Nos dias 29 e 30 de setembro, com início às 13.30h do dia 29, decorrerá o II Congresso de Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, no Student Hub, na Universidade de Coimbra.
Este Congresso, intitulado ““A visão de Prometeu: da inovação à transformação social” pretende discutir a inovação e a transformação social nas sociedades contemporâneas, perante os múltiplos desafios. Para tal, reúne um conjunto de 20 especialistas académicos e empreendedores/as e inovadores/as sociais. A sua abertura estará a cargo dos diretores da Faculdade de Economia, Álvaro Garrido, e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Maria Paula Paixão, da Vice-Reitora do Ensino e Atratividade, Cristina Albuquerque. O Encerramento estará a cargo de Cristina Parente (U. Porto) e Eduardo Graça (CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social).
O Congresso possui um formato inovador muito diversificado e apelativo a diferentes tipos de públicos, incluindo palestras, workshops de capacitação e rondas de conversa com projetos e empreendedores. Foi concebido, planeado e executado por estudantes e docentes do Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo da Universidade de Coimbra.
Inclui dois conjuntos de palestras que discutirão a inovação social e a transição ecológica e a intervenção e a transformação social, na perspetiva de académicos e de responsáveis de políticas. Participarão nestas Flor Avelino (Universidade de Utrecht), Jorge Cunha (U. do Minho), Filipe Almeida (Portugal – Inovação Social), António Brito Guterres (ISCTE), Inês Barbosa (U. Porto), Inês Amaro (Instituto de Segurança Social) e Raiana Pires (Psicotrópica, Brasil).
São oferecidos workshops de capacitação que incidirão sobre quadro temas como construção de comunidade, avaliação do impacto humano sobre o ambiente, metodologias de intervenção pela arte e modelos de negócio para o empreendedorismo social por Isabel Oliveira, Denner Déda, Cláudia Carvalho e UC Business.
Ativistas e empreendedores participarão em duas rondas de conversa, uma centrada em projetos de intervenção social inovadores, focada nos mecanismos de sustentação destes projetos e outra centrada nas trajetórias individuais, projetos e organizações criados por empreendedores/as sociais. Teremos connosco os projetos Coimbra Cooletiva, Just a Change, Reshape e Zambujal360 e os/as empreendedores/as Liliana Simões (Microninho), Joana Moreira (Transformers), Mércia Britto (Cinema Nosso) e Miguel Almeida (Estação Cooperativa).
O Congresso inclui, ainda, a participação do projeto de integração pela arte “Saco da Baixa”, desenvolvido pela Associação Há Baixa. Numa perspetiva de fortalecimento das relações entre a Universidade e a Cidade os sacos do Congresso foram concebidos e executados em parceria entre a organização do congresso e as participantes do Saco da Baixa. Estas estarão presentes no Congresso para apoiarem os participantes na personalização dos seus próprios sacos.
Serão dois dias inspiradores que mostram que é possível pensar e intervir de forma inovadora na resolução de problemas sociais e na transformação necessária para sociedades mais sustentáveis.
Para mais informações sobre participantes e atividades pode consultar: https://mestradoisie.wordpress.com/