Cascais recebe o X Encontro Intermunicipal de Voluntariado

By Voluntariado Comentários fechados em Cascais recebe o X Encontro Intermunicipal de Voluntariado

A CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social esteve presente no X Encontro Intermunicipal de Voluntariado (EIV), um evento organizado pela Confederação Portuguesa do Voluntariado – CPV e apoiada pela Câmara Municipal de Cascais (CM Cascais), que decorreu nos dias 7 e 8 de novembro.

Pelo mote «Voluntariado: As próximas gerações», esta edição do Encontro pretendeu abranger as mais diversas temáticas e debates sobre Voluntariado, através de atividades e dinâmicas de participação, entre intervenientes da área, contando com a presença de mais de uma centena de técnicos(as) de municípios e de organizações promotoras de Voluntariado.

A inauguração do Encontro, no primeiro dia, ficou destacada pelo discurso de vários intervenientes deste evento, nomeadamente de Eugénio da Fonseca (CPV), Eduardo Graça (CASES) e Carlos Carreiras (CM Cascais).

Para os(as) participantes, foi também celebrado o Dia Internacional do(a) Gestor(a) de Voluntariado, que se celebrou a 5 de novembro, através de várias dinâmicas como painel sobre as próximas gerações do Voluntariado, e ainda se realizaram visitas a projetos inseridos no concelho de Cascais – Capital Portuguesa do Voluntariado 2024 – sobre Voluntariado Ambiental, Social e Escolar.

No segundo dia, Marta Bastos Santos deu uma sessão motivacional sobre o futuro do Voluntariado; ainda se deu lugar ao Marketplace, um pequeno mercado de oportunidades onde os(as) participantes tiveram oportunidade de conhecer alguns dos projetos inseridos no Voluntariado, nomeadamente a CASES.

Ainda foi possível aos participantes escolherem uma das três oficinas que estariam a decorrer após o Marketplace, sendo estas sobre Bancos Locais de Voluntariado (CASES); Gestão de Voluntariado (Pista Mágica) e ainda sobre a nova geração (IPDJ).

Para a sessão de encerramento, contou-se com as apresentações de Alfredo Abreu (CPV) sobre as perspetivas relativamente à Edição do EIV 2024; Carla Ventura, vice-presidente da CASES, fez um balanço sobre os Bancos Locais de Voluntariado em Portugal e a importância de dar continuidade e melhoria aos números apresentados; Sónia Fernandes, da Pista Mágica, apresentou o Voluntariado numa perspetiva mundial.

Para finalizar o Encontro, procedeu-se à revelação da Capital Portuguesa do Voluntariado 2025, que ficará entregue à Câmara Municipal da Maia. Aqui, foi possível ouvir Emília Santos e congratular toda a equipa do Município da Maia pelo título, que será aplicado em 2025.

O encerramento ficou ainda por cargo de Eugénio da Fonseca (CPV), que agradeceu a toda a equipa da CPV, mas também da CM Cascais, onde, no final, o representante do concelho, Frederico Nunes, proferiu umas breves palavras de agradecimento.

  • Share: