A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) promoveu mais uma edição da ação de voluntariado «Mondego Limpo tem mais encanto».
Esta edição destacou-se por ser a sexta edição da ação, que ao longo da sua «existência», tem juntado centenas de jovens a participar numa ação de Voluntariado Ambiental, na recolha de lixo nas margens do rio Mondego.
Ainda a sexta edição ficou marcada pela participação de cerca de 160 voluntários(as), entre docentes, técnicos, alunos(as), amigos e familiares, onde se destacou, em conclusão, que o lixo recolhido na edição deste ano foi menor em relação a anos anteriores.
Marina Montezuma, membro do Gabinete de Apoio ao Voluntariado da ESEnfC, destaca, no vídeo divulgado pela entidade, que a menor quantidade de lixo recolhida poderá ter como fator principal a maior sensibilização das pessoas para com o meio ambiente e para com a preservação do mesmo. No entanto, os dejetos que mais se encontram são beatas, garrafas de plástico e garrafas de vidro.
Ainda é de destacar que a ESEnfC foi distinguida, no ano passado, e para o biénio de 2022/2023, com o Selo de Qualidade atribuído pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, Selo este que permite às instituições de ensino superior serem distinguidas pelas boas práticas e pela promoção e divulgação do Voluntariado na sua comunidade.
Por fim, menciona-se que a prática desta ação «Mondego Limpo tem mais encanto» foi distinguida como prática inspiradora da Responsabilidade Social, pelo Observatório da Responsabilidade Social.