# Economia Social // Notícias Internacionais JUN.´26

By Sem categoria Comentários fechados em # Economia Social // Notícias Internacionais JUN.´26

Cooperatives Europe lança #CoopAnniversaryAwards

A Cooperatives Europe celebra 20 anos. Para assinalar esta data, lança os #CoopAnniversaryAwards, que visam identificar os melhores exemplos do modelo cooperativo em ação. Enquanto a Europa se reinventa, o modelo cooperativo oferece respostas a desafios modernos como a crise climática, a transição energética e o aumento da autonomia.

Há duas categorias: o Prémio de Governação Cooperativa, para cooperativas que crescem mantendo os valores cooperativos; e o Prémio de Impacto nas Pessoas e Comunidade, para projetos que ajudam comunidades locais e envolvem a próxima geração.

Os finalistas ganham viagem e alojamento em Bruxelas para falar no evento comemorativo de 15 de outubro de 2026, no Comité Económico e Social Europeu (CESE). A audiência vota em direto para escolher os vencedores e as histórias serão incluídas numa publicação especial de aniversário.

As candidaturas encerram a 15 de julho de 2026. Não há taxa de inscrição.

Para mais informações consultar: https://coopseurope.coop/news_article/coopanniversaryawards-lets-award-inspiring-cooperatives/

.

Estratégia da Social Economy Europe 2026–2030

No dia 20 de maio de 2026, a Assembleia Geral da Social Economy Europe adotou a sua Estratégia para 2026–2030.

A Estratégia foi desenvolvida através de um processo participativo de co-desenho que envolveu membros da rede. Esta abordagem garantiu que a estratégia estivesse enraizada na inteligência coletiva e refletisse as prioridades e desafios identificados.

Os membros contribuíram através de uma série de sessões colaborativas, nas quais avaliaram a estratégia anterior, discutiram tendências-chave que moldam o contexto europeu e identificaram áreas prioritárias para os próximos anos. Emergiram três direções estratégicas principais: reforçar a consciencialização e o reconhecimento da economia social, reforçar a democracia e a justiça social, e abordar as oportunidades e riscos da digitalização.

Estes temas refletem tanto prioridades de longa data como desafios emergentes, e destacam o papel da economia social no avanço de uma Europa mais democrática, inclusiva e sustentável.

Para mais informações consultar aqui: https://www.socialeconomy.eu.org/2026/05/28/social-economy-europe-strategy/

#

Chamada para trabalhos: Colóquio Científico sobre Empresa Social

A EURICSE organiza o 19.º Colóquio Científico sobre Empresa Social, agendado para se realizar em Siena (Itália), nos dias 23 e 24 de outubro de 2026. O prazo para a submissão de resumos termina a 30 de junho de 2026.

O CIRIEC organiza este encontro em colaboração com a IKIGAI Social Hub e a Fundação Monte dei Paschi di Siena, com o apoio da Fundação Católica. O Colóquio representa uma importante oportunidade de diálogo entre o mundo académico e os profissionais sobre o desenvolvimento das empresas sociais.

Para mais informações consultar: https://euricse.eu/en/call-for-papers-scientific-colloquium-on-social-enterprise/

#

Seminários sobre ação coletiva e sustentabilidade nas cooperativas

A Euricse lançou uma nova série de seminários dedicada às transformações contemporâneas da economia social, às práticas cooperativas e às novas formas de ação coletiva. A iniciativa procura aproximar investigação académica, experiências cooperativas e políticas públicas, com foco na inovação socioeconómica e na sustentabilidade.

A primeira sessão realiza-se a 3 de junho de 2026, entre as 15h00 e as 17h00, com “The Matter that Matters: socio-material practices and the scaling of change”, apresentado por Francesca Forno, da Universidade de Trento. O seminário decorre na sede da Euricse e também estará disponível online via Zoom.

A segunda sessão terá lugar a 10 de junho de 2026, das 9h30 às 11h30, com “Sustainability Reporting Implementation in Worker Cooperatives: Comparing Results from Italy and Spain”, por Jon Olaizola Alberdi, da Mondragon University. A série integra o acordo de programa entre a Euricse e a Província Autónoma de Trento.

