de abril”, da autoria de Rodrigo Saraiva Dias.

"Quando Rodrigo Saraiva Dias mostrou interesse em buscar na CASES um lugar para laborar na presente tese, não nos fizemos rogados. Não havia ainda quem tivesse tomado o INSCOOP como objeto específico de estudo. O INSCOOP, tal como a CASES que resultou da extinção daquele, são organizações singulares em que o Estado aceitou hibridizar-se, ou seja, partilhar o objeto da sua ação com entidades privadas, no primeiro caso, do setor cooperativo, no segundo, com outras do setor da economia social." 
 
P u b l i c a ç ã o

Iniciativas AIC.´25 > 
Livro “Memórias do Movimento Metanoia no Marão”
.

Realizou-se no dia 4 de abril, na Biblioteca Municipal de Vila Real, o lançamento do livro “Memórias do movimento Metanoia no Marão: Utopia cristã em tempos de ditadura”, da autoria de Carlos Balsa.

António Sérgio deixou discípulos e seguidores que ao longo de suas vidas tiveram a coragem, em plena ditadura, de ousar empreender projetos fundados nas suas ideias, como é o caso do “Movimento Metanoia”, que se descreve neste ensaio original, resultado de uma cuidada investigação.
 
P u b l i c a ç ã o

AIC.´25 > 
Ano Internacional
das Cooperativas
.

A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou uma nova resolução sobre as cooperativas no desenvolvimento social, apelando à proclamação de 2025 como Ano Internacional das Cooperativas.

O texto incentiva todos os Estados membros, bem como as Nações Unidas e todas as outras partes interessadas relevantes, a aproveitarem o Ano Internacional das Cooperativas como forma de promover as cooperativas e sensibilizar para o seu contributo na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para o desenvolvimento social e económico global.
A resolução foi apresentada pelo Governo da Mongólia e adotada em 3 de novembro durante a 47.ª reunião plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas.

A iniciativa surgiu após o sucesso do primeiro Ano Internacional das Cooperativas, em 2012, que muito contribuiu para sensibilizar para o importante papel das cooperativas na promoção do desenvolvimento sustentável.
As entidades representativas do setor cooperativo em Portugal associam-se à Organização das Nações Unidas e à ACI na comemoração do Ano Internacional das Cooperativas 2025.

Esta celebração envolve a CONFECOOP – Confederação Cooperativa Portuguesa, a CONFAGRI e a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, mobilizando os principais dirigentes do movimento cooperativo em Portugal.
A CASES assume o compromisso de contribuir para o prestígio e fomento do cooperativismo em Portugal. Estamos certos que o cooperativismo, no seio da Economia Social, promove a renovação da nossa economia e sociedade, contribuindo para a criação de novas esperanças e oportunidades para as comunidades e cidadãos. 

A todas, e todos, deixamos o convite à participação no  AIC – 2025.

 
A I C . 2 5 . P T

Estudo CASES >
100 Maiores cooperativas
.

No âmbito da prossecução das suas atribuições, a CASES irá publicar no dia 15 de julho o ranking anual das maiores Cooperativas em Portugal relativo ao ano de 2023. À semelhança das edições anteriores, este relatório apresenta os dados estatísticos mais relevantes sobre as 100 maiores Cooperativas Portuguesas, ordenadas pelo Volume de Negócios, e sobre as 20 maiores Cooperativas de Crédito, ordenadas pelo Total do Ativo Líquido. São igualmente destacadas as 5 maiores Cooperativas por Ramo, incluindo entidades que não integram o Top 100.
 
+ i n f o

Nova Edição >
Galardão Autarquia Voluntária´25
.

O Galardão Autarquia Voluntária consiste na distinção pública de Autarquias Locais pelo trabalho desenvolvido em prol da promoção da prática do Voluntariado.

Pretende-se que a atribuição deste Galardão reforce o comprometimento das Autarquias com políticas institucionais que visem a disseminação e consolidação da cultura do voluntariado e da solidariedade.

São destinatários da atribuição do Galardão Autarquia Voluntária os Municípios e as Freguesias do território nacional.

O período de candidaturas decorre até ao dia 17 de outubro de 2025.

 
+ i n f o

Notícias
Voluntariado
.

