A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) e o Instituto Nacional de Estatística (INE) assinaram um novo protocolo de colaboração que estabelece os termos da elaboração da quarta edição da Conta Satélite da Economia Social (CSES), relativa aos anos de 2019 e 2020.
À semelhança de edições anteriores, a nova CSES será desenvolvida pelo INE em parceria com a CASES tendo por objetivo disponibilizar informação estatística mais atualizada para uma avaliação exaustiva da dimensão económica e das principais características da Economia Social em Portugal. Contudo, face às edições anteriores, relativas aos anos de 2016, 2013 e 2010, a nova CSES, conterá pela primeira vez dados de dois anos. Esta iniciativa permitirá captar os efeitos iniciais que a pandemia global provocada pelo novo coronavírus terá tido no sector.
Dando-se assim cumprimento ao previsto la lei de Bases da Economia Social, espera-se que esta nova edição, com divulgação prevista para 2023, continue a revelar-se um instrumento estatístico singular e inovador, fundamental para aferir a relevância da economia social na economia nacional.