Existe uma procura crescente por produtos frescos e saudáveis. Mas será isso suficiente para que o consumidor encontre um produtor da sua região para adquirir os seus produtos? Não!
Por via do projeto “AlimentAÇÃO! Circuitos Curtos Agroalimentares para o Direito Humano a uma Alimentação Adequada”, financiado no âmbito da medida 20.2.3. Assistência técnica RRN – Área 3 do Programa de Desenvolvimento Rural 2020, pretendemos contribuir para a construção de conhecimento e formulação de construção de políticas públicas, mecanismos de governança e instituições adequadas, pois compreende que estas são fundamentais para a construção e consolidação de Circuitos Curtos Agroalimentares (CCA). Este projeto é desenvolvido por uma parceria que integra a ANIMAR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local); a ATUAR (Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento); o Colégio F3 (Universidade de Lisboa); o Município de S. Pedro do Sul; o Município do Fundão e o Município de Vinhais. Tem ainda como parceiros de apoio a FAO, a Associação Nacional de Município e os Municípios de Idanha a Nova, Tavira e Torres Vedras.
Atualmente estamos a realizar o diagnóstico dos sistemas agroalimentares nos 6 municípios envolvidos no projeto, no âmbito dos quais pretendemos estimular a reflexão sobre boas práticas de políticas públicas locais com foco na construção de medidas e estruturas de governança local para a promoção de CCA e sistemas alimentares sustentáveis.
Pretende-se que este seja um processo local participativo, envolvendo produtores/as, consumidores/as, entidades da Economia Social, Escolas e outros agentes, atores locais que queremos ouvir, para identificar os problemas e as oportunidades no nosso concelho a nível dos CCA, contribuindo assim para a aproximação entre produção e consumo, e através dessa comunicação fomentar a produção/consumo local, contribuindo ainda para a redução da poluição e da pegada ecológica dos alimentos que consumimos diariamente nas nossas casas.
Decorrente deste processo de diagnóstico será realizado um Guia “Políticas Públicas de Circuitos Curtos Agroalimentares para o Direito Humano a uma Alimentação Adequada”, no âmbito do qual será apresentado um conjunto de boas práticas de Circuitos Curtos Agroalimentares em Portugal e um conjunto de recomendações para a melhoria e criação das políticas públicas associadas a estes temas.
Próximas Rodas de Diálogos:
28 de novembro, 14H30 – Solar dos Condes, Centro Cultural de Vinhais (Rua Simão da Costa Pessoa, 5320-335 Vinhais)
29 de novembro, 14h30 – A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes (Largo da Estação 8, 6230 Fundão)
2 de dezembro, 10H – Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (Rua António Navarra 54, 6060-151 Idanha a Nova)
3 de dezembro, 14H30 – Biblioteca Municipal Álvaro Campos (Rua da Comunidade Lusíada, 21 | 8800-397 Tavira)
A participação de todos/as é importante!
Agradecemos a confirmação da sua presença para [email protected].