# Estudo CASES // Transformação digital e participação dos cooperadores no setor Cooperativo Português

By Sem categoria Comentários fechados em # Estudo CASES // Transformação digital e participação dos cooperadores no setor Cooperativo Português

A transformação digital, entendida como a adoção de inovações tecnológicas com o objetivo de aumentar a produtividade, auxiliar o processo de decisão e como mecanismo de maior participação das partes interessadas, assume-se cada vez mais como um elemento estratégico fundamental em todas as empresas, incluindo no setor cooperativo. Este processo não está, contudo, alheio a diversos desafios pelo que, tentar compreender as transformações provocadas pela digitalização nas cooperativas é muito relevante para melhor entender a reação do setor aos seus efeitos, bem como para a construção de políticas de incentivo mais eficazes.

Assim, tendo por base a pesquisa realizada pela ACI – Aliança Cooperativa Internacional e o EURICSE – European Research Institute on Cooperative and Social Enterprises, a CASES lançou em 2023 um inquérito, dirigido às maiores cooperativas de Portugal em volume de negócios, com o objetivo de recolher informações sobre o nível de digitalização e práticas de utilização de ferramentas digitais para a participação dos membros.

As respostas recolhidas permitem tirar conclusões muito alinhadas com o estudo internacional que inspirou este inquérito, em particular, destaca-se que embora as cooperativas inquiridas refiram ter elevados níveis de digitalização e a maioria atribua elevada importância ao uso de ferramentas digitais, observando-se que a pandemia fez aumentar a sua utilização em todas as áreas de negócio, não parece que a digitalização possa remodelar radicalmente a forma como as cooperativas se relacionam com os seus membros, surgindo como um elemento complementar a outros meios de relacionamento e como instrumento para garantir a plena participação na vida da cooperativa em períodos atípicos.

A atenção das cooperativas no que toca à digitalização está, assim, sobretudo voltada para questões relacionadas com as tarefas diárias, na relação com as partes interessadas externas mais relevantes e na venda de bens e serviços, ou seja, na instrumentalização destas ferramentas enquanto aceleradores da eficiência, sustentabilidade e crescimento das atividades.

Estudo

  • Share: