Realizou-se, no dia 12 de maio, na sede da CASES, em Lisboa, a Assembleia Geral da OCPLP, na qual participaram 12 organizações cooperativas de Angola, Brasil, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e Timor Leste.
Os trabalhos foram antecedidos por uma conferência do Diretor de Política da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Rodrigo Gouveia, que apresentou as grandes linhas orientadoras da ACI para o movimento cooperativo, assim como programas para o desenvolvimento, nos quais a OCPLP e as organizações suas associadas poderão participar.
Foram dadas informações acerca do cooperativismo nos diversos países, aprovada, por unanimidade, a proposta de Relatório de Gestão de Contas de 2016, e o parecer do Conselho fiscal, assim como a proposta de Plano de Atividades e Orçamento para o biénio de 2017/18.
Foi, ainda, aprovada por unanimidade, através de voto secreto, a lista apresentada pela Direção cessante para os órgãos sociais que exercerão funções no biénio 2017/18, com a seguinte composição:
Mesa da Assembleia Geral
Presidente – CONFAGRI, Portugal
Vice-Presidente – UNACA, Angola
Secretário – Confederação Nacional das Cooperativas de Timor Leste
Secretário – Fenacoop, Cabo Verde
Secretário – ATLAS, Portugal
Direção
Presidente – CASES, Portugal
Vice-Presidente – OCB, Brasil
Vice-Presidente – AMPCM, Moçambique
Conselho Fiscal
Presidente – Confecoop, Portugal
Vice-Presidente – Fenacam, Portugal
Vice-Presidente – Direção Geral dos Combatentes da Liberdade da Pátria, Guiné-Bissau