17.10.2014
U N I T E D N A T I O N S N A T I O N S U N I E S
O SECRETÁRIO-GERAL
MENSAGEM DO DIA INTERNACIONAL
PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA
17 de outubro de 2014
Neste dia nós comprometemos-nos a pensar, decidir e agir em conjunto contra a pobreza extrema – e a planear um mundo em que ninguém é deixado para trás.
Atingimos antes de tempo a meta do Objectivo de Desenvolvimento do Milénio de reduzir para metade o número de pessoas a vivem na pobreza. Pelo menos 700 milhões de pessoas saíram da pobreza extrema entre 1990 e 2010.
Apesar deste enorme sucesso, uma em cada cinco pessoas em regiões em desenvolvimento – 1.22 mil milhões de pessoas – vivem com menos de 1,25 dólares por dia, e 2,4 mil milhões vivem com menos de 2 dólares americanos por dia. Desde o início da crise financeira, a desigualdade cresceu de forma ainda mais acentuada do que já era. A discriminação contra as mulheres e meninas continua a ser uma injustiça flagrante, roubando toda a empresa de desenvolvimento de uma das chaves para o progresso.
A pobreza enraizada e o preconceito, e vastos abismos entre riqueza e miséria, pode minar o tecido das sociedades e levar à instabilidade. Onde a pobreza impera, as pessoas não progridem. As vidas desfiguradas pela pobreza são cruéis, más e, muitas vezes, curtas.
Enquanto preparamos a agenda de desenvolvimento sustentável pós-2015 e procuramos dar resposta à ameaça da mudança climática, não devemos perder de vista a nossa obrigação mais fundamental: a erradicação da pobreza em todas as suas formas. Precisamos também acabar com a marginalização das pessoas que vivem na pobreza. O seu conhecimento e perspectivas são vitais se quisermos encontrar soluções significativas e duráveis.
Exorto os estados membros e todos os parceiros a agir de forma decisiva em conjunto para erradicar a pobreza e construir um futuro sustentável, pacífico, próspero e justo para todos. O nosso objetivo deve ser a prosperidade para todos, não apenas para alguns.
——————–
http://www.un.org/en/events/povertyday/
MESSAGE ON THE INTERNATIONAL DAY FOR THE ERADICATION OF POVERTY