. BOAS PRÁTICAS DE VOLUNTARIADO: AS AUTARQUIAS EM PORTUGAL.
Câmara Municipal de Matosinhos

. MEDIDAS E PRÉMIOS. 
Medida de Apoio ao Voluntariado
Medida Líder + Digital
Galardão Autarquia Voluntária

. FORMAÇÕES E OUTRAS ATIVIDADES.
GOES: Gestão de Organizações de Economia Social | CASES
Formação ANIMAR


. NOTÍCIAS INTERNACIONAIS.
Ecossistema do Voluntariado | CEV

. O ESPAÇO DOS BANCOS LOCAIS DE VOLUNTARIADO.
BLV de Coimbra abre inscrições para formação no Hospital Pediátrico
Projeto Acompanhar e Reparar | CM Amarante


. OPORTUNIDADES DE VOLUNTARIADO. 
Ser voluntário(a) na Noite Europeia dos Investigadores
Ser voluntário(a) na Para Onde?
Ser voluntário na GAS Porto
Ser voluntário(a) na Humana Portugal
Ser voluntário(a) na Cáritas de Coimbra
Ser voluntário(a) na REDES Açores

 
+ i n f o

Voluntariado protegido
é mais seguro
.

Segure os seus voluntários.
Candidate a sua organização ao Apoio ao Seguro dos voluntários em portugalvoluntario.pt. 

 
+ i n f o

Desperte
a sua organização
para o Voluntariado
.

Em Portugal há mais de 700.000 voluntários prontos a dar o seu tempo para ajudar os outros. Aproveite este potencial. Saiba mais em cases.pt.
+ i n f o

Facebook
Voluntariado
.

Cidadania Ativa e Solidária.
Espaço de divulgação, interação, partilha e informação sobre práticas, ações, medidas de apoio e formação na área de Voluntariado.
Facebook

Economia Social >
Notícias Internacionais
.

. Educação cooperativa para o envolvimento democrático
. CASES participa em iniciativas internacionais sobre Direito Cooperativo
. Semana da Economia Social em Múrcia

. Estratégia Europeia de Combate à Pobreza
. ODS 17: Cooperativas e Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável
.
 Convite a consultores: Guia de investigação sobre desenvolvimento cooperativo internacional
.
 Assembleia Anual da YECN realiza-se em Portugal

 
+ i n f o
i n s c r i ç õ e s

Global Innovation
Coop Summit 2025
.

Nos dias 27 e 28 de outubro de 2025, a cidade de Torres Vedras será palco de um encontro internacional dirigido ao setor cooperativo: o Global Innovation Coop Summit (GICS).

Organizada pela Cooperativa de Solidariedade – International Cooperative Innovation Network (ICIN), esta edição do GICS terá o tema “Enfrentando os Pontos de Inflexão – O Caminho da Inovação Cooperativa para um Mundo Melhor”, e insere-se no contexto do Ano Internacional das Cooperativas, propondo uma reflexão coletiva sobre o papel das cooperativas na promoção de inovações sustentáveis, capazes de responder aos grandes desafios globais que impactam o nosso planeta.

 
+ i n f o

Gestão de Organizações da Economia Social.

IPPortalegre | Ano letivo 2025/2026 | Candidaturas abertas

A Pós-Graduação em Gestão de Organizações da Economia Social visa capacitar profissionais para a gestão eficiente e sustentável de organizações do setor da economia social, combinando conhecimentos teóricos, jurídicos, financeiros e de inovação, garantindo impacto social positivo e alinhamento com princípios de transparência, ética e sustentabilidade.

 
+ i n f o

Voto de Saudação
> Câmara Municipal de Lisboa
.

Voto de Saudação n.º 80/CM/2025, aprovado por unanimidade na Reunião de Câmara de 23 de julho de 2025.

"Saudar o Dia Internacional das Cooperativas e saudar as cooperativas que em Portugal desenvolvem um trabalho em prol destes nobres objetivos."

 
+ i n f o

Sugestão de Leitura >
Boletim Informativo
para as Cooperativas n.º 13
.

Publicado entre julho de 1947 e dezembro de 1948, o Boletim Informativo para as Cooperativas, foi o que os seus autores descreveram como "uma tentativa  bem modesta para estabelecer um contacto regular entre todas as cooperativas e o [Conselho Central das Cooperativas de Lisboa e Arredores]".
 
b o l e t i m

CDI
António Sérgio
.

Conheça o Centro de Documentação e Informação António Sérgio, onde pode aceder online ao espólio documental deste grande pensador, assim como aos catálogos da Biblioteca António Sérgio e da Biblioteca de Economia Social.
 
+ i n f o
Website
Email
Facebook
YouTube
Instagram
LinkedIn
Copyright © 2025
CASES 
Cooperativa António Sérgio para a Economia Social  
Todos os direitos reservados