No próximo dia 4 de julho, mais de 1,2 mil milhões de cooperadores de todo o mundo irão celebrar o Dia Internacional das Cooperativas, este ano subordinado ao tema “Cooperativas para a Acção Climática”.
Em Portugal, o evento comemorativo deste Dia será organizada pelas duas confederações de cooperativas portuguesas CONFAGRI e CONFECOOP, e conta com o apoio da CASES. Atendendo às condicionantes derivadas da COVID-19, o evento adota a forma de Webinar, que será transmitido, em direto, pelas 11h00, do próximo Sábado, 4 de julho, no youtube, no link: https://www.youtube.com/watch?v=5GR14Hdi9uk .
O Dia Internacional das Cooperativas, comemorado todos os anos no primeiro sábado de julho, tem como objetivo divulgar o trabalho meritório das cooperativas, destacar as metas do movimento cooperativo internacional em paralelo com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e fortalecer e fomentar as parcerias entre o movimento e outros agentes, como os governos e organismos internacionais.
De acordo com estimativas recentes, as cooperativas empregam em todo o mundo ou são a principal fonte de rendimento de mais de 279 milhões de pessoas – quase 10 % do total da população trabalhadora da humanidade.
No plano nacional o setor cooperativo soma 2.343 entidades que representam cerca de 25 mil empregos e cerca de 605 milhões de euros no VAB nacional (segundo os dados da última Conta Satélite da Economia Social, referente a 2016). Além da sua relevância sócio-económica, as cooperativas destacam-se pelos seus valores humanistas e solidários e pela sua capacidade de dar uma resposta diferenciada aos problemas das comunidades, na medida em que promovem a cooperação e entreajuda entre os seus membros, visando a satisfação das suas necessidades económicas, sociais ou culturais.
O sétimo princípio cooperativo – o Interesse pela comunidade – estabelece que as cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentável das suas comunidades. A ação das cooperativas em prol da ação climática, responde cabalmente a este princípio.
Assim neste Webinar, a atividade das cooperativas portuguesas em prol do ambiente e do clima irá estar em destaque, através de exemplos concretos na área agrícola, das energias renováveis e da proteção dos oceanos.
Sobre o Programa
O tema “Cooperativas para a Ação Climática – 3 Exemplos Nacionais ” conta as intervenções da COOPERFRUTAS– Cooperativa dos Produtores de Fruta e Produtos Hortícolas de Alcobaça, da COOPÉRNICO – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável e da OCEAN-Alive.
Seguem-se as intervenções do Presidente da CONFAGRI, Manuel dos Santos Gomes, de Rogério Cação, Presidente da CONFECOOP e da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
A CONFECOOP e a CONFAGRI convidam todos os interessados, nos temas cooperativos e ambientais, a participarem neste Webinar.