O estudo EVI-DEMS: Enhancing Volunteer Impact – Developing European Management Standards, é um projeto de cariz europeu que pretende capacitar sobre a situação atual do Voluntariado, e neste sentido, dar oportunidade de qualificar os intervenientes do Voluntariado, nomeadamente na Gestão do mesmo, e por si, criar potencial nos gestores(as) de Voluntariado.
Através dos seus objetivos específicos, o EVI-DEMS pretende melhorar as oportunidades dentro da Europa da maior qualificação dentro do parâmetro da Gestão de Voluntariado, assegurando que, desta feita, sejam passadas boas práticas do mesmo, e melhorando a diversidade e inclusão no setor do Voluntariado.
Este projeto resultou numa série de documentos e publicações que podem ser consultados de forma livre por todos(as) os(as) intervenientes do Voluntariado. Estes documentos, sendo seis no total, representam vários temas dedicados ao Voluntariado, como por exemplo, Código de Ética Europeu para Gestores(as) de Voluntariado; Guias para o Voluntariado, Solidariedade e Valores Europeus; Curso Superior de Gestão de Voluntariado; entre outros.
Para este processo, o EVI-DEMS foi constituído através da parceira de diversas entidades europeias, onde teve a participação, nomeadamente, de um parceiro português, sendo este a Out of the Box Portugal. Para além da entidade sediada em Faro, também o EVI-DEMS foi construído pelo CEV – Centre for European Volunteering; RSM, Erasmus University; Vytauto Didziojo Universitetas; University of Ljubjani e o Hrvatski centar za razvoj volonterstva.
Para ter acesso a toda a informação que detém o EVI-DEMS, poderá consultar o site, aqui.