Entre 5 e 7 de novembro, a Young European Cooperators Network (YECN) realizou a sua Assembleia Geral no Porto. O encontro marcou um momento histórico, formalizando a rede dez anos após a sua criação e três anos após o seu relançamento em Cardiff.
O evento foi acolhido pela CASES, coorganizado com a Cooperatives Europe e apoiado pela Câmara Municipal do Porto, e com a colaboração da Cooperativa Povo Portuense, Alternâcina e outras cooperativas locais.
Mais de 30 jovens de 14 países europeus, representando 17 nacionalidades, reuniram-se para celebrar a energia e o compromisso de uma nova geração de cooperadores, dedicada à construção de um futuro mais justo e sustentável, abordando desafios como a renovação geracional e a inclusão dos jovens no movimento cooperativo.
A sessão institucional de abertura contou com intervenções de Eduardo Graça, Presidente da CASES, representante da Câmara Municipal do Porto, de Mariam Gabrielyan, membro do Conselho da Cooperatives Europe, e uma mensagem em vídeo de Giuseppe Guerini, Presidente da Cooperatives Europe, assim como Anna Loscalzo, Presidente da YECN. A sua presença destacou o forte apoio do movimento cooperativo e das autoridades locais ao envolvimento juvenil e à renovação intergeracional.
“O evento é uma oportunidade para usar a YECN como uma ponte de ligação com experiências já existentes, mas também para proporcionar novas ideias e espírito inovador. Provimos de diferentes origens e culturas, mas acredito, pelo facto de estarmos todos aqui, que partilhamos um conjunto de valores comuns: a cooperação e a crença no modelo cooperativo,” afirmou Mariam Gabrielyan, membro do Conselho da Cooperatives Europe.
Os participantes aprovaram por unanimidade os Termos de Referência da YECN, marcando um passo fundamental na consolidação da rede. Esta decisão abre caminho à eleição do primeiro Comité Diretivo e ao desenvolvimento de projetos conjuntos no âmbito da YECN. A Assembleia reforçou ligações, impulsionou novas colaborações e proporcionou um espaço aberto e seguro para diálogo e partilha de visões para os anos vindouros.
Para além das sessões formais, os participantes visitaram cooperativas portuguesas inspiradoras, como a Cooperativa Povo Portuense, CerciGaia e Maiêutica, evidenciando a força e a diversidade do modelo cooperativo em Portugal.
“Este é, de facto, um momento histórico para a YECN. Nos últimos anos, trabalhámos lado a lado para dar vida a esta rede, e vê-la formalizada hoje é ao mesmo tempo emocionante e inspirador. Mostra o que os jovens cooperadores podem alcançar quando colaboram com confiança, criatividade e uma crença partilhada no modelo cooperativo,” afirmou Anna Loscalzo, Presidente da Young European Cooperators Network (YECN).
No próximo ano, a rede irá trabalhar no desenvolvimento de atividades, delegação de funções e responsabilidades, e consolidação dos seus membros.
Unir Jovens Cooperadores. Construir o Futuro Juntos.