Para mais informações consultar: https://euricse.eu/en/seminari-di-euricse-giugno-2026-economia-sociale-cooperazione-e-trasformazioni-socio-materiali/

#

WISES NA EUROPA E NA SÉRVIA: VIAS E POLÍTICAS INOVADORAS

Foi publicado o relatório “Catalisadores da transição inclusiva: trajetórias das WISE, percursos inovadores e políticas na Europa e na Sérvia”, desenvolvido no âmbito do projeto Horizon WISESHIFT. O documento apresenta uma análise comparativa das Empresas Sociais de Integração pelo Trabalho (WISE) na Europa e na Sérvia, com destaque para os oito países do consórcio: Bélgica, Croácia, França, Irlanda, Itália, Letónia, Países Baixos e Sérvia.

Com base em estudos nacionais e europeus realizados ao longo das últimas décadas, e em contributos dos parceiros do WISESHIFT, o relatório examina modelos, enquadramentos legais, trajetórias de desenvolvimento e tendências emergentes destas organizações, sublinhando o seu papel no mercado de trabalho e na inclusão social de trabalhadores em situação de desvantagem.

Com base nestas conclusões, foi também publicado o primeiro policy brief, “Desbloquear o potencial transformador das WISE na Europa”, que traduz os resultados da investigação em recomendações úteis para as políticas públicas.

Para mais informações consultar: https://euricse.eu/en/sbloccare-il-potenziale-delle-wises-policy-brief-e-report-del-progetto-wiseshift/

#

O Skills Monitor já está disponível

O que é que a educação deve realmente ensinar para preparar melhor as pessoas para uma carreira no setor da inovação social?

O Skills Monitor da ESIC dá respostas a esta questão, ao identificar o que a educação deve ensinar para preparar melhor as pessoas para uma carreira no setor da inovação social. Sendo uma das primeiras ferramentas baseadas em dados quantitativos, o Skills Monitor mapeia 35 competências-chave da inovação social, assentes em contributos reais de estudantes, docentes e profissionais.

Os inovadores sociais são essenciais para construir um futuro sustentável, mas muitas vezes não dispõem das competências práticas necessárias para transformar ideias em impacto. Além disso, a investigação sobre as competências exigidas nesta área é ainda escassa. O Skills Monitor procura responder a estas lacunas.

Quais são hoje as competências mais importantes? Como vão evoluir no futuro? Explore o painel interativo do Skills Monitor e descubra as respostas.

Para aprofundar, pode também aceder ao Competency Codebook, ao Dataset e a outros recursos úteis para contribuir para o avanço da educação em inovação social.

Para mais informações consultar:  https://euricse.eu/en/the-skills-monitor-is-now-live/

#

Vozes Jovens, Escolhas Cooperativas: avançar uma economia democrática numa Europa alargada

De 29 de junho a 1 de julho de 2026, Budapeste recebe um encontro juvenil dedicado à próxima geração de líderes cooperativos europeus. Organizado pela Cooperatives Europe, em parceria com a DiákÉSZ e no âmbito da iniciativa #Coops4dev da parceria ICA-EU, o evento reunirá mais de 100 participantes — entre jovens empreendedores, profissionais e decisores políticos — para mostrar o papel da cooperação no fortalecimento de uma economia democrática e centrada nas pessoas na Europa Central e de Leste e nos Balcãs Ocidentais.

A iniciativa responde ao desemprego jovem e ao aumento dos NEETs, sobretudo entre mulheres, e procura contrariar a ideia de que a economia cooperativa é um modelo ultrapassado. Durante três dias, haverá aprendizagem, ação e networking, com formação sobre o modelo cooperativo, governação, apoio a cooperativas lideradas por jovens e recomendações para políticas públicas.

O encontro é gratuito, com apoio para viagem e alojamento de 35 participantes internacionais.

Para mais informações consultar: https://coopseurope.coop/events/youth-voices-cooperative-choices-advancing-a-democratic-economy-in-enlarged-europe/

#

ICAPanama2026: Um logótipo que promove a cooperação

A identidade visual da Conferência Global ICA 2026 (#ICAPanama2026) foi revelada, com um logótipo centrado na Ponte das Américas, símbolo da cooperação entre culturas, territórios e pessoas. Desenhado pela cooperativa argentina COOMUNICCAR, o design integra figuras humanas estilizadas, o padrão dos mola (população indígena do Panamá), pontos laranja, folhas, flores e uma pomba da paz.

