A Europa está hoje confrontada com grandes desafios socioeconómicos que afetam significativamente o seu futuro. Estes incluem: crescentes interdependências culturais e económicas, envelhecimento e mudanças demográficas, exclusão social e pobreza, integração e desintegração, desigualdades e fluxos migratórios, um decrescente sentido de confiança nas instituições democráticas e entre cidadãos dentro e entre cada país.
Por sua vez, Portugal viveu recentemente uma das suas piores crises das últimas décadas, a estagnação prolongada e a crise económica, bem como o crescimento das desigualdades sociais agravadas por sucessivas políticas de austeridade em resposta à crise, colocam-nos perante grandes desafios futuros, nomeadamente, o desafio do crescimento económico e a sua importância na distribuição do rendimento na economia e as suas importantes implicações na criação de uma sociedade de iguais oportunidade para todos.
Neste sentido, a EAPN Portugal no âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza vai realizar um debate com um conjunto de economistas para reflectir sobre a realidade portuguesa, os principais desafios societais atuais, os modelos macroeconómicos recentes e a sua (in) capacidade de dar resposta a esses mesmos desafios, bem como identificar soluções e propostas que alarguem o leque de alternativas a considerar no debate público. O foco do debate deverá ser o entendimento e promoção ou implementação dos mecanismos para promover o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo; de organizações, práticas e políticas de confiança, necessárias para construir sociedades resilientes, inclusivas, participativas, abertas e criativas, em particular tendo em consideração as migrações, a integração e as alterações demográficas.
Seria para nós uma honra poder contar com a sua participação neste encontro. O evento decorrerá no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian – Lisboa, entre as 14:30h e as 17 horas.
As inscrições devem ser enviadas até ao dia 14 de outubro para [email protected] ao cuidado de Maria José Vicente