A CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social participou, nos dias 24 e 25 de maio, no Festival de Voluntariado de Cascais, através da exposição de produtos e da divulgação do trabalho em prol do Voluntariado no Mercado de Voluntariado, um espaço que albergou cerca de duas dezenas de entidades.
Esta edição, que se distinguiu pela primeira vez albergar um evento de dois dias, teve como principal intuito celebrar o Voluntariado no concelho, de todas as formas que o mesmo se pratica.
Em ano de distinção da primeira Capital Portuguesa do Voluntariado, denominada pela Confederação Portuguesa de Voluntariado (CPV), o Município de Cascais dedicou a abertura do Festival ao reconhecimento do Voluntariado que se faz através das escolas, apresentando os vencedores do Galardão Escola Voluntária, uma distinção reconhecida pelo Município e que distinguiu mais de uma dezena de escolas do concelho que gerem projetos de voluntariado, que levam a comunidade escolar a dar continuidade a esta prática durante todo o ano letivo.
No segundo dia, foram reconhecidas, numa cerimónia de encerramento, as entidades e organizações que promovem e fomentam a atividade voluntária no concelho de Cascais, concelho que, todos os anos, alberga, em estimativa, milhares de voluntários(as) nos seus programas e projetos.
Para além destes reconhecimentos, nos dois dias não faltou animação, música, teatro e espetáculos de grupos locais, bem como workshops especializados para os(as) voluntários(as) e também técnicos(as) de organizações promotoras de voluntariado, e ainda foi possível ver o Mercado de Voluntariado, que permitiu às entidades mostrar o seu trabalho em prol do Voluntariado e os seus produtos.
Relembra-se que a Câmara Municipal de Cascais foi reconhecida com o Galardão Autarquia Voluntária, uma distinção fomentada pela CASES para reconhecer o trabalho feito pelas autarquias para a divulgação de boas práticas no Voluntariado.