A Ponte representa a ligação entre América do Norte e do Sul; as figuras mostram que o cooperativismo é uma rede concreta de pessoas; os molas trazem identidade e diversidade; os pontos cor de laranja simbolizam a energia e conexão global; as folhas e flores evocam crescimento e biodiversidade; e a pomba encerra o ciclo com a paz.

A COOMUNICCAR, fundada em 2010, é uma cooperativa de comunicação autogerida, com 9 membros, com experiência em conteúdos audiovisuais e consultoria digital, vinculada ao movimento cooperativo argentino. A equipa destacou o compromisso com equidade de género, qualidade e transformação coletiva. A identidade visual reflete o objetivo da conferência: construir um mundo mais justo e pacífico através da cooperação.

Para mais informações consultar: https://ica.coop/en/newsroom/news/icapanama2026-logo-bridges-cooperation

#

Quinta Assembleia Geral do projeto ESIRA

A quinta Assembleia-Geral do projeto ESIRA decorreu de 19 a 22 de maio de 2026, em Druskininkai, na Lituânia, reunindo parceiros para avaliar o progresso, coordenar tarefas e alinhar metodologias em diferentes contextos rurais. O encontro incluiu workshops sobre metodologias ESIRA, estudos de caso e iniciativas inovadoras da economia social, reforçando a aprendizagem entre pares e a troca de conhecimento.

O programa integrou visitas de estudo a iniciativas comunitárias em Viečiūnai, Druskininkai, Jovaišiai, Snow Arena e Leipalingis Manor, mostrando exemplos de serviços sociais, desenvolvimento local, turismo, património cultural e valorização da identidade rural. Também houve momentos de networking informal, que fortaleceram a cooperação entre os parceiros.

O projeto ESIRA pretende melhorar a inclusão socioeconómica de grupos marginalizados em áreas rurais, apoiando iniciativas da economia social, capacidades locais e abordagens participativas ao desenvolvimento rural. A próxima assembleia-geral será em Itália, organizada pela Euricse e pela Cooperation Trentino.

O ESIRA (Enhancing Social Innovation in Rural Areas) é um projeto europeu financiado pelo programa Horizon Europe que procura promover a inovação social nas zonas rurais e reforçar o papel da economia social no desenvolvimento local.

Para mais informações consultar: https://www.esira.eu/the-fifth-general-assembly-was-held-in-lithuania/

#

O Consórcio do Campus Europeu de Inovação Social reúniu-se em Iași, na Roménia

Os parceiros do European Social Innovation Campus reuniram-se em Iași, na Roménia, para uma reunião do consórcio, que permitiu rever progressos, coordenar os próximos passos e reforçar o trabalho em comum.

O programa incluiu uma visita de estudo ao ADV Group, onde os parceiros conheceram melhor o trabalho da organização e o seu contributo para a inovação social e o desenvolvimento inclusivo no país. Também foram debatidas as atividades-piloto em curso e os próximos marcos do projeto, incluindo um inquérito previsto para setembro, a atualização do Skills Monitor com dados de 2026, a definição do currículo final e a preparação de notas de política a nível europeu e nacional.

Para além das sessões de trabalho, o grupo conheceu o centro histórico de Iași e a hospitalidade local. A reunião voltou a mostrar a força da cooperação no consórcio e o compromisso partilhado com competências, políticas e práticas de inovação social na Europa.

O Consórcio do Campus Europeu de Inovação Social é uma parceria internacional criada para promover a inovação social, a capacitação de organizações e a cooperação entre entidades da economia social, universidades, centros de investigação, administrações públicas e outros atores relevantes da Europa.

O Campus Europeu de Inovação Social assenta na criação de um espaço de aprendizagem, experimentação e partilha de conhecimento, onde são desenvolvidas soluções inovadoras para responder a desafios sociais, económicos e ambientais.

Para mais informações consultar: https://socialinnovationcampus.eu/european-social-innovation-campus-consortium-meets-in-iasi-romania/

#

  • Share: