XVI Aniversário da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES)
Cooperativa de Interesse Público
Assinala-se hoje, 4 de fevereiro de 2026, o 16.º aniversário da CASES, que desde a sua criação tem desenvolvido uma atividade contínua e consistente, pautada pelo rigor no exercício das responsabilidades que lhe estão confiadas, pela transparência da sua atuação, pela proximidade com o setor e pela capacidade de resposta no estrito cumprimento das suas atribuições estatutárias e legais.
A CASES foi formalmente constituída a 4 de fevereiro de 2010, através de escritura pública que consagrou uma parceria inovadora entre o Estado e as entidades representativas da Economia Social. Integram esta cooperação fundadora, para além do Estado, a ANIMAR, a CONFECOOP, a CONFAGRI, a CNIS, a União das Misericórdias Portuguesas e a União das Mutualidades Portuguesas, entidades cujo contributo tem sido determinante para o percurso e afirmação da CASES.
Por ocasião desta data, a Direção em funções saúda as entidades cooperadoras, nas pessoas dos seus representantes, bem como o representante do Estado, expressando votos de pleno sucesso no exercício das respetivas competências e reiterando total disponibilidade para, num espírito de cooperação e solidariedade, prosseguir os objetivos que presidiram à criação da CASES.
É igualmente devido um reconhecimento especial aos trabalhadores e colaboradores da CASES, cujo profissionalismo, dedicação e sentido de responsabilidade têm sido fundamentais para a concretização da sua missão e para o cumprimento dos objetivos que lhe estão cometidos.
Iniciamos este ano conscientes de que o contributo da CASES, assente num modelo de cooperação, diálogo e inovação ao serviço do bem comum, se concretiza em estreita articulação com o trabalho empenhado de todas as entidades da Economia Social. Num contexto marcado por desafios exigentes e incertezas persistentes, esta ação coletiva assume uma relevância acrescida.
Com estima e confiança.