Cooperativas para a Ação Climática: Tema do Dia Internacional das Cooperativas 2020 revelado
O tema do Dia Internacional das Cooperativas 2020 é COOPERATIVAS PARA A AÇÃO CLIMÁTICA. A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) convida a comunidade cooperativa global a continuar a promover ações que abordem as alterações climáticas. Esta situação crítica está a pôr vidas e meios de subsistência em risco, prejudicando ecossistemas vitais para as pessoas e para o planeta.
“A nossa casa comum está em perigo. Há métodos de produção e consumo que estão constantemente a atacar o ambiente. Não temos muito tempo para reverter esta situação. Temos de agir agora, com os nossos valores e princípios, para demonstrar, a uma escala global, que é possível desenvolver uma economia com inclusão social e proteção dos recursos naturais,” disse Ariel Guarco, Presidente da Aliança Cooperativa Internacional.
No dia 4 de julho 2020, juntem-se à ACI na sensibilização para a importância de abordar as alterações climáticas. Nenhum país está imune a esta questão. As emissões de gases com efeitos de estufa estão superiores em mais de 50% relativamente a 1990, e o aquecimento global está a provocar alterações duradouras ao nosso sistema climático, que ameaçam ter consequências irreversíveis se não agirmos.
As cooperativas de todo o mundo podem aproveitar esta oportunidade para demonstrar liderança e partilhar os seus valores cooperativos no combate a esta questão global. Um Guia de Comunicação para o Cooperador vai ficar disponível em breve para ajudar as cooperativas a usar este dia para ilustrar a importância de agir para combater as alterações climáticas.
Tal como no ano passado, juntamente com a DotCoop, a ACI vai lançar o mapa interativo do dia Internacional das Cooperativas 2020, para ilustrar como as cooperativas a nível mundial estão a agir para combater as alterações climáticas, e celebrar os seus sucessos. Mais informação em como participar aqui. No ano passado foram registados mais de 130 eventos em cerca de 40 países em todo o mundo. A ACI também encoraja a promoção de #CoopsDay e #Coops4ClimateAction de forma abrangente nos canais de media social.
Porquê este tema?
O tema do Dia Internacional das Cooperativas foi escolhido para apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 sobre Ação Climática. Este evento irá focar-se na contribuição das cooperativas no combate às alterações climáticas, um dos desafios mais severos do nosso planeta no século XXI. As alterações climáticas têm impacto severo nos meios de subsistência das pessoas em todo o mundo, em particular nos grupos mais desfavorecidos como pequenos agricultores, mulheres, jovens, comunidade indígenas e minorias étnicas, que têm de lidar com desastres naturais extremos e degradação de recursos naturais.
O movimento cooperativo pode usar esta importante oportunidade para marcar a sua posição como um ator global de mudança e colaborar com os seus parceiros a nível da comunidade internacional. Este esforço coletivo pode ter impacto significativo na agenda climática e alcançar uma transição justa, verde e equitativa para todas as comunidades, não deixando ninguém para trás.
Sobre o Dia Internacional das Cooperativas
O dia Internacional das Cooperativas da Organização das Nações Unidas é celebrado anualmente no primeiro sábado de julho. O objetivo desta celebração é aumentar a consciencialização sobre cooperativas, enfatizar as metas e objetivos complementares das Nações Unidas e do movimento cooperativo internacional, destacar os contributos do movimento para a resolução dos maiores problemas abordados pelas Nações Unidas e fortalecer e alargar as parcerias entre o movimento cooperativo internacional e outros atores.
Em 1992, na sequência de um esforço de lobbying feito pelos membros da ACI e do Comité para a Promoção e Desenvolvimento das Cooperativas (COPAC), a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o primeiro sábado de julho de 1995 como o Dia Internacional das Cooperativas, marcando o centenário do estabelecimento da Aliança, através da resolução 47/90 de 16 de dezembro de 1992.
Desde 1995, a ACI e as Nações Unidas têm definido o tema para a celebração do Dia Internacional através da COPAC, uma parceria de múltiplos stakeholders de instituições globais públicas e privadas, da qual a ACI é membro fundador, que defende e apoia as empresas cooperativas, centradas nas pessoas e autossustentáveis, enquanto líderes do desenvolvimento sustentável.
Tradução CASES