De modo a conhecermos e compreendermos o impacto da pandemia de COVID-19 nas IPSS e seus beneficiários em Portugal, a Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa no Porto e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade lançaram um estudo exploratório dirigido a todas as IPSS do país. O estudo tem os seguintes objetivos:
- identificar e caracterizar os impactos da pandemia na gestão e na atuação das IPSS (e equiparadas) e nas necessidades dos seus beneficiários;
- dar visibilidade, junto dos atores-chave com quem as IPSS se relacionam e da sociedade em geral, aos recursos mobilizados e às respostas inovadoras adotadas para fazerem face às necessidades (permanentes ou novas) dos seus beneficiários.
Com a informação recolhida neste estudo pretende-se contribuir para a concretização de medidas e soluções que apoiem as IPSS e os seus beneficiários. Se conseguirmos identificar e compreender os desafios que as IPSS e seus beneficiários estão a enfrentar, mais agilmente será possível mobilizar suporte institucional e apoio da sociedade.
Para tal vimos convidar a vossa IPSS a participar neste estudo através do preenchimento do seguinte questionário online:
https://inqueritos.porto.ucp.pt/quality/index.php?r=survey/index&sid=723349&lang=pt
A resposta a este questionário é voluntária e confidencial. Solicita-se que o preenchimento seja realizado por uma pessoa ou pessoas com responsabilidades de coordenação na IPSS. O tempo de resposta estimado é de 15 minutos. A data limite de resposta ao questionário é 30 de julho de 2020.