# Economia Social // Notícias Internacionais (ABRIL)

By CASES, Notícias Comentários fechados em # Economia Social // Notícias Internacionais (ABRIL)

Webinar de aniversário da Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas: “Promover a Economia Social e Solidária para o Desenvolvimento Sustentável”

A 18 de abril de 2023, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a resolução “Promover a Economia Social e Solidária para o Desenvolvimento Sustentável“. Um ano depois, a Task-force Interagências da ONU sobre Economia Social e Solidária  vai realizar um webinar on-line a 18 de abril de 2024, das 13h30 às 14h45 CEST, para destacar os progressos que foram feitos a nível internacional e regional.

As apresentações serão seguidas de uma breve discussão. A tradução simultânea estará disponível em inglês, francês e espanhol. Pode registar-se no zoom aqui.

A agenda está disponível aqui.

Mais informações em: Anniversary Webinar for the United Nations General Assembly Resolution: “Promoting the Social and Solidarity Economy for Sustainable Development” – UNTFSSE (unsse.org)

Plataforma online SSE Knowledge Hub para os ODS

Iniciativa da Task-Force Interagências das Nações Unidas sobre Economia Social e Solidária (UNTFSSE), implementada pelo Instituto de Pesquisa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Social (UNRISD), o SSE Knowledge Hub para os ODS visa aumentar a consciencialização e contribuir para o corpo de conhecimento sobre economia social e solidária como meio de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Esta plataforma on-line gratuita e de acesso aberto é um repositório de resultados baseados em pesquisa produzidos no âmbito do SSE Knowledge Hub para os ODS. Os utilizadores podem classificar os recursos publicados na plataforma por idioma, ODS e país. Está também disponível uma função de pesquisa de texto livre. No entanto, o Knowledge Hub é muito mais do que um repositório de resultados de investigação.

Um outro projeto de investigação foi recentemente lançado como parte desta iniciativa –   Oportunidades e desafios das estatísticas na ESS.

A plataforma online recebeu o apoio do Governo da República da Coreia (representado pela Statistics Korea) e do Grão-Ducado do Luxemburgo (representado pelo Ministério do Trabalho, Emprego e Economia Social e Solidária).

Aceda ao SSE Knowledge Hub para os ODS em: https://knowledgehub.unsse.org/

15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo

Em 2024, Brasília receberá a 15ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC) de 14 a 16 de maio, celebrando o 55º aniversário da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Reconhecido como o maior e mais importante evento no cenário cooperativista, o tema desta edição é “Projetando um futuro mais coop”.

O 15º CBC abordará sete temas fundamentais que guiarão as discussões: Comunicação, Cultura Cooperativista, ESG, Inovação, Intercooperação, Negócios e Representação.

Mais informações em: 15º CBC – 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo

Centro de Conhecimento em Economia Social e Solidária (ESS)

A ESS France lança «Imagin’Ère de l’ESS» para impulsionar a economia social e solidária para uma nova era.

Antes do Congresso da ESS France, que se realizará em 12 e 13 de junho, a organização que representa a economia social francesa deseja publicar um manifesto detalhando seu roteiro coletivo para o desenvolvimento da ESS. Para o efeito, lançou a «Imagin’Ère de l’ESS», uma iniciativa que convida todos os que trabalham diariamente na economia social e solidária a contribuírem, refletindo sobre os próximos dez anos, «para impulsionar a economia social e solidária para uma nova era».

A ESS é reconhecida em França pela Lei de 31 de julho de 2014. Para a ESS France, a economia social e solidária constitui “uma dinâmica baseada na energia inesgotável: o poder de ação e a iniciativa da cidadania”. Em dezembro de 2021, deu início à República da ESS, possibilitando a afirmação de um terreno político comum e as razões de ação específicas dos seus atores. Hoje, em 2024, a ESS France afirma que devem ser feitas conquistas significativas em muitos setores: segurança alimentar, primeira infância, proteção social, preservação da biodiversidade, educação, acesso aos recursos naturais, etc. “Só uma economia social e solidária unida pode enfrentar estes grandes desafios”.

Convencida da importância de contar com uma abordagem conjunta de todas as partes interessadas, a SSE France convida os cidadãos, trabalhadores, gestores e líderes da ESS, funcionários públicos e voluntários a refletir sobre a economia social e solidária dos próximos dez anos.

Existem três formas de participar. Para quem quiser despender apenas alguns minutos, foi criada uma “Grande Consulta“. Quem quer enviar uma proposta geral ou específica, pode enviar a sua contribuição aqui (https://lecongres-ess.org/boite-a-outils/). Se quiser conhecer os atores da ESS e debater e trocar ideias, pode participar num dos eventos Imagin’Ère de l’ESS atualmente em preparação.

Todas as informações em: https://lecongres-ess.org/imagin-ere/

Projeto Mesmer+: cartografia da Economia Social Europeia

O projeto MESMER+ visa estabelecer um levantamento aprofundado atualizado sobre a atividade e a representação dos intervenientes da economia social – tanto do lado dos empregadores como dos trabalhadores – nas instituições de diálogo social e em vários contextos de relações laborais em nove países: Bélgica, Bulgária, França, Itália, Irlanda, Macedónia do Norte, Polónia, Espanha e Suécia. Esse mapeamento engloba diversas dimensões, incluindo instituições, atores, práticas e processos.

Os nove relatórios por país (incluindo recomendações políticas a nível nacional) já estão disponíveis.

  • Leia aqui o relatório da Bélgica
  • Leia aqui o relatório da Bulgária
  • Leia aqui o relatório da França
  • Leia aqui o relatório da Itália
  • Leia aqui o relatório da Macedónia do Norte
  • Leia aqui o relatório da Polónia
  • Leia aqui o relatório de Espanha
  • Leia aqui o relatório da Suécia
  • Leia aqui o relatório da Irlanda

  • Share: