Animar às Sextas: Discutiram-se as (des)igualdades de género

By Voluntariado Comentários fechados em Animar às Sextas: Discutiram-se as (des)igualdades de género

Des(igualdades) de género nos territórios

No passado dia 20 de outubro, a Associação Animar promoveu um webinar voltado para o debate sobre as des(igualdades) de género nos territórios, no âmbito da celebração do Dia Municipal para a Igualdade.

Esta sessão online decorreu durante o período da tarde e teve como presenças várias entidades nacionais, mas também regionais, para debater a questão da desigualdade de género, e de que forma se está a combater esta desigualdade nos projetos medidos por estas entidades.

Assim, a sessão contou com a participação, na Mesa Redonda, de entidades como a ACEESA Açores, CASES, CIG, CITE, SEIES, Terras Dentro e UMAR.

Entre entidades nacionais, Maria José Moura, da CIG, apresenta, entre outros elementos, a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2018-2030; Carla Tavares, da CITE, apresenta o que é o papel da CITE em Portugal e os seus projetos para a Igualdade de Género; e Teresa Sales, da UMAR, apresenta o seu último projeto – um estudo sobre o Idadismo em Portugal, um preconceito e desigualdade nos mais velhos, onde destaca um maior preconceito em mulheres.

A CASES, representada pela Vice-Presidente, Carla Ventura, fala sobre o Voluntariado e algumas estatísticas relacionadas com a disparidade entre intervenientes do género feminino e masculino no Voluntariado.

No que toca a entidades regionais, a representante da ACEESA, Catarina Borges, refere algumas medidas que se têm feito no Arquipélago dos Açores em termos de desenvolvimento local e da igualdade; e Patrícia Patrício, da SEIES, e Francisca Valério, representante da Terras Dentro, apresentam os seus projetos para a promoção da Igualdade na cidade de Setúbal e no concelho de Alvito, respetivamente.

No final da sessão, ainda foi lido, por parte da Animar, um texto correspondente à Secretária de Estado da Igualdade e Migrações sobre este tema.

Para recuperar a sessão, poderá ver o vídeo completo, no Facebook da Associação Animar:

  • Share: